Sugestoes

Nao deixe de ler: Por cada 100 casamento, ha 70 divorcios &&&&& Epistolaonline deseja a todos Feliz Natal &&&&& Nao temas, estou contigo &&&&&

Monday, November 23, 2009

MANÁ DA SEGUNDA

Demonstrando Gratidão

Por Robert J. Tamasy

Difícil de acreditar, mas o ano marcha implacavelmente para o encerramento. Esta semana, em muitas partes do mundo, muitos estarão celebrando o "Dia de Ação de Graças", o que significa que a temporada anual de festividades estará oficialmente aberta. Antes que sejamos apanhados pela frivolidade e histeria que caracterizam o Natal do século XXI, seria bom fazermos uma pausa e considerar as coisas pelas quais devemos ser gratos.
Você pode ser um dos que vão perguntar: “Grato? Pelo que?” Talvez tenha perdido o emprego ou seu negócio neste ano. É possível que esteja se aguentando profissionalmente, mas tendo que fazer severos ajustes. No mínimo você pode ter visto o valor de seus investimentos diminuírem substancialmente e seus planos de aposentadoria sofrer grande impacto. Especialistas dizem que o pior já passou e as coisas começaram a melhorar, mas isto é de pouco consolo para os que estão desempregados ou subempregados. Pouco faz para acalmar os cobradores face ao atraso nos pagamentos. Assim, não admira que alguns perguntem: “Grato pelo que?”
Todos temos encontrado desafios e lutas ao longo deste ano em uma área ou outra. Precisamos não concentrar o foco no que não temos, mas escolher, ao contrário, reconhecer e apreciar os benefícios e bênçãos que temos desfrutado e sermos agradecidos. A Bíblia oferece sugestões sobre como podemos ser gratos, mesmo em tempos difíceis:
Demonstre gratidão através do seu trabalho. O trabalho representa parte importante de nossa vida e nossa vocação. Não importa quais sejam nossas habilidades e talentos, cada um de nós pode fazer contribuições importantes para a humanidade por meio do trabalho. “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3.17).
Expresse gratidão pelas dificuldades. É em meio a reveses e adversidades que geralmente aprendemos as maiores lições. Uma verdade conhecida é que, na vida aprendemos mais com o fracasso do que com o sucesso. “... Nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança” (Romanos 5.3-4).
Demonstre gratidão apesar das circunstâncias. Crer em um Deus que não está distante, mas pessoalmente interessado e envolvido com cada um de nós, exige confiar que Ele está no controle até mesmo dos pequenos detalhes de nossa vida, tanto dos bons, quanto dos não tão bons assim. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).
Se este tem sido um dos melhores anos de sua vida, regozije-se e seja grato! Se tem sido difícil, a fé em Deus pode lhe assegurar que Ele não esqueceu de você e tem planos para sua vida!

Para Reflexão ou Discussão

1. Olhando em retrospectiva para este ano, até agora, você se sente grato?
2. Quais foram os maiores desafios para você? Quais foram suas maiores alegrias ou razões de felicidade?
3. Você já considerou a maneira como se conduz em seu trabalho e usa seus talentos, habilidades e experiência como meios de demonstrar gratidão?
4. Como é possível que Deus faça com que “todas as coisas contribuam para o bem daqueles que O amam”, especialmente quando eles passam por sofrimentos e aflições? Você pode pensar em tempos assim em sua vida, em que foi capaz de ser grato, mesmo através de compreensão tardia dos acontecimentos?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 9.1-2; 69.30-31; Daniel 2.23; Efésios 5.20.
 
Fonte: www.cbmc.org.br

No comments:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...