Monday, February 22, 2010

MANÁ DA SEGUNDA


Começando um Novo Final
Por Robert J. Tamasy


Já se passaram dois meses do novo ano e, se você é igual a muitas pessoas, já pensou em alguma coisa que gostaria de ter feito de outro modo. Ou, quem sabe, você esteja incomodado ou sentindo-se perseguido por uma decisão tomada, da qual se arrepende. 
Ah! Se pudesse fazer tudo outra vez! Os jogadores de golfe conhecem isso como “mulligan” - permissão dada pelos companheiros para uma segunda tacada, quando a primeira foi muito ruim.
Infelizmente a vida real raramente nos oferece oportunidade de uma “segunda tacada”. Precisamos viver com atos e decisões ruins e geralmente aceitar suas consequências. 
Recentemente alguém me enviou uma citação que aborda esse dilema: “Ninguém pode fazer um novo começo, mas pode começar hoje e fazer um novo final”.  Parece um raciocínio sólido. Seja no golfe, na abertura de um novo negócio ou no estabelecimento de novo relacionamento, tem-se oportunidade de recomeçar. Como um atleta em prova de curta distância, se “queimarmos” a largada, teremos uma nova partida. 
O que em sua vida você gostaria de fazer de modo diferente ou mesmo refazer? Sua opção de carreira não foi sábia? Alguém lhe ofereceu uma oportunidade que não está mais disponível? Os investimentos se mostraram inseguros? Ou causou danos irreparáveis ao seu relacionamento? Infelizmente não importa o quanto desejamos que as coisas sejam diferentes: o que está feito, está feito e não pode ser desfeito!

O que fazer, então, daqui para frente? Nossos começos são fundidos em concreto, mas podemos recomeçar e trabalhar para um novo e promissor final. A Bíblia tem muito a dizer sobre isso:  

Deixe os fracassos para trás e renove o compromisso com seus objetivos. É contraproducente ficar preso a um passado que não pode ser alterado. Depois de reavaliar onde queremos chegar, como pretendemos chegar e como saber que chegamos, mantenhamos concentração até o destino final. “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13-14). 

Olhar sempre para trás fará o caminho à frente sempre tortuoso e errático.  O fazendeiro que dirige o trator para arar seu campo mantém o foco concentrado à sua frente, sabendo que olhar para trás fará que ele deixe de manter retos os canteiros que está cultivando. “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (II Timóteo 2.15). 

Reminiscências do passado são incompatíveis com o presente e o futuro. Deixe o passado no passado”, costuma-se dizer. Geralmente um novo começo, com total afastamento do que aconteceu é o melhor curso de ação em busca do futuro desejado. “Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha”  (Lucas 5.36).  

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.