Tuesday, March 25, 2008

Cientista polaco desafia colegas que não acreditam em Deus


Um padre e cientista polaco que sustenta a possibilidade de comprovar matematicamente a existência de Deus foi o vencedor de um dos mais chorudos prémios académico do mundo. O professor Michael Heller, com estudos em filosofia e doutorado em cosmologia, receberá em Maio, em Londres, o prêmio Templeton, outorgado pela fundação homónima de estudos religiosos sediada em Nova York. O valor da premiação é de 820 mil libras esterlinas.
Os trabalhos mais recentes de Heller abordam a origem do universo, debruçando-se sobre aspectos avançados da teoria geral da relatividade, de mecânica quântica e de geografia não-comutativa. "Vários processos no universo podem ser caracterizados como uma sucessão de estados, de maneira que o estado anterior é a causa do estado que o sucede", explicou o próprio Heller em um comunicado divulgado por ocasião do anúncio do prêmio.
Michael Heller rejeitou a idéia de que religião e ciência são contraditórias. "A ciência nos dá o conhecimento e a religião nos dá o sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente", disse, perguntando ainda “como pessoas educadas podem ser tão cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus."
O júri que atribuiu o prêmio disse que Heller desenvolver "conceitos precisos e notavelmente originais sobre a origem e as causas do universo, muitas vezes sob intensa repressão governamental". O cientista afirmou ainda que usará o dinheiro do prémio Templeton para financiar futuras pesquisas.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.