Wednesday, January 14, 2009

Meditação Diária


APRENDENDO COM PESCADORES

"Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente" (Mt 4:19). Um dos convites mais carinhosos do Senhor Jesus é feito a um grupo de homens que vivia da pesca – Pedro, André, Tiago e João: "Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente". Qual o propósito deste convite? Chamar pescadores para pescar homens? Gosto de pescar. Todos os anos, um grupo de homens da nossa igreja vai ao Pantanal e, há alguns anos, passei a acompanhá-los. No início, fui por curiosidade; depois, por prazer; agora, já não sei como viver sem pescar ou ir ao Pantanal . O que se aprende com os pescadores? Paciência. O pescador tem que ser paciente. Peixe não marca hora. Quando menos se espera, ele "gruda" no anzol e aí a festa começa! É preciso ter paciência para pescar. Outra coisa que se aprende com pescador é a esperança. "Ah! Hoje é o meu dia", diz o pescador para si mesmo. Com paciência, do nascer do sol até o poente, ele tem esperança de que a pesca vai ser bem-sucedida. Para o pescador, a esperança não é a última que morre, é a primeira que nasce. Nasce a cada minuto enquanto ele espera! Também se aprende com o pescador a determinação. Um pescador é um homem determinado. Nada o remove do seu barco ou do seu barranco. Assim, fica firme na sua mente e coração que é por ali que o peixe vai passar. Ele acredita que isto vai acontecer! Por que Jesus não chamou outros grupos para acompanhá-lo, no início de seu ministério, e sim, um grupo de pescadores? Porque é preciso ter paciência, esperança e determinação para seguir o conselho do Mestre. Se pegar peixe é difícil, muito mais difícil é fisgar o coração do homem sem rumo, para o cardume do Senhor Jesus.

PENSAMENTO

Paciência, esperança, determinação: requisitos para andar com Jesus.

ORAÇÃO

Pai, meu desejo é ser como Cristo. Dá-me paciência para esperar o tempo do Senhor, esperança para crer no que não posso ver e determinação para jamais me deixar contaminar com o mundo. Em Cristo, amém.

LEITURA

Lucas 12:1-31 – Gênesis 21 – Salmos 14

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.