Monday, February 8, 2010

Há muitíssima terra

Josué era homem idoso e mui experiente, mas entendia bem que a missão não terminara, que não se devia baixa a guarda, pois “ainda muitíssima terra ficou par se possuir” – Josué 13:1
Em parada temos as tribos de Israel, estabelecidos os limites, todas as providências tomadas para uma repartição justa e equitativa, procurando humanamente minimizar os sempre possíveis descontentamentos, a Escritura nos diz: “saiu, porem, pequeno o termo aos filhos de Dã, pelo que subiram os filhos de Dã, e pelejaram contra Lesem, e a tomaram…” (Josué 19:47). A história também nos deixa entender que tinham perdido território, porque procuraram uma terra mais fácil, sem resistência, e acabaram por perder o que lhes tinha sido dado por mandato divino. Percebemos ser assim também a vida espiritual, quando fugimos do dever, escolhemos uma batalha mais fácil, principia o começo da derrota total em todas as áreas. (Juízes 15:11)
Que lições Deus em sua bondade nos oferece neste texto:
1)    Recebemos uma herança – A preciosa herança crista nazarena de leigos e pastores comprometidos, dinâmicos e profundos com vidas de oração, exemplos de evangelismo, mas muitas vezes escolhemos a via mais fácil, centralizamos os serviços nos templos, equipamos as igrejas, adquirimos viaturas e utensílios. Morremos para o evangelismo, sucumbimos diante da visitação intensiva, passamos a cuidar dos nossos bens e haveres porque assim diz o presente pensamento materialista do século, perdemos posições. Passamos a encarnar o facilitismo, a ver todo o mundo com os olhos do interior amargurado e critico, e por isso o resultado é uma visão deturpada, totalmente anómala da realidade, fruto do coração, pois cada homem vê o mundo exterior como é o seu coração. Perdemos, sim perdemos o que custou muito para a sua conquista.
2)    Mas graças a Deus porque a tribo de Dã reverteu a situação, “…pelejaram e tomaram”. Paremos de lamentar igreja pequena, recursos parcos, saiamos para a conquista de almas, para a peleja a favor do evangelho, paremos de contemplar a seara alheia, descentralizemos, exercitemos, trabalhemos.
Proclamamos o ano de 2009/2010 como o ano de plantação de novas igrejas e graças a Deus elas vão surgir em Mãe Joana, Bernardo Gomes (Fogo), Achada São Filipe, São Martinho, Achada Grande Trás, Tira-Chapéu, Achada-Lém (Santiago). Ide na força do Senhor: Ezequiel Borges, Antero Fontes, Adérito Ferreira, Austolino Levy.
Na ilha Brava, Noel Alves com a caravana para Cristo tem atingido lugares que não eram alcançados, Fernando Carvalho em Porto Novo não tem poupado esforços em conquistar mais território para Cristo e Carlos Graça em Tarrafal de São Nicolau me confidenciou há bem poucos dias: “vamos estabelecer mais igrejas, em cada zona do Tarrafal uma igreja do nazareno”. Do Maio, Leniza Soares conta progressos para o estabelecimento de uma nova igreja. E a história do evangelho em Cabo Verde bem como o livro eterno do Deus infalível, registará sem falhas a obra de cada um, cabendo a Ele, so a Ele avaliar e recompensar os seus servos. O trabalho continua.

Por: Rev. David Araújo
Fonte: ELO/Janeiro - 2010

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.