Monday, March 3, 2008

Assembleia Distrital Profética

A 23ª assembleia distrital que decorreu em Mindelo de 19 a 15 de Agosto de 1976 foi abençoada e profética. Muitos, ainda hoje, invocam as bênçãos dessa assembleia cujo lema foi: “Eis que estou à porta”. O hino-tema dessa assembleia foi: “Há tremor em toda a terra”.
Essa reunião magna dos nazarenos em Cabo Verde começou com o culto de recepcção que teve, entre outras coisas, o drama intitulado “A escrava resgatada”.
Foi nessa assembleia, sob proposta do presidente da JNI distrital, na altura Rev Mário Daniel Silva Lima, que se mudou o nome da organização para JUVENTUDE em vez de MOCIDADE.
Também foi nessa assembleia que Rev Roy Henck, ao apresentar o relatório do Seminário, na qualidade de director, disse a dado passo que: (...) O Seminário é mais importante porque a organização e a liderança do distrito estão hoje nas mãos dos caboverdianos. Não há marcha à ré nos passos que estamos a tomar. Amanhã os que estudam agora no seminário estarão a tomar parte na organização do trabalho e precisam preparar-se para isto. Não ficaremos satisfeitos sem termos o melhor. O pastor é mais que do que pregador (...). A frase em vermelho foi uma profecia. Estava a falar do seminarista Eugénio Duarte que 2 anos depois formou-se pelo seminário, 11 anos depois ascendeu à liderança distrital, 21 anos depois à liderança sub-regional e 30 anos depois à liderança regional. Não sabemos que alcance tem esta profecia de 1976. Poderá ir muito mais além. Se for, Gloria a Deus.
No culto da Santa Ceia, o pastor local, Rev Álvaro Andrade dedicou Joel Abner Nascimento Gomes, filho do casal Nascimento Gomes, cujos padrinhos foram o casal Maia Lopes e a pequena Hulda Andrade.
O Rev Giberto Évora, num dos cultos que pregou durante essa assembleia, disse que pediu a Deus uma coisa sabi na assembleia. Uma coisa sabi para cada um levar para sua igreja local. Esta coisa sabi era a presença de Jesus Cristo. Mas que Cristo? Não o Cristo tradicional, não o Cristo histórico, nem o Cristo ornamento. Cabo Verde precisa de um Cristo Revolucionário.
Foi uma assembleia profética.
(in caderno de assembleia 1976)

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.