Tuesday, February 2, 2010

Usando de sabedoria nos relacionamentos


 Por:  Pedro Leal Júnior

Precisamos de sabedoria para viver em comunhão com Deus; para viver em harmonia na família; para viver com discernimento nos negócios e para viver fazendo bom uso das palavras.
É um grande desafio falar sobre o falar. O profeta Isaías quando teve a visão de Deus (Is 6: 1-6) reconheceu que era homem de lábios impuros e que habitava no meio de um povo de impuros lábios. Assim como Isaías precisamos reconhecer que somos assim, e que precisamos de um toque de Deus em nossos lábios.
O livro de provérbios está repleto de ensinamentos sobre o falar e como podemos falar com sabedoria.

1º) Falamos com sabedoria quando falamos pouco.

Pouquíssimas pessoas praticam a dedicada arte de escutar mais do que falar. Em uma instituição todos querem ser ouvidos e entendidos. Os líderes eficazes ouvem e procuram entender antes de adotarem uma solução.
A Palavra de Deus em Provérbios nos ensina que não é prudente o falar exageradamente. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias”.  Pv. 21.23. Quem de nós nunca teve o desejo de recolher, caso fosse possível, alguma palavra que foi proferida? Ah! Se pudéssemos voltar atrás! É como uma seta lançada no horizonte, como um travesseiro de penas espalhado ao vento, já não podemos recolher.
Quanto mais falamos menos refletimos sobre o que devemos falar. Pv. 10.19 “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente”.  Há outro provérbio que diz que é brincando que se diz as verdades. Um alerta especial para as brincadeiras, anedotas ou tiradas muito comuns nas organizações e relacionamentos em geral. Mt. 12.36 “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo”. 
Quando falamos muito e o assunto acaba (coceira nos lábios), começamos a falar dos outros. Pv. 20.19 “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios”. Tiago 4.1 “Irmãos, não faleis mal uns dos outros...”.
Para falarmos com sabedoria, precisamos de um toque de Deus em nossos lábios, assim como  Deus tocou os lábios de Isaías. 

2º) Falamos com sabedoria quando falamos a verdade.

Deus odeia a mentira porque ela tem origem no inferno e procede do pai da mentira (Jo 8.44). Não há sabedoria alguma quando de nossa boca saem mentiras, mentirinhas, ou meias-verdades. Pv. 6. 16-19 “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.

PS: Para ler mais, favor clicar no seguinte link: http://www.institutojetro.com/lendoartigo.asp?t=17&a=1772

Fonte: Instituto Jetro

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.