Friday, February 19, 2010

O AMOR CONSTRANGE

Filipenses 4;7-9 
E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos, em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é  honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai;
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. 
Que semana! 
Terminou há pouco, na igreja do Nazareno da Achada de Santo António, a semana especial de conferências cujo tema era:” Sua Família Agente da PAZ”, ministrado pelo Rev. Dr. Jorge de Barros.
Um título sonante, forte e muito evocado sobretudo neste início de ano em Cabo Verde e particularmente na cidade da Praia.
Há um anseio pela PAZ. Nações, famílias, amigos, cidades, grupos… O mundo busca PAZ.
PAZ – Sentimento espiritual de total tranquilidade e bem-estar que tem todo aquele que aceita Deus.   

Usualmente para se referir ao término de um congresso, seminário, etc., etc., utilizam-se os termos: “Caiu o pano”, “Fechou-se com chave de ouro”… Eu fugirei do corriqueiro para me referir ao encerramento desta formidável semana dizendo que ela foi fechada com chave de Diamante. Explico-me: A história dos diamantes é muito antiga. O termo “diamante” deriva da palavra grega “Adamas” (o inconquistável). Na Antiguidade, era conhecido e apreciado pela sua imutável beleza.
Os gregos referiam-se aos diamantes como faíscas das estrelas que caíam sobre a Terra. Dizia-se também que a luz que reflectiam era a constante chama do amor. E mais: “eles seriam lágrimas dos deuses”.
A natureza testifica o quanto essas gemas são especiais... O diamante é a única pedra preciosa que tem no seu composto apenas um elemento, o carbono. É tão resistente que só um diamante pode cortar outro diamante. Do Diamante diz-se que ele multiplica luz em favor dos outros. É aqui que eu queria chegar. Embora o ouro e o diamante sejam minérios nobres, este (o diamante) dá luz ou irradia luz para os outros. A PALAVRA utilizada pelo Rev Jorge de Barros é Luz que foi multiplicada e irradiada de 7 a 14 de Fevereiro. O espaço era exíguo para tanta Luz!  
De volta à casa, depois de um dos cultos da referida semana, estava eu, o meu cunhado Victor e a minha irmã mais nova, Gilda, no carro deles. Ela fez o seguinte comentário sobre o culto e o conferencista: “ Tremenda mensagem! O Senhor Jorge fala de coração para coração; consegue chegar até nós de uma forma penetrante. Nós sentimos que o coração dele está ligado ao nosso; ele nos alcança, por isso nos sentimos bem, aconchegados e não nos cansamos de o ouvir”. Concordei com ela e acrescentei: “Ele é um homem de Deus, um grande pregador, competente, eloquente que conhece Cabo Verde e a sua gente muito bem. É pena não o termos aproveitado num espaço maior onde muito mais gente poderia também, ter a oportunidade de o ouvir”.
As suas mensagens são  oportunas, frescas e contagiantes!  
Lembrou-me o monge Thomas Merton que dizia:” A vida espiritual resume-se em amar. Não se ama porque se quer fazer o bem ou ajudar ou proteger alguém. Se agirmos assim estamos a ver o próximo como simples objecto e estamos a ver-nos a nós próprios como pessoas generosas e sábias. Isto nada tem a ver com amor. Amar é comungar com o outro e ver nele a centelha de Deus”.  
O AMOR é a mais profunda expressão possível das relações pessoais. Onde existe AMOR há PAZ. 
Rev Barros, obrigada pela semana que nos proporcionou. Aguardamos ansiosamente o seu regresso no próximo ano, se Deus quiser. 
Até lá, oro para que Deus proteja a si e a sua família e lhe conceda saúde e boa disposição. 

Palmarejo, 14 de Fevereiro de 2010.
Esther Spencer Lopes

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.