Sunday, February 7, 2010

Retiro de jovens de Santo Antão a Brava

Os jovens nazarenos de todo o Cabo Verde estão a preparar para o já agendado retiro da próxima semana. É de 14 a 17 de Fevereiro corrente.
Os das 5 igrejas do nazareno de Mindelo vão estar em São Pedro. Como está a suceder, um pouco por todo o lado, os de Mindelo não quiseram ficar off-side. Um excelente cardápio foi preparado ao mínimo pormenor, desde workshops, louvor, evangelismo, cultos e até entretenimentos. Os do Fogo e Brava vão se reunir na Brava. De Ribeira Grande, Paul e Ponta de Sol em Chã de Igreja. De Boavista no interior da ilha. De Santiago em Achada Leitão e São Nicolau em Hortelã.  
Enquanto os que não têm nada para fazer brincam o carnaval na cidade do Mindelo, na da Praia e em outros pontos de Cabo Verde, os nossos aproveitam o tempo aprendendo e fazendo isto ou aquilo que presta. Infelizmente, lá, cá e em outros sítios, nazarenos que ainda não entenderam que o carnaval não faz parte da nossa agenda, se deslocam e se posicionam nos palanques para verem o carnaval. Porque, afinal de contas, que mal há em ver o carnaval?  Outros são mais arrojados a ponto de fantasiarem os seus filhos de bruxa, superman, spiderman, barbie, batman, joaninha e por aí fora. É carnaval e ninguém leva a mal. Tudo isto acontece na terça-feira. No domingo, 5 dias depois, esses e essas aparecem com cara de pau a dirigir o louvor, a continuar a presidir um departamento qualquer, a dar lição de Escola Dominical porque é professor ou professora como se nada tivesse acontecido. Neste ponto, quero registar a minha opinião que é de apenas um simples membro da igreja do nazareno. Um nazareno não participa em carnaval, seja de que espécie for. Não colhe a desculpa de ser uma tradição. Se for, é uma má tradição e nesta não devemos alinhar. Aquele que quiser usar a sua liberdade para “sambar”, depois, deve também colocar o cargo que tiver na sua igreja, à disposição.
Muito bem estão a fazer os jovens que estão indo para os retiros.
Sei que essas incursões podem render-me antipatia, mas há coisas que devem ser ditas com todas as letras. Esta é uma delas. O que muitos estão a esquecer é que nós temos regras. E regras são regras. Entenderam? Ponto final.

1 comment:

Anonymous said...

Concordo plenamente que devemos falar claro quanto à participação de crentes no carnaval. Realmente é uma tristeza ver pais fantasiarem os filhos para tomarem parte disso. Então a partir de quando é que lhes vão ensinar o caminho em que devem seguir? E não se esqueçam do ditado popular que diz que é de pequenino que se torce o pepino!! Hoje a mãe acha que não é nada de mais fantasiar a filha de joaninha, daqui a uns anos a filha vai achar que não é nada de mais fazer top less num desfile de carnaval... Eu concordo que não deve ser fácil explicar isso tudo a uma criancinha, mas da mesma maneira que ajoelhamos aos pés da cama do nosso filho suplicando a Deus porque ele arde em febre, temos de ajoelhar também e pedir sabedoria para essas coisas.

No amor de Jesus,
Virgínia Vieira Lopes.

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.