Monday, March 31, 2008

Sónia e Toney já marcaram a data de casamento


Os nossos irmãos Sónia Araújo e Toney Barbosa vão casar no próximo dia 18 de Outubro.
Para além destes dois irmãos, o Rev. Adérito Ferreira disse no culto devocional de domingo passado que este ano a igreja da Praia deverá realizar mais quatro casamentos.
Nossas felicitações à Sónia e ao Toney.

Faleceu Sr. Adrião de Pina

O nosso amado irmão Sr Adrião de Pina foi promovido à Glória na terça-feira passada.
Ele contava 98 anos de idade. Tínhamos noticiado que se encontrava internado no hospital de São Vicente.
Depois de ter dado o seu melhor à sua família, à igreja do nazareno e a Deus, o nosso irmão foi chamado por Deus. Ele descansou um mês depois da sua esposa também ter descansado.
O culto fúnebre foi realizado pelo pastor local Rev. Socorro Fontes.
À família do Sr. Adrião, apresentamos as nossas sentidas condolências.

Começou a formação em Teologia Arminio-Wesleyana

Arranjou esta tarde, na Praia, mais uma formação, desta vez, em Teologia Arminio-Wesleyana, ministrada pelo Dr. Valmir Paze que chegou do Brasil na última madrugada, via Portugal. Todos os pastores já estão na Praia e devem ficar até próxima sexta-feira, altura marcada para o termino do curso.
(fotos brevemente)

Anúncio

O Ministério de casais da Igreja do Nazareno da Achada de S. António vai realizar no proximo dia 5 de Abril, Sábado, um passeio-convívio, e teremos, nessa mesma ocasião, uma palestra informal dedicada às familias que será proferida pelo Rev. Valmir Paze que está a leccionar a disciplina deTeologia Armínio-Wesleyana aos pastores caboverdianos. Tudo isso acontecerá no Centro de S. Jorginho, arredores da Cidade da Praia, a partir das 10:00 da manhã até às 16:00 horas, aproximadamente. Cada familia levará o seu farnel que será junto aos outros farnéis e assim haverá uma "lagadjida". Todos os casais, casados e chefes de familia que quiserem estar presentes, são convidados. Na medida do possível, evitemos levar nossos filhos, para podermos estar mais à vontade. Estamos envidando esforços no sentido de providenciar um autocarro, o qual além do nosso hiace, levará as pessoas para o local do encontro. Mas quem quiser ir de carro próprio, esteja à vontade, pois S. Jorginho é bem perto da Praia e a estrada para lá é razoável. O único custo é presença de cada casal, a qual é sempre benfazeja! A saída da Igreja da Achada, está programada para as 9:30 h de sábado.
João Gomes

Sunday, March 30, 2008

D. Glória Henck fez anos

A nossa sempre lembrada e querida D. Glória Henck festejou, ontem, dia 29 de Março, o seu 78º aniversário. D. Glória ainda está em forma, bem disposta, e está convidada a regressar qualquer dia a Cabo Verde para matar as muitas saudades.
De recordar que ela foi homenageada pela igreja do Mindelo com o Jardim Infantil da igreja, levando o nome de "Jardim Glória Henck".

Porque sabemos que muitas pessoas gostariam de parabenizá-la pessoalmente, eis aqui o número do telefone dela: 1-330-875-4089.

D. Glória festejou muitos aniversários em Cabo Verde.

Nesta ocasião de festa, reconhecemos o muito que a D. Gloria fez por nós, enquanto seminarista.

D. Glória e Sr. Roy marcaram a geração dos pastores em Cabo Verde.

Feliz aniversário.

Dr. Jorge de Barros fez anos

Fez anos, ontem, dia 29 de Março, o nosso amado irmão Dr. Jorge de Barros. Desde de Cabo Verde, sua Pátria amada, de onde sempre conservou a nacionalidade e passaporte, desejamos feliz festa de aniversário e que muitos mais venha fazer para alegria de todos nós, sua família e, claro está, para Honra e Glória de Deus. Aqui está o número de telefone para o qual podem ligar os irmãos que quiserem desejar-lhe feliz aniversário. o telefone é:1-816-3587686
Feliz aniversário, irmão

Saturday, March 29, 2008

São Vicente: Três mortes em acidente de viação na estrada do Calhau

Dia 28 de Março - Três mortes, um ferido grave e um ligeiro é o balanço de um acidente de viação ocorrido esta tarde na ilha de São Vicente envolvendo uma viatura ligeira Jeep Jimmy na qual se faziam transportar cinco pessoas.
O acidente deu-se, cerca das 17:00 horas, na estrada que dá acesso ao Calhau, precisamente junto a ultima curva antes da recta que leva à zona da praia, quando a viatura circulava no sentido cidade-Calhau.
A viatura despistou-se e foi embater num poste, projectando quatro dos cinco ocupantes. Pelas marcas deixadas no pavimento o carro terá derrapado cerca de 50 metros antes de embater no poste.
O condutor, o jovem Adilson, de 22 anos, teve morte imediata, de acordo com os Bombeiros Municipais.
As restantes duas vítimas mortais, Raquel do Rosário, 31 anos, e Gilson, que hoje completou 28 anos, faleceram já no Banco de Urgências do Hospital Baptista de Sousa.
Uma quarta sinistrada, de nome Sandra, encontrava-se em estado de coma ao início da noite, de acordo com o médico Mário Figueiroa, cirurgião que atendeu as vítimas.
Finalmente o quinto ocupante da viatura, Manuel Neves, que vinha ao lado do condutor, está fora de perigo e apresenta ferimentos ligeiros, de acordo com a mesma fonte.
Fonte policial admitiu a Agência Inforpress, no local, que o excesso de velocidade e a condução sob excesso de álcool poderão estar na origem do acidente.

Fonte: AA

Inforpress

Evangélicos Caboverdianos

Acaba de ser criada uma comunidade na Net, pelo Rev Carlos Tavares. Não podia ser de outra forma. O Carlos encontrou uma forma especial de festejar o seu aniversário.
Vamos inscrever e invadir mais esta "Casa" criada com todo o Amor.

Ela é toda nossa.

Friday, March 28, 2008

Merengue na 1ª pessoa

Cesino Mendes, 44 anos, mais conhecido por “Merengue”, está de boa saúde. Quem não o conhece na Praia? Orgulha-se de morar no Plateau, em Ponta Belém, apesar de ter sido trapaceiro durante quase toda sua vida.
Ele é pai de quatro filhos. Diz que graças a Deus nenhum dos seus filhos herdou o seu carácter. “São bons rapazes, nunca foram à Polícia nem para servir de testemunho. Ás vezes, algumas pessoas os ofendem, dizendo que são filhos do maior pirata que a Praia já conheceu. Mas Jesus disse: perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”. Palavras de Merengue.
Ele nos reconheceu desde o tempo do ICLD.
Merengue reconhece que enganou muita gente principalmente no mercado da Praia.
Hoje, falando na primeira pessoa, diz: “Hoje, até os policias me respeitam. Desde que deixei de roubar passei a ter paz. Não virei um santo, mas também não sou o pirata do passado. Agora sou um homem honesto embora, de vez em quando, tenho uma recaídinha. Agora quero ter sossego, mas as pessoas da Praia não deixam de me apoquentar. Todas as pessoas da Praia sabem que agora estou reformado. No passado, quando roubava, nunca agredi ninguém como fazem esses bandidos que estão a dar caçubodi. Sempre respeitava as pessoas que eu roubava, chegava até a sentir pena das vendedeiras do mercado quando eu carregava o tabuleiro delas, inteiro. Roubar é como uma droga. Você quer deixar, mas não consegue. É um vício como fumar, beber ou qualquer outro vício. Mas os bandidos de hoje são diferentes, não têm vergonha na cara. Às vezes, dou conselhos para alguns deles e eles me chamam de Burro porque roubei a vida inteira e, mesmo assim, fiquei pobre. Hoje, os polícias estão muito mansos. No meu tempo não era assim. Eu pagava por todos os roubos que aconteciam no mercado. Perdi a conta de quantas palmatórias levei. Hoje estou arrependido”.
Terminamos a conversa.
Para terminar, só mais uma linha:
“Deixem o Merengue em paz”

Thursday, March 27, 2008

Rev Carlos Tavares faz anos

É no próximo dia 30 de Março que o genro do irmão Sr. Joaquim Graça faz anos. Rev Carlos Tavares é pastor de jovens e ministro de musica, na igreja do Nazareno Nova Aliança em Brockton. Ele é rapazinho de Assomada. Fez toda a sua mininência em Assomada e quando saiu de lá, pesava 56 kg, segundo fontes seguras. Hoje, Calé vive nos States, sabi sé bida.
Se este blog existe, se está no ar, é graças ao irmão Carlos. Ele o abraçou desde da primeira hora. Na verdade, ele é o editor que está por detrás de tudo que sai neste espaço. Se epistolaonline pudesse falar, certamente chamaria Calé de Paizinho e exigiria usar o apelido Tavares.
Irmão, eu sei que se este teu filho sair de casa pedindo a sua herança e independência, mesmo assim, continuarias a amá-lo. Alíás, no dia dos teus anos, dia 30, sei que vais lembrar deste teu filho quando fores pregar em Lucas 15. Quando falares do Pai, no teu sermão de domingo de manhã, lembre que epistolaonline nunca te deixaria como o filho pródigo. Nem o seu outro editor.
Fale ao Caleb deste seu único irmão, por enquanto.
Muito, muito obrigado por tudo.
Deus te abençoe, irmão.

Feliz aniversário!

Movimento Cansei da Teologia da Prosperidade

Cansei de ouvir pregadores da prosperidade dizerem que precisamos decretar a nossa vitória e visualizar a nossa benção material;
Cansei de ouvir pregadores da prosperidade gritarem para Deus reivindicando suas petições;

Cansei de ouvir pregadores da prosperidade dizendo que “salário mínimo” não é coisa de crente;

Cansei dessa teologia que defende que o crente deve morar em mansão, ter carrões, muito dinheiro e nunca ficar doente.

Cansei dessa teologia que valoriza mais as coisas terrenas do que aquelas que são do céu;

Cansei dessa teologia da barganha com Deus, onde você contribui e Ele devolve com juros, correção monetária e muito lucro;

Cansei dessa teologia de fé na fé;Cansei dessa teologia que ama mais o dinheiro que o próximo;

Cansei dessa teologia consumista, utilitarista e que trata Deus como o Papai Noel;

Cansei dessa teologia da ganância, cujo principal objetivo é fazer com que as pessoas atinjam a independência financeira;

Cansei dessa teologia da auto-ajuda, auto-estima e auto-aceitação;

Cansei dessa teologia que argumenta que Jesus nunca foi pobre;

Cansei dessa teologia que tem criado uma geração de decepcionados nas igrejas;

Cansei da teologia da prosperidade pois a Bíblia diz: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam“. (Mat.6.19,20)

Cansei, não da prosperidade - que é dádiva de Deus, mas da teologia que faz dela o principal foco da vida cristã, em detrimento da salvação e das bençãos espirituais.

Se você também já cansou de tudo isso, demonstre sua indignação.

Coluna do Dr. João Gomes

«Amigo é aquele que te conhece e mesmo assim te ama» - anónimo
Alguém muito sabiamente disse que Jesus estabeleceu SUA IGREJA como um lugar onde, além de nos tornarmos AMIGOS DELE, pudéssemos também desenvolver sólidas amizades uns com os outros. Eu acredito nisso e tenho a certeza que nada alegra mais o coração do nosso Salvador do que saber da existência de verdadeiras amizades dentro da Igreja. Mas sejamos claros, uma coisa é o nosso desejo, outra bem diferente é realidade.
A minha experiência me tem dito (e espero não chocar ninguém com a afirmação que vou proferir), que bastas vezes o verdadeiro amigo se encontra mais fora do que dentro da igreja. A forma como cada um se vê, espiritualmente falando, a consideração que cada qual tem de si próprio no convívio dos crentes, e o padrão (pontos de vista pessoais) que cada qual usa para aferir a condição espiritual do outro, têm sido escolhos nada cristãos no estabelecimento de boas e genuínas amizades. Aquilo que pregamos, muitas vezes é vivenciado mais por aqueles que condenamos por «estarem no mundo» do que por nós, os outros!
Quantos de nós não tem amigos fora da igreja que, em nome da amizade, não fariam tudo por nós?! Pessoas que, praticando o «verdadeiro amor ao próximo», despiriam a única veste que possuem, para vestir nosso corpo nu; que nos defenderiam, em nome da amizade, contra marés da injúria e da difamação porque mexer connosco é mexer com eles; que, não obstante não compartilharem da nossa fé, seriam capazes de mover mundos e fundos para satisfazer uma necessidade nossa. Eu tenho a sorte de ter amigos assim, fora da Igreja. E eu sei que eles sabem que sou amigo deles também, na mesma dimensão!
Entretanto, tenho a sorte (sou duplamente sortudo) de ter também bons e sólidos amigos na Igreja de Cristo. Pessoas que apesar de me conhecerem, este João falho, com muitos defeitos e poucas qualidades, mesmo assim, me amam! Nem vou apontar nomes, para não deixar ninguém de fora. Na verdade, o alerta que fiz no segundo parágrafo deste artigo vai no sentido de tirarmos, de uma vez por todas, esses escolhos do nosso convívio, como forma de alegrarmos mais o coração do Mestre.
Em Provérbios 17:17 lemos: «Em todo o tempo ama o amigo…» e em I Tessalonicenses está escrito: «…edificai-vos uns aos outros» e em João 15:17 Jesus deu-nos o comando seguinte: «Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros». Mas não se pode construir e manter tal tipo de amizade quando sem motivo aparente ou por razões infantis, pessoas deixam de se falar por coisas de somenos importância; quando os mais “espiritualistas” no interior do templo são os mais antipáticos no exterior, fingindo não conhecer os irmãos em encontros seculares; quando a mão levantada durante o louvor em aparente fervor é a mesma mão que fica tímida para não dar um aperto de mãos aos outros; quando se deixa de participar nas actividades da igreja, pelo simples facto de não ter sido votado para qualquer cargo dentro da igreja ou porque uma ou outra sugestão dada, não foi, sufragada pela liderança local.
Eu gosto do significado de “edificar” que encontrei no Dicionário da Porto Editora. Além de construir e de fundar também aparece “induzir ao bem e à virtude”. É disso que precisamos – ver os outros como portadores do bem e juntos construirmos a virtude. Não é fácil sermos sempre um porto de abrigo quando os nossos amigos de nós precisam. Podemos ficar distraídos com nossas agendas pessoais e horários e nem sempre estarmos disponíveis. Podemos nos tornar imprudentes e egoístas ou ficar com nossos sentimentos feridos, sendo que qualquer uma dessas situações nos pode impedir de amar o outro, ou ser a espécie de amigos que Deus quer que sejamos. Mas não é impossível! Basta olharmos mais, sempre mais, cada vez mais, para Jesus. Ele é o amigo que nunca falha, que tem para connosco um amor teimoso, como cantou Kathy Trocolly. Tu O conheces como amigo? Já o aceitaste, VERDADEIRAMENTE, na tua vida? Então, é altura de transportares essa experiência para a tua relação com os outros, dentro e fora da igreja.
JOÃO GOMES

FIM DO MUNDO MARCADO PARA O DIA 28 DE MAIO PROXIMO

Membros de uma seita Russa estão reclusos em um buraco na região de Penza, centro do país, porque acreditam que o fim do mundo está chegando, informaram fontes locais.Os fiéis, seguidores do místico Piotr Kuznetzov, abriram fogo contra a polícia que tentava convence-los a voltar à superfície.O líder do grupo, Vitali Niedogon -- o criador da seita Kuznetzov está em um manicômio há algum tempo -- atirou duas vezes a partir de um tubo de ventilação instalado para que resistam sob a terra ao "iminente" fim do mundo.Segundo a polícia, os seguidores da seita continuam com vida, mas podem acabar soterrados por um deslizamento de terra. Os agentes informaram que não tentarão resgatá-los à força, para não pôr em risco a vida das 30 pessoas, entre as quais, crianças.O grupo está recluso há quatro meses, e dispõe de água e comida abundantes, suficientes para ultrapassar o dia 28 de maio, considerado o fim do mundo.Kuznetsov é considerado doente mental, e foi investigado sob suspeitas de incitar a hostilidade religiosa e instituir uma "organização perigosa" para a vida dos cidadãos, disseram especialistas.
Fonte: ANSA

Pastor garante que oração faz fiel perder 5 quilos e é criticado

Rio - A promessa de emagrecimento rápido, sem exercícios, dietas ou cirurgias, está atraindo fiéis à Igreja Evangélica Ministério Brilho do Sol, no bairro Santa Lúcia, Duque de Caxias. Em panfletos distribuídos nas ruas e nos cultos, o pastor Ubiraci Xavier promete a perda dos quilos indesejados através da fé. O pastor joga a responsabilidade do sucesso para o fiel. “Se esse for realmente o propósito de vida, ele será agraciado com o milagre de perder até cinco quilos em uma oração”, diz.
Na semana passada, várias mulheres, muitas acima do peso, participaram da pregação no templo, todas ansiosas para a cruzada de milagres, na qual o pastor pede a Deus, nos cultos, “que leve embora a gordura das fiéis”.

A promessa de milagre foi criticada pelo pastor Sérgio Seimanavicius, presidente estadual da Convenção das Assembléias de Deus e Igrejas Coligadas. “Isso não existe”, afirmou.
‘MUITA FÉ’
Ubiraci garante que o panfleto que promete emagrecimento imediato de até cinco quilos, através de ‘lipoaspiração divina’, não é estratégia para atrair novos fiéis e arrecadar dinheiro. “Nem pensei nisso. Até porque só emagrece quem tem muita fé”, disse, garantindo que, durante uma campanha de fé no Espírito Santo, uma fiel emagreceu cerca de 10 quilos.Em culto na semana passada, após ficar como se estivesse em transe por alguns minutos, a confeiteira Vanessa da Silva, de 28 anos, disse que não emagreceu. “Senti alguns músculos mais rígidos”, disse ela, otimista.
Para pastor, promessa é conversa fiada
O pastor Sérgio Seimanavicius disse que a promessa de emagrecimento não deve ser levada a sério. “É apenas conversa fiada. Não há prova bíblica sobre esse milagre. Procure alguém que emagreceu assim para ver se você acha”, desafiou. Segundo ele, as pessoas deveriam fazer consultas bíblicas e procurar fundamentos em tudo o que é dito. O professor de Antropologia da UFRJ, Emerson Alessandro Giumbelli, não se surpreendeu com o procedimento da igreja evangélica criada recentemente. Para ele, a proposta não difere muito dos pedidos de prosperidade, já muito anunciada em algumas igrejas evangélicas. “É uma tentativa de dialogar com algo que faz parte do imaginário, do popular. A igreja capta isso, jogando o psicológico para o espiritual”, disse.
Fonte: O Dia online

Luciana quase na hora

O Emílio nos enviou esta foto da Luciana à espera, tranquilamente, da hora. A Victória vai chegar dentro de dias. A preocupação inicial já foi dissipada, está tudo bem, apenas aguardando a hora. O Emílio, no seu testemunho na noite de domingo de Páscoa, agradeceu a Deus pela forma Deus ajudou e guardou a Luciana.
A epistolaonline publicará, em primeira mão, todas as fotos da Victória, logo que abrir os olhos e der o primeiro grito de chegada a este mundo.

Deus abençoe a família Tavares.

Príncipe Joel faz sua primeira viagem

Hoje, o Joel viaja pela primeira vez na companhia mãe. Ele vai conhecer os avôs maternos na ilha do Sal.
O Orlando que não se desgrudou do herdeiro desde que abriu os olhinhos, hoje, vai vê-lo voar como um passarinho.

Boa viagem ao Joel.

Semana de Família em Espargos (Clique aqui para ver fotos))

Está-se empenhado na árdua tarefa de preservar a instituição mais antiga do mundo, face ao aumento da taxa de divócio, de mulheres no mercado de trabalho e o baixo nível de nupcialidade.
Esse ritmo de mudanças na estrutura familiar precisa ser repensado tanto a nivél secular, bem como nos segmentos da comunidade cristã.A igreja do Nazareno se conscientiza não só do seu papel enquanto agência agregadora dos menbros componentes da familia, mas também dá conta das fragilidades desta instituição social entre os seus menbros.
Por isso leva a cabo de 26 a 30 do mês em curso, dias extremamentes especiais com ênfase a família tendo como prelectora a Doutora Odette Pinheiro,médica, Mestre em teologia e Especialista em ginecologia e obstetrícia, portadora de uma invejável experiência como palestrante em assuntos contemporâneos

(Texto: Rev Luís Monteiro)

Páscoa em São Filipe (Clique aqui)

Agora sim. As fotos já estão disponíveis. Estávamos a dever esta promessa que, por motivos vários, não sairam no mesmo dia. Logo esta anomalia com a nossa ilha do Fogo. Da próxima, será na hora.
(É clicar no título para ver todas as fotos)

Wednesday, March 26, 2008

JNI Palmarejo em retiro

Os jovens de Palmarejo estão desde ontem em retiro nos Picos. Aproveitaram a residência pastoral local que, a propósito, recebeu obras de benificiação no ano passado e ficou nos triques.
Devem voltar no proximo domingo.

CLASSE DOS PASTORES FORMADOS DESDE 1956 A 2002

1ª FORMATURA - JUNHO DE 1956
Adriano (Jovina) do Vale Araújo, Antonio (Corsínia) Jaime Nobre Leite, Eudo (Arlinda) Tavares de Almeida, Gilberto Sabino (Clarisse) Évora, Teobaldo Virginio (Onélia) Nobre de Melo
Reitor - Rev. J. Elton Wood, Marechal - Jorge de Barros, Mentor - Humberto Pires Ferreira, criador e director da Editora Nazarena
2ª FORMATURA - JUNHO DE 1961
Jorge (Manuela) M. Silva Barros, Reitor - Rev. J. Elton Wood, Marechal - Antonio B. Vasconcelos
3ª FORMATURA - JUNHO DE 1963
Fernando (Maria Teresa) de Sá Nogueira, João Filipe Gonçalves, Reitor - Rev. J. Elton Wood, Marechal - Jorge Rodrigues
4ª FORMATURA - MAIO DE 1966
Antonio M. (Margarida) Barbosa Vasconcelos, Reitor - Rev. J. Elton Wood, Marechal - Gabriel do Rosário
5ª FORMATURA - JULHO 1968
José Delgado (Maria Celeste), Alípio Lima dos Reis (Lídia), Gabriel (Elizete) do Rosário, Reitor - Rev. J. Elton Wood, Marechal - Daniel Brazão de Barros
6ª FORMATURA - JULHO DE 1969
Daniel (Maria Luiza) Brazão de Barros, Jorge (Diana)Antonio Rodrigues, Reitor - Rev. J. Elton Wood, Marechal - José Sérgio Monteiro Fortes
7ª FORMATURA - JULHO DE 1971
Armando (Ruth) de Sá Nogueira, José Sérgio (Dinora) Monteiro Fortes ,Reitor - Rev. J. Elton Wood, Marechal - Mário Lima
8ª FORMATURA - JULHO DE 1972
Manuel (Irene) F. Ramos, Mário (Roseli) S. Lima, Samuel (Maria José)Barros, Reitor - Rev. Roy Henk, Orador - Rev. Antonio Leite, Marechal - José Aureliano D. Ramos
9ª FORMATURA - MARÇO DE 1975
Jorge (Julieta)Maia Lopes, Manuel (Alcinda) Brito Semedo, Manuel (Paula) do Nascimento S. Gomes, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - José Aureliano Ramos
10ª FORMATURA - JULHO DE 1978
Adalberto (Albertina) Leite, Daniel (Filomena)Monteiro), David (Rita)Tavares, Eugénio (Maria Teresa) Rosa Duarte, Isaías (Emília) Lopes, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - Fortunato Lima
11ª FORMATURA - JULHO DE 1979
Benedito (Ester) Monteiro, Fortunato (Adelaide) Lima, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - Manuel Boaventura Monteiro
12ª FORMATURA - JULHO DE 1984
Austolino (Cesaltina) Levy, Emanuel David (Eunice) Araújo, José (Dora) Gonçalves, Silvino (Risolinda) Medina, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - João Mateus Monteiro
13ª FORMATURA - JULHO DE 1985
João Mateus Monteiro, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - Adérito Ferreira
14ª FORMATURA - JULHO DE 1987
Adérito (Ester) S. Ferreira, Danilo (Maria Antónia) Carvalho, Ulisses (Maria Teresa) Barbosa Amado, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - José Ferreira
15ª FORMATURA - AGOSTO DE 1988
Jorge (Aurora) Rocha, Mário (Maria) Rodrigues, Pedro (Helena) Lopes Lima, Zeferino Ferreira, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - Daniel Duarte
16ª FORMATURA - AGOSTO DE 1990
Daniel (Madalena) Duarte, Ildo (Lóide) Rocha, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - Socorro Fontes
17ª FORMATURA - AGOSTO DE 1991
Brás (Eunice) Cardoso, Luis (Maria Júlia) Monteiro, Socorro (Sara) Fontes, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - Arlindo Tavares
18ª FORMATURA - AGOSTO DE 1993
Arlindo Tavares, José Heleno (Sara) Pereira, Pedro Pires, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - Fernando Carvalho
19ª FORMATURA - JULHO DE 1994
Ana Maria (Fernando) Andrade Carvalho, Fernando (Ana Maria) Carvalho, Reitor - Rev. Roy Henck, Marechal - Gastão Correia
20ª FORMATURA - AGOSTO DE 1995
Antonio Barbosa Andrade, Gastão (Ana) Correia, Renato (Emily) Monteiro, Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro, Marechal - Carlos Tavares
21ª FORMATURA - AGOSTO DE 1996
Carlos Tavares, Manuel (Ana) Barros, Osvaldo (Laura) Rocha, Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro, Marechal - Adriano Leite
22 FORMATURA - SETEMBRO DE 1999
Adriano Leite, Zelinda V. Lopes, Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro, Marechal - Ananias Pereira Semedo
23ª FORMATURA - AGOSTO DE 2000
Ananias Pereira Semedo, Carla Maisa Cardoso Freire, directora - Maria Odette Pinheiro.
24ª FORMATURA AGOSTO DE 2001
André D. Varela Sanches, Claytson Ferreira, Daniel Ferreira, Francisco Vaz, Luís Monteiro, Nataniel Semedo, Ramiro Monteiro, Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro
24ª FORMATURA - AGOSTO DE 2002
Antero Daniel fontes, Nilton Duarte, Josué Monteiro, Orlando Baptista, Emanuel Soares, Samuel Santos, Saidy Lopes, Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro

Kaká: "Não foi fácil casar virgem"

Kaká e sua esposa Caroline. Casal manteve virgindade até o casório
O meia Kaká, do Milan, nunca escondeu sua religiosidade. Sua devoção pode ser notada nas camisas com a frase "pertenço a Deus" que costuma usar por baixo do uniforme e na decisão de expor o troféu de melhor jogador do mundo na sede da Igreja Renascer, da qual é adepto, em São Paulo. No entanto, em entrevista à "Onda Cero", emissora de rádio da Espanha, o brasileiro revela, entre outras coisas, que se manter virgem até o casamento foi um sacrifício difícil de ser superado.
Virgindade até o casamento
"Sou um homem como outro qualquer. Não foi fácil chegar ao casamento sem ter estado com uma mulher. Com Caroline, nos beijávamos e havia desejo, mas sempre seguramos a barra. A Bíblia diz que o amor verdadeiro se encontrar na noite de núpcias. Se hoje a nossa vida é maravilhosa, é porque soubemos esperar pelas coisas. Para nós, a primeira noite foi belíssima".
Tentações
"Não se respeita mais a virgindade. Eu e Caroline fizemos muitos sacrifícios. Ficamos três anos afastados. Quando saíamos, voltávamos para casa à meia-noite e ligávamos um para o outro. Tivemos de abrir mão de certas coisas. Sempre haverá tentações, mas ser fiel é o mais importante".
Vida fora do campo
"Dinheiro é conseqüência, o que importa são os valores. Gosto de coisas como teatro, música e cinema. Às vezes, sinto que me olham com surpresa, como se eu não fosse do futebol por gostar dessas coisas. Mas não é assim. Não sou o único. Muitos são como eu".
Ronaldo"Estamos sempre falando pelo telefone. Mas nunca conversamos sobre futebol, porque ele fica triste por não poder jogar. Foi muito duro vê-lo estirado no gramado, com aquela expressão de dor no rosto. Ele é meu amigo e estou certo de que ele voltará a jogar. Ronaldo é um exemplo para todos".
Fonte: Reuters

Páscoa na Igreja Nova Aliança – Brockton USA


As actividades da Semana Santa, começaram na quinta feira, com Santa Ceia, e uma apresentação da ultima refeição do Senhor com seus discipulos. No Domingo, com Igreja cheia, podemos celebrar Aquele que venceu a morte. Na Escola Dominical, as crianças apresentaram um musical entitulado “Son Rise”, depois de uma primeira parte em que se usou fantoches, para conduzir o louvor. No culto devocional, dedicou-se uma criança, houve alguns baptismos e o coral “Aliança”, apresentou a cantata “Power of The Cross/Poder da Cruz”.
A morte não O pôde prender e o sepulcro não O pôde reter. Anunciamos em celebração: “Eis aqui! Jesus Cristo, o Cordeiro Ressurrecto!"

Pastores: Benedito Monteiro, Natanael Duarte & Carlos Tavares
PS: Fotos em breve

Tuesday, March 25, 2008

26 de Março de 1986

Foi exatamente neste dia, 26 de Março de 1986, segunda-feira, numa reunião de oração, que entreguei a minha vida a Deus no altar da igreja de Achada Santo António (a antiga).
O Pastor tinha estado ausente em semana especial em Sal Rei, Boavista, voltara naquela tarde e à noite orou comigo. Foi o irmão Daniel Delgado que me levou ao altar. O pastor Benedito me dissera no altar que Deus tinha um plano especial para minha vida e que aquele momento era o primeiro passo. Dito e feito.
Um dia antes, na Escola Dominical, a irmã Lutinha era dirigente da parte coral. Lembro, como hoje, do primeiro coro que ela dirigiu – Não é segredo, Deus tem poder. A 1ª lição de Escola Dominical que ouvi, tinha como texto Isaías 1:18 – Vinde, então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão brancos como a branca lã.
Alceu Pinto era o professor. Ainda hoje me lembro da primeira vez que entrei na igreja do nazareno.
Já lá vão 22 anos. Muitas pessoas me amparam. Devo aqui destacar D. Belmira, Zinha, Lutinha, Lulucha, Júlia, Mitcha, D. Mimi, Sr. Francisco, Sr Manuel, Sr. Alceu, D. Ester, D. Libânia, Braz, Sr Malaquias, Jacinto, Piter, Dani, Alexandre, Celeste, Sara Mendes, Tina, D. Maria Santos, Estevão, Sr. Brito Semedo, Dulce e dias depois José Brandão.
De forma particular, destaco a paciência e o amor do pastor Benedito que conseguiu me aturar.
Há 22 anos vivo com Deus. Ele me segurou em momentos difíceis. Mas também tive grandes momentos. O balanço geral destes 22 anos me leva a dizer que Deus é Bom e eterna a sua misericórdia. Não estou arrependido. Toda a honra a Deus.
Sou muito feliz.

Confissão online atrai milhares de pecadores

Numa sociedade na qual é comum usar a Internet para operações cotidianas como pagar contas, fazer compras ou reservas em restaurantes e cinemas, cada vez mais pessoas aproveitam a comodidade e o anonimato da rede para expiar suas faltas. Sites como WWW.ivescrewedup.com , WWW.mysecret.tv ou WWW.forgivenet.com permitem compartilhar anonimamente os pecados com o resto da comunidade e, ainda que não ofereçam absolvição, ao menos trazem algum alívio aos pecadores - além de atrair milhões de visitas.Estes sites são gerenciados por igrejas de fé protestante ou luterana, que não vêem a confissão como um processo no qual a participação de um pároco seja absolutamente necessária. O reverendo Bobby Grunewald, porta-voz da LifeChurch.tv, um consórcio de 13 igrejas evangélicas de Oklahoma, Estados Unidos, que gerencia o mysecret.tv, reconheceu que o sucesso de seu portal, criado há dois anos, foi uma surpresa."Quando começamos, recebíamos mais de 1,3 milhão de visitas por dia", conta Grunewald. O projeto era, em princípio, destinado aos membros da igreja, mas dada a sua popularidade, os responsáveis decidiram que deveria permanecer aberto para todos.Grunewald não acredita que a confissão online possa suplantar a confissão cara a cara, mas diz que portais como o mysecret.tv ajudam as pessoas a dar um primeiro passo e reconhecer seus segredos mais turvos."Consideramos que o site é um catalisador e esperamos que seja o princípio de um processo que leve as pessoas a falar com seus familiares ou com os membros da igreja", destaca o reverendo.Tanto no mysecret.tv como em sites similares, as confissões são anônimas, o que apresenta um problema se houver suspeita de que, mais que um pecado, trate-se de um delito. "Matei quatro pessoas. Uma delas era um rapaz de 17 anos", confessa um usuário do ivescrewedup.com, ainda que o resto da mensagem faça pensar que se trata do testemunho de um soldado em território de guerra."É difícil reagir nestes casos porque o site é totalmente anônimo e sequer temos a possibilidade de rastrear o protocolo IP" para identificar o internauta, disse Grunewald.
Oposição
A Igreja Católica se opõe oficialmente à confissão online, mas algumas paróquias norte-americanas também estão usando fórmulas de modernas para atrair os fiéis ao confessionário. Segundo um estudo da Universidade de Georgetown, 42% dos católicos dos Estados Unidos não se confessam nunca, 14% o fazem uma vez ao ano e apenas 2% reconhece ir ao confessionário regularmente.A arquidiocese de Washington, por exemplo, criou no ano passado anúncios em rádio para promover a confissão e, em Chicago, cinco paróquias lançaram a campanha "24 horas de Graça" com o mesmo objetivo. Algumas paróquias ampliaram seus horários de confissão, por exemplo, ou habilitaram confissões em lugares como centros comerciais.
Fonte: Terra

Pr. Oziel em viagem missionária

Viaja, hoje, para Amazônia, o nosso irmão Oziel na companhia de mais cinco colegas. A viagem é de 6h de voo, depois os nossos “missionários” tomarão o barco de missões “Jesus a Esperança”, propriedade da igreja do nazareno do Brasil. Durante alguns dias, Oziel e colegas trabalharão nas margens do rio Amazonas, com o povo dos ribeirinhos.

Como a religião desvirtuou o significado da Páscoa

A tradição religiosa levada pelo Império Português às então colónias deixou-nos como legado um significado totalmente desvirtuado do que foi e do que deve ser a chamada Semana Santa e, consequentemente, a Páscoa. Por imposição da religião-Estado, a Semana Santa é um marco que acarreta um conjunto de tradições (comer peixe e não carne, vestir-se de preto, não falar alto, não fazer sexo, etc. ) e sentimentos outros que não têm nem base histórica, nem, muito menos, sustentabilidade bíblica.A efeméride “Semana Santa” é um relembrar do percurso que Jesus Cristo fez desde a sua última entrada em Jerusalém até à sua morte e, o que é mais importante, a sua ressureição. Este é o fato maior e, sem o qual não haveria nenhuma comemoração. Se Jesus não tivesse ressuscitado, para quê serviria a comemoração, carregada de tradições? Ao contrário, a religião tradicional preferiu realçar a tarde negra em que Jesus foi crucificado, em vez de se enfacar no momento único da história do mundo: a ressurreição de Cristo. Esta é a razão da Samana Santa e de por quê o mundo deve, de
facto, parar e refletir sobre ela.
Cabe aqui uma pergunta: caso Cristo não ressuscitasse, a sua estada na terra dividiria a história em antes e depois d’Ele? Não seria ele mais um profeta, humano, como tantos outros que terminaram a sua excelente missão com a morte?A Semana Santa é ocasião para nos alegrarmos pelo sacrificio que Jesus fez pela humanidade. A ressurreição, facto que a Ciência continua afanosamente buscando desmentir, é a razão dessa semana e ela significa a vitória da morte sobre a vida. Com a ressurreição de Cristo, a vida ganhou outro sentido, que o próprio Jesus disse numa das suas muitas intervenções: “Vim para que tenham vida (numa clara referência à eternidade) e vida em abundância (ou seja: vivam felizes aqui na terra porque depois da morte há outra vida)”.
Sejamos apenas gratos e não sacrificados!

Cientista polaco desafia colegas que não acreditam em Deus


Um padre e cientista polaco que sustenta a possibilidade de comprovar matematicamente a existência de Deus foi o vencedor de um dos mais chorudos prémios académico do mundo. O professor Michael Heller, com estudos em filosofia e doutorado em cosmologia, receberá em Maio, em Londres, o prêmio Templeton, outorgado pela fundação homónima de estudos religiosos sediada em Nova York. O valor da premiação é de 820 mil libras esterlinas.
Os trabalhos mais recentes de Heller abordam a origem do universo, debruçando-se sobre aspectos avançados da teoria geral da relatividade, de mecânica quântica e de geografia não-comutativa. "Vários processos no universo podem ser caracterizados como uma sucessão de estados, de maneira que o estado anterior é a causa do estado que o sucede", explicou o próprio Heller em um comunicado divulgado por ocasião do anúncio do prêmio.
Michael Heller rejeitou a idéia de que religião e ciência são contraditórias. "A ciência nos dá o conhecimento e a religião nos dá o sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente", disse, perguntando ainda “como pessoas educadas podem ser tão cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus."
O júri que atribuiu o prêmio disse que Heller desenvolver "conceitos precisos e notavelmente originais sobre a origem e as causas do universo, muitas vezes sob intensa repressão governamental". O cientista afirmou ainda que usará o dinheiro do prémio Templeton para financiar futuras pesquisas.

Páscoa na Ilha do Fogo

Em São Filipe, a celebração da Páscoa começou com uma semana de antecedência. Houve cultos especiais durante a Semana Santa, serviu-se a Santa Ceia na Quinta e na sexta houve um culto de Cura Divina.
No domingo de manhã, às 5h, mais de meia centena de irmãos estiveram no Alto da Aguadinha para o tradicional culto de Alvorada. Muitos irmãos testificaram. No devocional, às 10h, o alvo de assistência era 200 e registou-se 227 presenças. Algumas crianças foram dedicadas e houve também baptismo de jovens.
Para fechar as celebrações de Páscoa, todas igrejas do concelho de São Filipe estiveram reunidas no Cine-teatro da cidade. A assistênncia ultrapassou as seis centenas. Houve cânticos especiais, coreografias e muitas Aleluias ao Rei dos Reis.
No sábado, a igreja de Luzia Nunes desceu ao Vale dos Cavaleiros onde aconteceu o baptismo de sete irmãos. Durante a Semana Santa, Luzia Nunes esteve a exibir o filme Jesus em muitas localidades, inclusive Achada Furna. Em Achada Furna a assistência esteve perto de trezentos.
Em Patim, São Jorge e Figueira Pavão a Pascoa tambem foi concorrida.
Deus seja louvado.
(Fotos ainda hoje)



Páscoa em Ribeira Grande (Clique aqui)

A celebração da Páscoa aqui em R.ª Grande, decorreu num clima de paz e alegria.
Começamos a Semana Santa de joelhos, orando para que o verdadeiro motivo da Páscoa não se perdesse, para que esse Cristo que não ficou no sepulcro ressuscitasse em nossos corações.
Como vem sendo hábito na ilha, na Sexta-feira estiveram reunidas todas as congregações de Santo Antão, para louvar e glorificar a Deus, no alto da montanha em Pico da Cruz no meio de árvores frondosas.
No Domingo começamos às 5 da manhã acordando a população da Vila com a Alvorada que terminou com o café da manhã em casa dos irmãos Funha e Babana.
Tivemos uma Escola Dominical aberta com músicas, poesias, coreografias e cena. Milca também participou declamando com outras Crianças da nossa ED. À noite tivemos um tempo Evangelístico. A Igreja esteve cheia em todos esses cultos.

Um abraço,

Ivan e Eneida Duarte

A MELHOR CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

Começámos as actividades da Pácoa na quinta, por causa da última reunião com os candidatos a baptismo na terça. Servímos a Santa Ceia na quinta. Havia algumas mesas e cadeiras para doze pessoas. Alguns grupos de doze. As mesas enfeitadas com jarros, moringos de barro, dando um aspecto de uma casa desses tempos idos. Em cada mesa havia uma vela acesa, porque queriamos ter esse ambiente. Foi abençoado esse tempo com a troca de cálices, dependendo do desejo de cada irmão em ralação a outro, tentando melhor relacionamento.
Na sexta, tivemos a primeira vigília pascal, das 19 às 22 horas. Os adolescentes tomaram uma hora e fizeram tudo até à oração da Sandrina Baptista. Inspiradora, desafiante, tocante!
É difícil aguentar as lágrimas num ambiente desses.
As senhoras tomaram a segunda hora (o grupo das "Déboras"). Tudo com outras mensagens através de data-show. Muito variado, interessante, instrutivo. Não dá para dormitar.
Finalmente, os jovens. O DVD sobre oração que veio da África do Sul, dessa Conferência internacional, nenhum crente será o mesmo depois de ver e ouvir esse grande desafio de oração.
Todos os jovens foram chamados e o missionário Áureo orou por eles. O número de jovens que assistiu a primeira vigília pascal foi bastante animadora. Louvado seja Deus!
No sábado estivemos em Porto Mosquito. Agradecemos ao Pastor David Araújo por ter cedido o Hiace só para ir e ao irmão Sr.Augusto Vieira como excelente condutor. Um auto-carro de 35 lugares e dois Hiaces. Depois do baptismo, tivemos evangelismo com bom louvor e teatro. Bom apoio de MPC e jovens da igreja. Na pequena homília e apelo feito pelo Pastor, até jovens que foram daqui chegaram para se entregarem a Jesus. Glória a Deus!
No domingo na Escola Dominical, a missionária Aline Lessa foi muito feliz. Havia muitos jovens participando com trajes da época e a mensagem muito rica. Todos participaram. Acreditem: cada igreja devia ter uma cópia e fazer o mesmo no próximo ano. Prático, participativo, abençoado, diferente e impactante. Uma irmã me dizia: não devia ser só no Natal e Páscoa, mas de vez em quando. É verdade. Valeu!
A noite era ainda de festa. Onze irmãos foram recebidos como membros. Ao todo, treze pessoas foram recebidas como membros. Dois estudantes já tinham sido baptizados e recebidos como membros antes de partirem para Canárias e Brasil.
Vamos começar uma nova classe de novos convertidos no dia 30, na Escola Dominical, querendo Deus.
Deus está realizando os nossos sonhos, respondendo às nossas orações. A Ele toda a glória!
Fraternalmente, em Cristo,
Armando de Sá Nogueira

Monday, March 24, 2008

Casal Magno chega hoje a Cabo Verde

Chega hoje a Cabo Verde, por volta das 22h, o casal Magno (Lino e Cida). Depois do Lino se ter unido em casamento com a Cida, esta é a primeira vez que chega à sua terra na condição de casado.
O casal ja abriu um blog cujo endereço é: www.ministeriolinoecida.blogspot.com/

Sejam benvindos irmãos Cida e Lino

Parceria Especial

Apartir de hoje, assumimos uma parceria especial com um Blog de origem brasileira cujo endereço é: www.menssagensespeciais.zip.net/ Temos tudo a ganhar. Falta, da nossa parte, apenas linkar o banner do blog parceiro no nosso. Será a qualquer momento.
Damos boas vindas ao "Mensagens Especiais".

Retiro em Água de Gato

Os jovens de Achada estarão em retiro em Água de Gato, Concelho de São Domingos, apartir de hoje, segunda-feira, dia 24, até próximo sábado.
Depois de uma Páscoa abençoada, o retiro tem todas as condições para ser excelente. Aproveitem Jovens.

Páscoa lotada em Achada Santo António

Na manhã de domingo de Páscoa, dia 23, a igreja de Achada esteve cheia. No Devocional, o pastor local, Rev. Araújo, batizou 12 jovens no batistério do templo.
Mas antes dos fieis se dirigirem ao templo, 30 discípulos corajosos se levantaram bem cedo a cantar “Ressuscitou em Glória” no tradicional culto de alvorada que este ano foi no Terraço da Igreja, tendo como pregador, o Sr. Francisco Monteiro. Este usou a passagem de Lucas 24:2. Dissertou sobre a pedra removida e os olhos vedados dos discípulos a caminho de Emaús. Todos foram unânimes de que, realmente, foi uma excelente mensagem. Sem tem estudado homilética, Sr. Francisco está a pregar mensagens expositivas tecnicamente irrepreensíveis. Quem sabe, empírica ou talvez, ouvindo pregadores tarimbados.
Não conseguimos apurar se Achada, como terá proposto, conseguiu atingir mil em assistência. Se não chegou lá, ficou perto. Fora da igreja, a intenção era atingir 5000 em assistência.
Quanto à oferta de Páscoa, só o irmão Nónó, marido da Lena, levou 14 envelopes que arrecadou entre amigos. O alvo deve ter sido largamente ultrapassado.
Muitos irmãos estiveram em várias frentes. No sábado à tarde, um grupo esteve em Bela Vista com um programa especial com crianças, tendo, no final, distribuído presentes para todos. Em Bela Vista, a assistência ultrapassou de longe as expectativas. Se em todos os lugares a assistência tiver sido como em Bela Vista, pela certa, os 5000 foram largamente ultrapassados.
À noite, estivemos presente no culto em Achada e vimos com os nossos próprios olhos uma igreja cheia de pessoas, os pratos de aferta a transbordar de envelopes assinados e parecendo estar carregados de notas, a plataforma trazia um túmulo vazio e a grande pedra que estava removida. Vimos mais. Vimos e ouvimos. Vimos e ouvimos o pastor local a receber 12 membros, durante o qual leu o trecho do Manual para a ocasião; vimos e ouvimos o pastor a pedir a todos que elencassem todas as pedras, grandes e pequenas, que precisam ser removidas, escritas num papelzinho previamente distribuídos e, no final, cravados na cruz que estava na plataforma. Vimos e ouvimos que a pedra não foi removida para Jesus sair do túmulo, mas para os discípulos verem que, realmente, Jesus não estava lá.
Vimos e ouvimos a D. Eunice a cantar e encantar com um solo abençoador. Vimos e ouvimos alguns testemunhos, à moda antiga, entre os quais o da Arlete da Brava.
Por último, e porque os últimos são os primeiros, o pastor nos apresentou como filho de Achada e mais algumas coisas que não ficam bem retorquir aqui, coisas ditas que nos encheram de orgulho.
Por aquilo que vimos e ouvimos, somados aos que nos foram contados, Achada Santo António continua na linha da frente quanto a programas.
Curiosidade é que as três maiores igrejas da capital batizaram e receberam 12 membros cada, o mesmo número de discípulos que Jesus escolheu. Outra curiosidade com 12. Os pastores na Praia são 12, sendo 3 no Plateau, 2 em Achadinha, 1 na várzea, 1 em Bela Vista, 1 na comunidade Guineense, 1 em Palmarejo e 3 em Achada. Somados perfazem 12.
Deus abençoe a igreja de Achada.

Baptismo na Laginha (Clique aqui)

A Igreja do Nazareno em São Vicente realizou na manhã da Sexta-Feira Santa, 21 uma cerimónia de baptismo, na praia da Laginha, que reuniu centenas de fiéis e curiosos. O acto acontece anualmente por altura da celebração da Páscoa.

As cinco congregações da Igreja do Nazareno da ilha do Porto Grande – Mindelo, Chã de Alecrim, Ribeira Bote, Monte Sossego e Ribeirinha – juntaram-se para assistir à descida à água do baptismo de um grupo de 11 pessoas, jovens e adolescentes que decidiram dar assim um testemunho público da sua fé em Jesus Cristo.

Apesar do vento e do mar encrespado, todos entraram na água fria do mar da Laginha, e receberam o baptismo, que foi celebrado pelos pastores que lideram as cinco igrejas do Nazareno de São Vicente.

Antes, os nazarenos entoaram vários cantos de louvor a Jesus Cristo e alusivos à Sua Ressurreição e à Páscoa, grupos de jovens interpretaram peças de coreografia e fez-se leitura da Bíblia (Evangelho de São Mateus) e meditação.

Teresa Sofia Fortes Sousa

(Clique no titulo para ver 30 fotos de baptismo)

Páscoa em Bela Vista

A Escola Dominical foi aberta e falou-se da ressurreição como mensagem de esperança para o mundo moderno. A assistência foi record.
No Devocional, pregamos em Marcos 16 lembrando que o mesmo Deus que removeu a grande pedra é o mesmo que, ainda hoje, se encarrega de remover todas as outras grandes pedras, quando aparecerem. Exortámos o povo a deixar as grandes pedras com Deus e se ocupar com as pequenas pedras. Inumerámos algumas pequenas pedras que por serem pequenas, nós mesmos, podemos removê-las.
Pregamos com essas pequenas pedras em cima do púlpito a servir-nos de ilustração. Eram leves e cada vez que uma era mencionada era atirada para fora da igreja. O povo entendeu que já é tempo de deixarmos de guardar pedrinhas e tê-las como arma contra nosso próprio irmão. Todas as pequenas pedras foram arremessadas para fora da igreja. Um irmão sugeriu que essas pedrinhas não deveriam ficar à porta da igreja correndo o risco das mesmas serem usadas outra vez. O mesmo irmão se encarregou de atirá-las para bem longe.
A grande pedra Deus remove, as pequenas estão por nossa conta.
“Eu sei que foi pago um alto preço para que contigo eu fosse UM, meu irmão...”

Semana de família

Começa amanhã em Espargos, uma semana especial com a Dra Maria Odette Pinheiro. Ela abordará temas relacionados com a família.
Hoje, entre as 9 e 10 horas de Manhã, o Rev. Luis Monteiro esteve a falar nas antenas da RCV sobre como decorreu os festejos da Páscoa. Na mesma hora, falou também o pároco local, Padre Miguel, de nacionalidade Brasileira, sobre a Páscoa na igreja católica do Sal. O mesmo, depois de ter ouvido falar da realização da semana de família na igreja do Nazareno, lançou um convite aos próprios católicos a assistirem as palestras ministradas pela Dra Odette que diz conhecer muito bem. É a primeira vez que assistimos um pároco a exortar os seus fieis a se dirigirem à igreja do Nazareno. O padre Miguel é Gentlemen.

Páscoa em Espargos

A Páscoa na igreja de Espargos começou às 05h30min de manhã com o tradicional culto de alvorada. Um leigo pregou e desafiou a todos que se deslocaram ao monte onde as antenas da ASA se encontram instaladas, a viverem proclamando que Jesus ressuscitou.
As celebrações continuaram com a Escola Bíblica Dominical seguida de culto de família. À noite, o programa esteve a cargo do Sr. Sabino Évora que brindou o povo de Deus com uma mensagem poderosa e ungida.
No próximo sábado, dia 29, a igreja de Espargos vai levar a cabo um programa direcionado à terceira idade em Chã de Matias, Espargos.
Deus abençoe a igreja de Espargos

Palmarejo batiza em Porto Mosquito

Sábado à tarde, 22, a igreja de Palmarejo foi batizar 12 jovens em Porto Mosquito. Havia tanta gente interessada em assistir a cerimônia que foi necessária fazer deslocar três Hyaces bem lotados.
Esta cerimônia está enquadrada nas cerimônias de Páscoa em Palmarejo.
(Fotos brevemente)

Saturday, March 22, 2008

Multidão em Jerusalém revive os últimos momentos de Jesus

Levando cruzes de madeira, fiéis percorrem os 14 períodos que marcam o sofrimento de Cristo.
JERUSALÉM - Uma multidão de cristãos locais e peregrinos, de várias partes do mundo, reviveram nesta sexta-feira, 21, na cidade antiga de Jerusalém, o caminho que Jesus fez rumo à crucificação.
Levando cruzes de madeira ou entoando cânticos, os fiéis percorreram os 14 períodos que marcam o sofrimento de Cristo com a cruz nas costas após sua condenação à morte pelo procurador romano Pôncio Pilatos.

A procissão foi liderada pelo Patriarca Latino de Jerusalém, Michel Sabah - que deixará seu posto após a Páscoa - e frades franciscanos, que tem a custódia dos lugares santos desde que, no século XIII, São Francisco visitou a região.

Milhares de filipinos, franceses, espanhóis, americanos e argentinos lotaram as estreitas ruas da cidade, situada na parte árabe de Jerusalém e ocupada por Israel desde 1967.

A multidão avançou lentamente ao longo dos dois quilômetros que separam o Pretório - palácio onde moravam o pretor (chefe militar), ou o governador romano - de Pilatos do Santo Sepulcro, que integra as seis últimas paradas da Via Sacra.Grande parte dos turistas estava visitando Jerusalém pela primeira vez, fato que pode ser atribuído à redução no número de atentados na região. As forças de segurança israelenses vigiaram intensamente a multidão de devotos, muitos deles membros do setor cristão palestino.

Faltaram, no entanto, muitos fiéis da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, já que as autoridades militares israelenses fecham todos os anos os territórios palestinos por ocasião do Festival de Purim, uma festividade judaica também celebrada nesses dias.

As ruas da cidade antiga de Jerusalém também ficaram cheias de israelenses de origem russa - que emigram por ter família judia, mas na realidade seguem o Novo Testamento - e de trabalhadores de países com maioria cristã, como a Romênia e as Filipinas.


Fonte: EFE

Baptismo na Laginha


Em Mindelo, a Páscoa está também movimentada. Chagaram muitas fotos da cerimónia de baptismos em laginha. Os baptismos foram em número de 11. Depois todas essas fotos serão todas publicadas em album.
Soubemos que desde da última segunda-feira a igreja do Mindelo está se desdobrando em programas especiais, desde filme Jesus, visitas especiais e o orfeão prepara a todo o vapor para fechar com chave de ouro as cerimónias Pascais deste ano.

Deus abençoe a igreja do Mindelo

(Temos mais de 30 fotos para publicar brevemente)

Batismo na Praia

Aconteceu esta manhã, às 11.50, na praia de Gamboa, à frente da Electra, o baptismo de um grupo de irmãos da igreja da Praia. Esta cerimónia está enquadrada nos festejos da Páscoa que, para além de baptismos, há culto de alvorada amanhã de manhã, Escola Dominical aberta, culto devocional e terminando com outro culto à noite.
Deus abençoe a igreja da Praia.


(Tentaremos trazer mais fotos desta cerimónia)

Friday, March 21, 2008

Chuck Swindoll tem site

Noiva de Cristo, Família feliz, Viver acima da mediocridade, entre outros, são alguns livros escritos pelo Dr. Charles Swindoll. Ele é muito conhecido e lido principalmente pelos pastores. É um escritor e conferencista internacional de renome.
O site dele é em inglês e oferece muitos recursos tanto para pastores como para leigos. Querendo cessá-lo, o endereço é: http://www.insight.org/

Em cada 20 s morre uma criança...

«Em cada 20 segundos, há uma criança que morre devido a doenças relacionadas com a falta de água limpa»
2008/03/20 16:19

O secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon chama a atenção para a falta de água em artigo publicado na revista Visão

O secretário-geral das Nações Unidas alerta para a escassez de água no mundo, dia que se assinala a 22 de Março.
Os dados que apresenta demonstram a gravidade deste flagelo, que afecta 1,5 milhões de pessoas todos os anos, um número assustador referente apenas a pessoas que morrem por não terem tido acesso a água limpa.
Na estatística que Ban Ki-moon apresenta ficamos a saber ainda que dois mil milhões de pessoas - o equivalente a duas vezes a população da Índia, mais de seis vezes a população dos Estados Unidos - vivem em horrendas condições de higiene e saneamento.

Praia de Tarrafal de Santiago

Há dias reportámos que Laginha é uma praia diferente, convidativa e atrente. Os Sãovicentinos gostaram e fizeram coro. E porque praia é coisa que temos por tudo quanto é lado, hoje, apresentamos a praia de Tarrafal de Santiago que também, tem lá a sua beleza. Tarrafal é sabi també. Mas nos parece, sinceramente, que laginha continua sendo a única, capaz de congregar e apaixonar a todos que já experimentaram um mergulho nas suas águas cristalinas e límpidas. Alguns acham que a água do mar de laginha é mesmo morninha.

Tarrafal é também interessante.

Thursday, March 20, 2008

Mais um caso

Hoje de manhã, enquanto uma jornalista da RCV fazia de reporter móvel na Praia, no programa Bom Dia Cabo Verde, esta disse nas antenas da rádio que uma senhora foi entregá-la o seu filho para criar, com a justificação de ela, a mãe, estar enfastiada. A jornalista, meio perdida e sem saber o que fazer, optou por mandar entregar o anjo de Cristo ao Instituto da Criança e Adolescente.
Infelizmente, mais uma vez estamos a ter o desprazer de assistir este filme.
Que culpa tem esta criança?

Quase no Cucuruto

Ontem, de manhã, na Praça Alexandre Albuquerque, enquanto fazíamos updating, flagrámos dois homens quase no cimo da árvore de natal que está no miradouro Diogo Gomes. Muita gente parou para ver os dois a 54 metros do chão, segurados com um cinto fininho. Para estar em tanta altura é necessário não ter vertigens. Depois de algum tempo desceram em segurança.

Elias Sá Nogueira aos 4 anos

Nesta foto Elias tinha 4 anos. Vendo o chão molhado, muniu de uma enxada, querendo cavar e semear. Ele sempre gostou de campo. Em criança, deu sinais de que um dia voltaria ao campo. Ele vai voltar ao campo mas a um campo diferente. Neste campo diferente, em vez de empunhar a enxada, vai manejar a Bíblia. Nele pegou o adágio popular que diz: “Filho de peixe, sabe nadar”.
Elias, bola para frente. Faça o que tiver que fazer porque o campo está branco, precisando de ceifeiros. Mas Elias, este outro campo, nem sempre está molhado. Às vezes acontece secura, vento leste, gafanhotos e toda a casta de praga. Mas depois chega, mandadas lá do alto, chuvas abundantes para regar o campo e fazé-lo frutificar. Contanto que não deixes nunca a tua “enxada”, ou melhor, a tua Bíblia. Continue fazendo estágio com o teu pai porque a tua “enxada” te espera.
Deus te abençoe, Elias.

Ester & Eunice

As meninas Ester e Eunice (na foto) serviam de porta-velas no casamento de Ana e Manuel Barros, (As fotos desse casamento serão publicadas brevemente) em 1981, na igreja da Praia. As duas sempre foram inseparáveis. Nasceram e cresceram na igreja da Praia.
Hoje são casadas com os Reverendos Adérito Ferreira e David Araújo, respectivamente, e servem a Deus fielmente.
Pastora Ester Ferreira e Dra. Eunice Araújo, Deus vos abençoe.

Casal Cabral

Os irmãos Sr. Joaquim Cabral e D. Benedita são naturais de São Nicolau, mais concretamente, Fajã de Baixo. Actualmente, residem em São Vicente mas regularmente dão um pulo em São Nicolau.
Nho Djack, como é conhecido, é um homem bom. Quando éramos seminaristas, tirava tempo para falar conosco. Ele nos animava e dizia que sempre orava por nós. Somos devedores ao Nho Djack.
D. Bena não lhe fica atrás.
Nho Djack e D. Bena, Deus vos abençoe.

Wednesday, March 19, 2008

Pedro Gabriel, 1º dia de Jardim

Oi, pessoal.
A Paz do Senhor. Aqui vai foto de Pedro Gabriel no dia em que estreou a sua bata de jardim, aos 15 meses e meio. Olhem a cara de maroto dele! Um grande abraço a todos.

Deus vos abençoe.

Tizuka

Gerson Monteiro

Agora é a vez do Gerson. Depois de publicarmos a foto da sua irmã Cynthia, agora é a vez do Gerson. À direita dele, temos a Liziana Barros. Ele cresceu em Achada. Um dia desses, mostramos a foto dele actualizado.
Deus abençoe o Gerson.

Rev Gonçalves faz anos

O nosso sempre querido colega e irmão José Gonçalves faz anos, depois de amanhã, 21. O irmão Gonçalves é querido mesmo.
Enviamos um grande abraço ao Gonçalves contando os dias que faltam para voltar à casa. Venha irmão. Estamos todos te esperando de braços abertos.

Tenha um feliz aniversário.

Estamos juntos.

Tropinhas na Praça Nova

Estes garotos dos anos noventa que aparecem em grande estilo na praça nova, em Mindelo, já estão todos adultos. Alguns estão no estrangeiro, mas, felizmente, todos estão servindo a Deus.

Tuesday, March 18, 2008

Apresentamos o Príncipe Joel

Dione e eu vivemos uma experiência indescritível.
É mais que alegria e não há palavra que a expresse..
O sorriso na face não se desfaz.
É um sorriso permanente testemunhado pelas pessoas que nos cercam como invulgar.

Tive o privilégio de o segurar nos braços ainda antes da Dione e a satisfação de o ver abrindo os olhinhos, parecendo reconhecer a minha voz ,quando lhe disse a primeira frase depois que nasceu: “Meu filho, Deus te abençoe em nome de Jesus”.
É que sempre falei com ele durante a gravidez e ele reagia à minha voz e aos meus toques.

É parecido com os pais.
Entre os visitantes as opiniões divergem.: uns dizem com convicção que se parece com o pai e outros sem sombra de dúvida de que se parece com a mãe.

A Dione disse sorrindo ... ouvia os pais dizerem que é uma benção ter filhos
Hoje vivo esta maravilhosa realidade
Ê sabi mé tem fidjo.

Graças a Deus é mansinho! Só chora se tiver fome ou necessidade de trocar de fralda e mesmo assim é um choro educado.

Foi levado ao PMI para o primeiro controle pelo pai e foi com os pais à primeira consulta.

Por ocasião de tão importante evento tomei férias e a família está toda junta desfrutando cada minuto deste primeiros dias. Ele até já participou no primeiro aniversário do pai após a sua chegada.

Cremos firmemente que Deus tem coisas extraordinárias para nossa família que ele já tem abençoado ao longo da sua história, mesmo antes de ela se formar, orientando tudo durante o namoro de dois jovens que estavam tendo a primeira experiência amorosa da vida de ambos.
Se deu e está dando certo é porque Deus sempre conduziu tudo. A Ele toda a Honra e Glória.

Orlando e Dione

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus...