Wednesday, March 12, 2008

Santidade expressa no amor – I João 4:7-13

O amor é de Deus. Quem ama é de Deus, sente que está em Deus e n’Ele é aperfeiçoado o Seu amor.
Para ter e manifestar amor é necessário “o novo nascimento, oferta graciosa de Deus por meio de Jesus Cristo, seu Filho“ uma experiência pessoal do amor de Deus que capacita o crente com poder do Espírito para também expressar tal amor ao seu próximo.
O grande perigo que a Igreja enfrenta, é a falta de amor fraternal. Cada crente em Cristo tem a responsabilidade de manifestar amor aos seus irmãos, vizinhos, amigos, até seus inimigos. Ele ama porque o Senhor Jesus compartilha o amor do Pai em sua vida. Aquele que ama a Deus, relata São João, ame também o seu irmão.
Provamos que conhecemos Deus quando experimentamos e expressamos com intensidade Seu amor a Ele, e ao nosso irmão quer de redenção como de criação.
O amor divino reclama amor fraternal. Cada crente ao manifestar amor a seu irmão, isso constitui uma prova viva e real da manifestação da Santidade de Deus. Santo é quem ama seu irmão, assim como Deus o ama. A maior prova do amor de Deus para connosco foi o que fez ao entregar Seu Filho para salvar o homem mergulhado no pecado. Sua encarnação na Pessoa de Seu Filho Jesus Cristo em prol da redenção de todos os pecadores – João 3:16. O homem não pode satisfazer os requisitos da justiça e santidade divina por isso Deus se fez carne e em Jesus veio fazer a propiciação pelos nossos pecados. Esta é a maior prova que Deus nos ama. Aquilo que Ele fez por nós prova quanto nos amou – Romanos 5:8.
E o Espírito Santo de Deus também coopera com Deus ao derramar o Seu amor nos nossos corações (Romanos 5:8) bem como impulsionar-nos a testemunhar aos outros do amor de Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor – I João 4:8
Santificado é aquele que conhece a Deus, ama naturalmente compartilha não apenas com os lábios mas sobretudo com acções compassivas o amor que Deus lhe confiou aos que vivem a seu redor.
O amor do Pai Celestial alcança seus santos e também os perdidos, que são chamados a estabelecer um bom relacionamento com Ele, ao aceitar os benefícios e méritos da graça provenientes da obra efectuada por Seu Filho Jesus na cruz. Cristo veio ao mundo para salvar o pecador, dos quais eu sou o principal, testemunhou o apóstolo Paulo que após receber o Espírito Santo, em êxtase exclamou: “vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim e a vida que agora vivo, vivo-a na fé do filho do Homem o qual me amou e entregou a sua vida por mim”.
Que amor é este? Deus amou-nos de tal maneira, e deu-nos Seu Filho, para que todo aquele que n’Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna – João 3:16.

Rev Adalberto Leite

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.