Monday, March 10, 2008

Tomar Decisões

“Uma jornada de duzentos quilómetros começa com um simples passo” (Provérbio chinês)
Já alguma vez decidiu parar para meditar que mesmo as coisas insignificantes que efectuamos implicam tomar decisões? Pois é, neste preciso momento para escrever essas duas linhas, eu considerei essa concepção. Quão complicado é decidir, porque o que plantamos hoje, seguramente amanhã o ceifaremos – a lei da natureza. Assim, cabe a cada um de nós avaliar e medir o grau de consequência das nossas intervenções. Porquanto, é necessário, para além de tomar decisão, ter vontade e coragem para puder colocar em prática a acção preceituada, considerando que as nossas acções dão sentido às nossas intenções e, concomitantemente, a nossa vontade e determinação prescrevem o resultado das nossas acções.
A vida é um desafio, às vezes saímos vencedores, por vezes derrotados e sem forças para continuar. Quem não passou por isso que “atire a primeira pedra”. Constantemente, ouvimos pessoas a dizerem que por um simples impulso, acabaram por “meter os pés na lama” ou, eu tive sucesso na realização de uma determinada tarefa. Tudo depende do primeiro passo e da forma como nós delineamos percorrer a longa caminhada que nos espera. Deus nos concedeu o livre arbítrio de escolher a melhor direcção, os nossos gostos, de decidir a nossa acção. Com efeito, se o resultado não nos agrada, convém culpabilizarmo-nos a nós mesmos e nunca à Ele ou à uma outra pessoa.
Nós desenhamos o nosso futuro, mas atenção, a realização de todos os nossos projectos dependem essencialmente da boa vontade de Deus. Parece um paradoxo com tudo aquilo que referi, mas não é. A esse respeito, posso fazer a analogia da vida com uma planta. Podemos plantá-la, cuidar dela, todavia não conseguimos fazê-la cresce, contribuímos sim para o seu crescimento sadio, portanto Deus é quem (nos) faz a planta desenvolver. Eis a nossa maior limitação como homem. Assim, não desafia essa demarcação, no entanto, estabeleça metas dentro dela, acreditando sempre que Ele, a Seu tempo, proverá. Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)
Eu demarquei o primeiro que pressupõe o início. Nós somos chamados a mudarmos constantemente a nossa direcção, ou seja, a decidirmos, e se não o fizermos, terminaremos exactamente onde partimos. Seja homem ou mulher, criança, jovem ou adulto, decida a partir deste momento onde quer ir e como quer lá chegar. E se talvez não tenha entregado a sua vida à Deus ou submetido a sua decisão ao Dele em primeiro lugar, faça isso agora mesmo e verá que os resultados lhe surpreenderão.
Todas as coisas que aqui considero não são preposições/hipóteses, na verdade são realidades empíricas que reflectem a minha vida enquanto aquele que Deus direcciona. A melhor decisão foi sem dúvida aceitar Deus na minha vida e uma decisão que não tomaria é abandonar a minha fé. Deus promete e cumpre. Hoje, estou colhendo fruto da minha decisão e, na Sua graça, continuarei e desfrutar de bênçãos sem limites.
Por isso, quando queres decidir, primeiro peça conselhos à Deus e depois ao homem, reflicta, faça projectos, não tente realizar aquilo que transpõe os seus limites e por mero acaso, não prometas aquilo que não pode cumprir e decida sempre o melhor.



Lembra: Tudu kuza ki bu pode faze sta na bu mon!
Que Deus lhe dê força e capacidade para venceres

Eliseu Monteiro
elima04@hotmail.comvzhw9hp

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.