Friday, January 9, 2009

A melhor mensagem do ministério é vivida, não pregada

“Que livro é bom para sermões?”, perguntou-me um pastor cujo poço estava quase ficando vazio.
Meu colega estava procurando novo material, novas instalações, novos pontos de vistas, novos esboços e novas piadas para temperar seu repertório.
Porem, o que o seu povo precisava ver era uma nova criação. A pregação dele mudava, mas nunca mudavam os seus maus hábitos, que incluíam a preguiça, não retornar as ligações e criticar suas ovelhas para outros pastores.
As melhores mensagens que pregaremos em nossas vidas são aquelas que fluem de nossas experiencias vivas que encontramos no Deus vivo. As melhores histórias são nossas histórias e as melhores ilustrações vêm da nossa caminhada diária com Deus.
Certamente as citações que fazemos e as historias que contamos tiradas de escritos e experiencias dos outros, podem aumentar nossa mensagem. Mas o evangelho deve ser primeiramente encanado em nós para poder ser autêntico em nossa pregação.
Durante um culto no meio da semana, o meu pastor me olhou durante a adoração e disse: “Dirija o culto e faça o que for necessário. Eu preciso de Deus”. Então, ele foi para um canto da Sala, derramou seu coração diante do Senhor e começou a chorar em voz alta e a orar intensamente.
As pessoas presentes e eu não nos lembramos de nada que eu tenha dito ou ensinado naquela noite, e realmente isso não importava. A mensagem daquele culto foi pregada no canto da sala por uma vida, não por um sermão.
“Porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor. De facto, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo”
(I Tessalonicenses 1: 5 e 6)

“In o Livro – As Verdades do Ministério, autor Larry Keefauver, pag, 63,
I edição – Agosto/2002”

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.