Monday, March 24, 2008

Páscoa lotada em Achada Santo António

Na manhã de domingo de Páscoa, dia 23, a igreja de Achada esteve cheia. No Devocional, o pastor local, Rev. Araújo, batizou 12 jovens no batistério do templo.
Mas antes dos fieis se dirigirem ao templo, 30 discípulos corajosos se levantaram bem cedo a cantar “Ressuscitou em Glória” no tradicional culto de alvorada que este ano foi no Terraço da Igreja, tendo como pregador, o Sr. Francisco Monteiro. Este usou a passagem de Lucas 24:2. Dissertou sobre a pedra removida e os olhos vedados dos discípulos a caminho de Emaús. Todos foram unânimes de que, realmente, foi uma excelente mensagem. Sem tem estudado homilética, Sr. Francisco está a pregar mensagens expositivas tecnicamente irrepreensíveis. Quem sabe, empírica ou talvez, ouvindo pregadores tarimbados.
Não conseguimos apurar se Achada, como terá proposto, conseguiu atingir mil em assistência. Se não chegou lá, ficou perto. Fora da igreja, a intenção era atingir 5000 em assistência.
Quanto à oferta de Páscoa, só o irmão Nónó, marido da Lena, levou 14 envelopes que arrecadou entre amigos. O alvo deve ter sido largamente ultrapassado.
Muitos irmãos estiveram em várias frentes. No sábado à tarde, um grupo esteve em Bela Vista com um programa especial com crianças, tendo, no final, distribuído presentes para todos. Em Bela Vista, a assistência ultrapassou de longe as expectativas. Se em todos os lugares a assistência tiver sido como em Bela Vista, pela certa, os 5000 foram largamente ultrapassados.
À noite, estivemos presente no culto em Achada e vimos com os nossos próprios olhos uma igreja cheia de pessoas, os pratos de aferta a transbordar de envelopes assinados e parecendo estar carregados de notas, a plataforma trazia um túmulo vazio e a grande pedra que estava removida. Vimos mais. Vimos e ouvimos. Vimos e ouvimos o pastor local a receber 12 membros, durante o qual leu o trecho do Manual para a ocasião; vimos e ouvimos o pastor a pedir a todos que elencassem todas as pedras, grandes e pequenas, que precisam ser removidas, escritas num papelzinho previamente distribuídos e, no final, cravados na cruz que estava na plataforma. Vimos e ouvimos que a pedra não foi removida para Jesus sair do túmulo, mas para os discípulos verem que, realmente, Jesus não estava lá.
Vimos e ouvimos a D. Eunice a cantar e encantar com um solo abençoador. Vimos e ouvimos alguns testemunhos, à moda antiga, entre os quais o da Arlete da Brava.
Por último, e porque os últimos são os primeiros, o pastor nos apresentou como filho de Achada e mais algumas coisas que não ficam bem retorquir aqui, coisas ditas que nos encheram de orgulho.
Por aquilo que vimos e ouvimos, somados aos que nos foram contados, Achada Santo António continua na linha da frente quanto a programas.
Curiosidade é que as três maiores igrejas da capital batizaram e receberam 12 membros cada, o mesmo número de discípulos que Jesus escolheu. Outra curiosidade com 12. Os pastores na Praia são 12, sendo 3 no Plateau, 2 em Achadinha, 1 na várzea, 1 em Bela Vista, 1 na comunidade Guineense, 1 em Palmarejo e 3 em Achada. Somados perfazem 12.
Deus abençoe a igreja de Achada.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.