Monday, November 2, 2009

MANÁ DA SEGUNDA


Valorizando o Seu Trabalho

Por Rick Warren

Pesquisas indicam que nada menos que 82% das pessoas não gostam do trabalho que fazem no momento. É uma pena que elas não tenham consciência de que não estão condenadas a serem infelizes no trabalho. Esse percentual poderia ser reduzido de modo significativo se fossem postos em prática princípios simples que Deus apresenta em Provérbios. Esses "segredos" não vão garantir aumento de salário ou mudança para aquele atraente escritório com vista panorâmica, mas podem produzir mudanças importantes em nós, ao mesmo tempo que aumentam nosso prazer de trabalhar.

1. Nunca pare de aprender. Se não houver desenvolvendo profissional ou pessoal, qualquer trabalho acabará por se tornar insatisfatório. Ninguém pode sentir-se satisfeito estando estagnado. Bons professores têm o desejo e a capacidade de aprender continuamente. Veja as três melhores maneiras de se aprender:

. Com Deus. Alguns dos professores mais notáveis aprenderam com o melhor de todos os professores: Deus. Ele é o Mestre que sabe a melhor maneira de fazer que Seus "alunos" aprendam. Ele usou um arco-íris para ensinar segurança a Noé e um arbusto em chamas para ensinar confiança a Moisés. E ainda hoje Ele é o melhor de todos os mestres. A Bíblia está cheia de conselhos práticos para o nosso dia-a-dia. Ler e meditar nas Escrituras é a melhor maneira de aprender com Deus. "Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor" (Provérbios 16.20).

. Com a crítica. Embora não seja fácil receber crítica, a pessoa sábia a ouve e procura discernir a verdade naquilo que foi dito. "Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros" (Provérbios 10.17).

. Com o fracasso. O sucesso não é um bom professor; ele pode ser o resultado de fatores externos. Mas quando fracassamos é muito fácil determinar a causa. A questão não é se vamos fracassar - porque todos vamos experimentar o fracasso em algum momento - mas se estamos dispostos a aprender com o fracasso. "Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se..." (Provérbios 24.16).

2. Guarde sua integridade. A imagem exterior impressiona as pessoas por um momento. Ela consiste no que vemos de alguém por sua aparência. Contudo, é a integridade que causa uma impressão para toda a vida. Ela revela o verdadeiro ser que existe internamente. "O Senhor requer integridade em todo negócio. Ele estabeleceu este princípio" (Provérbios 16.11).

3. Seja sempre diligente. O conselho mais vigoroso dado em Provérbios sobre a capacidade de valorizar o trabalho consiste na importância da disposição de perseverar nele, mesmo diante de desafios e obstáculos. "Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto" (Provérbios 22.29).

Salomão, autor do livro de Provérbios, homem que experimentou tudo quanto a vida pode oferecer, fez esta observação: "Aceitar a sua sorte e ser feliz em seu trabalho é um presente de Deus" (Eclesiastes 5.19).


Fonte: http://cbmc.org.br/mana.htm

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.