Monday, June 30, 2008

MEDITAÇÃO DIÁRIA



30 de Junho


PROVAÇÕES NÃO SÃO CASTIGOS

"Se sofremos, é para auxiliar e salvar vocês" (2 Co 1:6). Dr. J. Maxwell afirma: Quando Deus deseja instruir uma pessoa, Ele não a envia para a escola das bênçãos, mas sim para a escola das provações e necessidades. A grande verdade a respeito do trabalho educacional de Deus é que Ele tem o propósito de gerar o caráter do Senhor Jesus Cristo em nós, mesmo em meio a difíceis experiências. Por isso, Ele nos leva a certos caminhos que não gostamos de percorrer e a circunstâncias, que não gostamos de enfrentar. Moisés precisou de oitenta anos de lapidação para ser o grande libertador de Israel; José necessitou ser vitimado pela traição de seus irmãos, acusado pela calúnia da esposa de Potifar, e abandonado no cárcere para tornar-se o grande e irrepreensível governador do Egito; Daniel experimentou a dura prova de uma cova com leões, para chegar ao alto escalão do governo persa; Paulo "levou as marcas de Cristo" nas costas açoitadas e nos pés feridos, em uma vida de desprezo diante dos homens, para ser moldado como o grande apóstolo aos gentios. O clássico Robinson Crusoé foi escrito na prisão, assim como O Peregrino de John Bunyan. Beethoven estava praticamente surdo quando compôs uma de suas mais lindas sinfonias. Não chame suas provações de castigo. Considere-as instrumentos de Deus para melhorar suas atitudes. Depois de um vendaval físico, nos tornamos mais pacientes e damos maior valor à vida. Depois da perda de alguém que amamos, passamos a entender melhor o sofrimento dos outros. O cadinho de Deus não é inútil. Ele tira a escória a fim de que o metal seja tratado e, por fim o ouro fique puro. Dê graças, e creia: o melhor, ainda está por vir!

PENSAMENTO
"Provações não são castigos, mas oportunidades de aprendizado."

ORAÇÃO
"Senhor, tenho estado na escola das provações e necessidades mas sei que ao final serei instruído. Ajuda-me a crer que o melhor ainda está por vir. Em nome de Cristo, amém."

LEITURA
Marcos 10:1-31 – 2 Samuel 23 – Oséias 3


Pr. Aguiar Valvassoura em seu livro "Bálsamo e Mel"

Sunday, June 29, 2008

Emily voa para os EUA

Hoje, domingo, dia 29 de Junho de 2008, a nossa irmã D. Emily já está no ar a caminho dos States.
Na semana passada, ela esteve internada no Baptista de Sousa devido a uma indisposição. Tendo as forças repostas, saiu de São Vicente esta manhã, em direcção à Praia, a tempo de fazer o checking rumando depois, por volta 13h, aos Estados Unidos.
D. Emily vai aguardar a chegada do mais novo membro do rancho do Pr. Renato.
Mostraremos a foto do rebento dos “Monteiro” logo que desembarcar neste mundo.
Boa viagem, comadre.

Saturday, June 28, 2008

Lídia vai emigrar

A nossa irmã Dra. Lídia Barbosa Fernandes, filha do casal Barbosa Vasconcelos (Rev. António Barbosa Vasconcelos e D. Margarida) vai emigrar para os EUA, seguindo a sina de todos os crioulos. Ela viveu os últimos 4 anos na ilha do Fogo, trabalhou na Caixa Económica de Cabo Verde, casou e agora deixa a terra querida.
Na semana passada, durante a surpresa que os colegas da Caixa reservaram para ela, não deixou de chorar na hora de, um a um, se despedir dos "seus" funcionários da casa onde era chefe muito estimada.

Ela deixa o Fogo na próxima segunda, ficará na Praia uma semana com os pais e depois, depois é voar para terra longi. A Lilian acompanha a mãe e até já começaram a treinar english dentro de casa.

Lídia, não esqueça de nós outros quando pisares a terra onde mana muito money.

Voltaremos ao assunto.


Nota: na foto, a Lídia tinha 5 anos

Faleceu Scott Jones

Mr. Scott Jones, treinador de Voleibol da Trevecca Nazarene University (TNU), 51 anos de idade, morreu no passado dia 21 de Junho, vítima de um ataque cardíaco. Ele era um treinador estudioso e ganhador. Segundo Brenda Patterson, Trevecca director of athletics, vão sentir muita falta da sua liderança.
Fonte: --TNU Athletics

MEDITAÇÃO DIÁRIA

28 de Junho

SOLIDÃO, SILÊNCIO E OBSCURIDADE

No livro Celebração da Disciplina, o autor Richard Foster afirma: "A superficialidade é a maldição do nosso tempo". A doutrina da satisfação instantânea é, antes de tudo, um problema espiritual. A vida profunda é um assunto muito abordado, mas pouco vivenciado. Poucos são os que fogem do burburinho da multidão, para acharem-se a sós consigo mesmos e com o Senhor. Examine as Escrituras e reconheça: Na experiência pessoal de cada gigante da fé, houve um tempo de solidão, silêncio e obscuridade, preparando-o para um grande serviço ao Senhor. 1. Moisés: O líder-libertador passou por oitenta anos de treinamento e solidão, em meio a um povo estranho. 2. Davi: Só reinou após os trinta anos de idade. Destes, passou treze fugindo de perseguições e amadurecendo seu caráter para ser, de fato, um "homem segundo o coração de Deus". 3. Elias: Um profeta pronto para grandes feitos no Senhor, no entanto, ganhou notoriedade apenas depois do silêncio e da solidão de uma caverna, onde Deus o ensinou a depender dEle e não de sua habilidade. 4. João Batista: Viveu no deserto. Todavia, "entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que ele". 5. Paulo: Antes de tornar-se o grande missionário aos gentios, passou três anos no deserto da Arábia. Os dias agitados nos quais vivemos levam-nos a vidas agitadas. Não temos tempo para o recolhimento, o silêncio e a busca de Deus. Que o Senhor nos desperte. São tantas as tarefas. É tempo de nos matricularmos nas disciplinas da solidão, do silêncio e da obscuridade.

PENSAMENTO
"Deus sabe preparar os Seus para a Sua obra."

ORAÇÃO
"Senhor, permita-me ser matriculado na Escola de Deus. Em nome de Jesus, amém."

LEITURA
Marcos 9:2-50 – 2 Samuel 22 – Oséias 2:2-23

Friday, June 27, 2008

Blog do Dr. Eduardo Silva

Temos o prazer de anunciar "Reflexões Ministeriais" do irmão Dr. Eduardo. O endereço do blog é: http://www.eduardordasilva.blogspot.com

Príncipe Joel

O principe está se desenvolvendo bem para satisfação dos pais.Se continuar com esse rítimo ultrapassa o pai que nem é baixo.
Orlando e Dione estão muito felizes com esta bênção de Deus e oram para que Deus lhes dê sabedoria e discernimento para o ensinarem o caminho em que o Senhor o quer andando e seja sempre um bênção.

Ele ainda não anda nem se arrasta mas já voa (ei-lo na primeira viagem com papá e mamá).

Deus seja louvado!!!

JNI - Porto Novo em Retiro

Os jovens de Porto Novo estiveram durante o último fim-de-semana retirados em Paul. A informação é que foi um bom tempo cheio de bençãos de Deus.
Deus abençoe os nossos de Santo Antão.

Visita Especial da Jordânia

Neste preciso momento que postamos esta nota, registamos a entrada de um visitante da Jordânia. Temos hoje a visita de 85 paises do mundo.
Um abraço ao nosso visitante especial.

Emily hospitalizada

A nossa comadre e irmã D. Emily encontra-se internada no Hospital Dr. Batista de Sousa, em São Vicente. Não conseguimos chegar à conversa com o Pr. Renato mas tudo indica que a razão do internamento poderá estar ligada com a gravidez. Seja como for, desejamos rápidas melhoras à Emily e que volte à casa já já.
Oremos a favor da D. Emily Monteiro.

Nota: desejando falar com o Pr. Renato eis os contacto dele: Fixo – 2313346, móvel - 9963729

D. Isaura regressa

Depois de alguns meses nos EUA, a nossa querida irmã D. Isaura volta no próximo dia 9 de Julho a Cabo Verde. Ela foi aos States para assistir a chegada das netas Bruna e Bianca.
Estamos com saudades, D. Isaura.

Clérigo egípcio pede que fiéis rezem menos e trabalhem mais

A preocupação com excessos na expressão de religiosidade por parte da população egípcia --que estaria afetando a produtividade do país-- levou um importante clérigo a recomendar que as pessoas rezem menos e trabalhem mais.
"Rezar é algo bom... 10 minutos devem ser suficientes", diz a fatwa, ou decreto religioso, de Sheik Yusuf Qaradawi, publicado em sua página na internet.
Apesar de parecer uma contradição um religioso mandando seus fiéis rezar menos a fatwa de Qaradawi foi elogiada por outros religiosos, que disseram que o Islã não se opõe à produtividade.
Um estudo do governo concluiu que os 6 milhões de trabalhadores estatais trabalham, de fato, apenas 27 minutos por dia.
"Se Deus quiser..."
A influência de hábitos ligados a prática da religião sobre a produtividade é perceptível no cotidiano. Muçulmanos devotos rezam cinco vezes por dia, duas delas durante o horário comercial diurno. E nos últimos anos, o número de pessoas que abraçam a fé com maior devoção tem aumentado.
Um dos motivos apontados são as cada vez mais numerosas escolas religiosas (ou madrassas) abertas com dinheiro saudita, que ensinam uma vertente mais radical do islamismo sunita, o wahabbi.
Além disso, em um país que vive sob o comando do mesmo presidente há 27 anos --em um regime secular com leis de emergência que restringem a atuação política--, muitos consideram que a religião é uma forma de expressar oposição e descontentamento para boa parte da população.
A crise econômica que atravessa o país é ainda outro fator apontado por aproximar as pessoas da religião. Em anos recentes, locais de trabalho e mesmo estabelecimentos comerciais passaram a disponibilizar espaços apropriados para as pessoas ajoelharem e rezar. Quanto maior a devoção, maior o status social da pessoa.
O problema é que muita gente está gastando um tempo cada vez maior nesse ritual, que inclui a lavagem dos pés, mãos, braços, cabeça e rosto.
E, se, durante a oração propriamente dita, a pessoa resolver recitar um dos versos maiores do Alcorão (o livro sagrado dos muçulmanos), a interrupção pode chegar a meia hora por vez.
É comum perguntar quanto tempo vai demorar tal serviço e escutar a resposta seguida de Inshallah (por exemplo, "duas horas... se Deus quiser"). O problema é que se o serviço levar oito horas, a pessoa está eximida de responsabilidade porque se assume que "Deus não quis".
Muitos consideram a expressão Inshallah, que se tornou um maneirismo lingüístico, um símbolo da crescente religiosidade do país.
"Não se falava tanto Inshallah há 20 anos. Hoje muita gente coloca a expressão no final de qualquer frase, sem necessariamente um sentido além de demonstrar que se trata de uma pessoa pura, religiosa", diz o comerciante Saed.
Outro símbolo de devoção que vem ganhando prestígio, além do véu para as mulheres e o Inshallah, é a zebiba, ou ferida na testa das pessoas, sinal de que ela se curvou a ponto de tocar o chão por várias vezes.
"Antes apenas pessoas mais velhas tinham a zebiba, depois de rezar por vários anos, mas agora muita gente tem", diz a estudante Muna.
"Meu pai rezou a vida inteira e não tem marca", diz ela, que é uma das várias pessoas que dizem acreditar que a zebiba, por ser desejável, pode ser fabricada artificialmente, por vezes usando um ferro quente.

Folha

Thursday, June 26, 2008

MEDITAÇÃO DIÁRIA

A TRÍPLICE RESPOSTA DA CRUZ

"Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo" (Gl 6:14). Tudo o que a humanidade sempre precisou foi conquistado e garantido no Calvário, na Cruz de Cristo. Ela é o centro de nossa mensagem, a essência do Evangelho. A palavra da Cruz anula todos os sofismas, enterra todas as regras, e desfaz todas as discriminações. O caminho da Cruz é o caminho da liberdade. Contudo, não a liberdade desta época. O lugar da Cruz é lugar de glória. Todavia, não a glória deste mundo. A Cruz é o altar do sacrifício do Filho de Deus, não um espaço para as barganhas de um suposto povo de Deus. Longe de nós todo ritualismo insípido e toda religiosidade superficial. A Cruz dá respostas. A cruz é resposta à Lei. A Lei que exige sangue, morte, foi satisfeita pelo perfeito sacrifício de Cristo. Mediante o sangue de Jesus, nossa justificação foi garantida. Não resta mais condenação alguma, ainda que alguns, em nosso meio, tenham, no passado, deixado um legado de corrupção e agressão, em razão de seus pecados. Talvez isto custe, ainda, difíceis acertos com a sociedade. Mas, hoje, em Cristo, todos os crentes estão isentos da condenação da culpa e livres do jugo da lei. A cruz é resposta ao mundo. O mundo e o seu príncipe não podem nos envolver. A Cruz se interpõe entre nós e os ditames do sistema, dissimulados nas mais diferentes expressões da vida pública, local e mundial. Fazemos parte de uma outra terra, estamos a caminho de uma outra pátria, temos uma outra bandeira, manchada pelo sangue do Senhor. A cruz é resposta à carne. A cruz é local de execução, de morte. Aniquilação das insistências do "Eu", para a exaltação dos atributos de Cristo. Crentes não barateiam seus valores, a fim de se tornarem simpatizantes das vontades da carne. Estamos marcados com o selo da redenção, que inclui e exige a santificação. Somos chamados a uma vida, não por nós planejada, mas para nós concebida pelo Espírito Santo. A Cruz é a resposta.

PENSAMENTO

"A Cruz é a resposta de Deus para a humanidade caída."

ORAÇÃO

"Senhor, obrigado pela mensagem de amor demonstrada na Cruz por Jesus. Em Cristo, amém."

LEITURA

Marcos 8:22–9:1 – 2 Samuel 20-21 – Oséias 1:1-21

Nota de Falecimento

Faleceu, na Igreja dos negligentes e frios na fé, dona Reunião de Oração, que já estava enferma desde os primeiros séculos da era cristã. Foi proprietária de grandes avivamentos bíblicos e de grande poder e influência no passado. Os médicos constataram que sua doença foi motivada pela frieza de coração, devido a falta de circulação do sangue da fé. Constataram ainda: dureza de joelhos não dobravam mais fraqueza de ânimo e muita falta de boa vontade. Foi medicada, mas erroneamente, pois lhe deram grande dose de administração de empresa, mudando-lhe o regime; o xarope de reuniões sociais sufocou-a; deram-lhe injeções de competições esportivas, o que provocou má circulação nas amizades, trazendo ainda os males da carne: rivalidades, ciúmes, principalmente entre os jovens. Administraram-lhe muitos acampamentos, e comprimidos de clube de campo. Até cápsulas de gincana lhe deram pra tomar! RESULTADO: Morreu Dona Reunião de Oração! A autópsia revelou: falta de alimentação, como pão da vida, carência de água viva, e ausência de vida espiritual. Em sua memória, a Igreja dos negligentes, situada na Rua do Mundanismo, número 666, estará fechada nos cultos de 4ª e 5ª Feiras; aos domingos, haverá Culto ou escola dominical, só pela manhã, assim mesmo quando não houver dias feriados, emendando o lazer de Sexta a Segunda.
Agora, uma pergunta:
SERÁ QUE O LEITOR NÃO AJUDOU A MATAR A DONA REUNIÃO DE ORAÇÃO?


Fonte: Alcibíades


Fomos Roubados

De há umas semanas para cá, temos sentido tanta falta da lista de contactos que tínhamos no nosso telemóvel. Mas alguém sem escrúpulos levou-nos o móvel deixando-nos a ver navios. Não temos ideia de quem terá sido, mas pode ser qualquer um. Bandido é o que não tem faltado nesta cidade. Falta água, luz, boa educação, civismo, mas bandidos temos em barda. Como é que alguém consegue ter coragem suficiente para meter a mão no teu bolso e tirar tudo que couber nos cinco dedos? Pessoalmente, não temos hábito de estar na rua a dormir, mas esses bandidos sabem ninar e distrair as pessoas de tal forma que podem nos tocar sem darmos conta.
Como o móvel era pouco, este ladrão também levou o nosso pendrive cheio de arquivos preciosos. Não foi um “caço-bodi” porque caso fosse, usaríamos o pouco conhecimento que temos de artes marciais e, quem sabe, não teríamos sido roubados.
Por acaso, um agente da Polícia Nacional, com o qual temos amizade, nos aconselhou a apresentar queixa na Esquadra em Achada Santo António. Claro que não fomos. De que vai servir a queixa? Quando a nossa mala foi roubada de dentro do hyace da igreja de Assomada, estacionado atrás da igreja da Praia, em pleno dia, ao voltarmos de uma semana especial em que éramos evangelista, apresentamos queixa e até hoje estão ainda à procura da mala. Não! Não fomos à polícia. Se a mala que é bem maior não apareceu como vai ser telemóvel ou pendrive.
Quando o bandido examinar o móvel que roubou vai ter uma grande frustração. É que, aquele aparelhozinho que tão bem nos estava a servir, era velho, não estava a aguentar a carga e ninguém dará um centavo por ele. O pendrive sim. Este era de 1 Gb e tinha arquivos pessoais de muita estima. Mas paciência.
Estamos sem contacto via móvel. Esta é a razão de não termos podido atender as chamadas. Estamos a envidar esforços para, tão breve quanto possível, resolvermos esta situação. Até lá, por favor, queira nos contactar pelo fixo 2617404 ou email: joseheleno67@gmail.com

Faleceu o Pr. David Diehl

Faleceu, vítima de cancer, David Diehl, pastor em Colorado Springs First Church of the Nazarene, filho do Superintendente Geral Dr. James H. e Dorothy Diehl, no passado dia 23 de Junho, em Colorado Springs, Colorado.
O funeral é amanhã, dia 27, em Denver mas o culto fúnebre é hoje.

Ele deixou viúva e 2 filhos.

Oremos a favor da família Diehl.
Fonte: --NCN News

Esta Coisa chamada "Envelhescência"

Infelizmente em um mundo onde os valores se relativizaram, o comportamento dos homens cristãos em quase nada tem se diferenciado do comportamento dos homens não cristãos. Na verdade, ouso afirmar que existe um número impressionante de crentes, que ao atingirem a meia idade, movido por rompantes irresponsáveis, abandonam seus casamentos e filhos com a desculpa de estarem loucamente apaixonados por uma outra e mais nova mulher.
Assusta-me o fato de que inúmeras pessoas movidas por uma pseudoteologia, descartam relações usando de pressupostos bíblicos, aos quais não existem o menor fundamento. Tais pessoas advogam que o amor deve ser a razão essencial para que o casal esteja junto, e que quando ele acaba, deve-se romper a relação, ainda que com isso, seja necessário jogar na lata do lixo histórias, filhos e família. Na verdade, o comportamento de alguns homens de meia idade é parecido com o comportamento adolescente, isto porque, tanto envelhescente como adolescente questionam valores, relativizam conceitos, protagonizam rebeldia, rompem paradigmas, além de lidarem com as crises relacionadas à nova fase da existência. Como Já dizia Mario Prata, a envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade.

Adolescentes e envelhescentes se parecem em muitos aspectos. Por acaso você já percebeu que ambos possuem vocação para a incompreensão? Já se deu conta de que assim como ninguém entende determinadas atitudes dos adolescentes, também ninguém entende determinadas atitudes dos envelhescentes? Já reparou que ambos são irritadiços, se enervam com pouco, achando que já sabem de tudo e que ninguém absolutamente ninguém tem nada com sua vida?Em boa parte das vezes, adolescentes e envelhescentes são movidos e dirigidos pelo egoísmo umbilical, onde o que interessa é a satisfação pessoal, ainda que isso implique machucar severamente alguém.

Assim como a adolescência a envelhescência passa, e ao passar, dependendo dos atos e atitudes, o estrago feito por ações emotivas, baseada numa paixonite aguda e irresponsável, tornará quase que impossível o resgate de uma vida familiar bela, rica e profícua.

Pense nisso!

Soli Deo Gloria,
Renato Vargens

Jael Sá Nogueira

A jovem Jael, morena, linda, simpática, fiel a Deus, filha do casal Sá Nogueira (Rev. Sá Nogueira e D. Ruth) é o nosso quadro de hoje.
Leonardo Da Vinci terá visto Jael em 1503, quando pintou Mona Liza. Não estamos a ser generoso, tão-somente justo para com os nossos, neste caso, para com a nossa querida Jael.
Conseguimos apurar que ainda não tem namorado, pese embora não tem faltado corajoso a jogar charme ao Sr. Armando com segundas intenções. Ela considera que agora a prioridade é estudar. Mas quando chegar a hora, os candidatos têm que saber que uma das exigências do Sr. Armando, é que, qualquer um que queira ser seu genro, tem de jejuar e orar muito, ou seja, tem de gostar da oração. Entre alguns comentários que temos ouvido dos que já têm corações presos no Meio-de-Achada, um, coincidentemente, vem de todos: Jael é a encarnação da D. Ruth.
A verdade é uma só: quem tiver a benção de Deus, do Sr. Armando e D. Ruth, quem vier a conquistar o coração de Jael, esse pode considerar-se um trilionário, um sortudo, um abençaodo, um Sá Nogueira. Os corajosos podem começar a orar.
Só mais uma linha.
Jael, continue assim!!!

Wednesday, June 25, 2008

Retiro de casais da Igreja do Nazareno da Achada de S. António (Clique aqui)

Tornou-se moda fazer balanços positivos. Nunca os balanços são negativos, já repararam? Mas eu seria de uma enorme desonestidade intelectual e um ingrato sem tamanho se eu não dissesse que o retiro de casais da INASA foi mais do que positivo, foi excepcional, foi tremendo e como sói dizer-se, superou, claramente as nossas expectativas. Houve quem dissesse ter sido o melhor até agora realizado. Eu não creio, até porque “o melhor”, o “mais” são sempre subjectivos e dependem sempre do padrão de comparação. Foi bom? Foi óptimo? Não, foi “bóptimo”, como dizia Jô Soares!
Em virtude deste ano todos os feriados e tolerâncias de ponto terem, coincidentemente, caído em quintas-feiras, domingos ou dias parecidos (que não permitem pontes com fins de semana), tivemos que procurar um local que fosse perto da Cidade da Praia, que nos permitisse não perder muito tempo em viagens. Depois de alguma pesquisa, acabámos por escolher o sempre encantador e único Vale de S. Francisco. Não, não foi no nosso acampamento (ainda não foi desta), mas nas instalações da King Fisher, empreendimento alemão muito bonito, embora tivéssemos que carregar tudo, desde gasóleo para o motor, colchões para dormir, carvão para o churrasco (em Santiago quando falamos de churrasco, não queremos dizer “tchota”, é galinha mesmo), todo o género de utensílios domésticos, pratos, copos, além de contratar um camião com 10 toneladas de água para o nosso banho etc., etc.
Confesso-vos que estava com algum receio que os “retirantes” não gostassem do tempo que iriam passar, devido ao desconforto de irem dormir em cima de colchões no chão e de os casais desta vez terem de dormir em casas separadas: homens de um lado, mulheres de outro. Qual o meu espanto, isso serviu para apimentar mais o convívio, embora aqueles que têm o sono leve como eu, tivessem que aturar, à noite, uma sinfonia de roncos que faziam inveja a qualquer orquestra filarmónica. Não me restou outra opção que arrastar o meu colchão para outras paragens mais silenciosas, como forma de gozar alguns minutos de sono. Meu Deus, como foi maravilhoso o retiro. OBRIGADO!
Chegados a S. Francisco, depois das 8 da noite de sexta-feira, dia 20, e depois de todos divididos pelas casas, cada uma mais bela que a outra, todos deram uma mão de ajuda na preparação da sopa de rolom, com muito xerém e atum, seguida de sandes e frutas. No sábado de manhã, depois de um pequeno-almoço que não perde em nada ao que é servido em nossos hotéis, fomos assistir à primeira palestra, magistralmente proferida pelo Geordano Custódio, psicólogo e proprietário da Praia FM. Ele emocionou-se ao lembrar que tudo o que ele é hoje, o deve à forma como a Igreja do Nazareno formatou o carácter dele, embora ele tenha reconhecido a afastamento dele da Igreja. Falou-nos dos sintomas de crise no casamento e deixou-nos conselhos eficazes, tais como o de verbalizarmos sempre o nosso sentir, face ao nosso parceiro e aos nossos filhos, para que eles nunca tenham mensagens erradas, por omissão nossa. Este balanço poderia ser dedicado somente à palestra por ele dirigida, dada a imensidão de aspectos interessantes dela dimanadas. Só para terem uma ideia, a palestra que deveria ser de 1 hora, demorou 2 horas e meia e ninguém queria arredar pé do local. Como sempre, os casais inundaram
O palestrante com perguntas!
Não quisemos sobrecarregar os casais com programas mil, mas foi nosso intento permitir mais actividades lúdicas e mais tempo livre com praia, sol e mar, sem descurar debate de temas livres. Depois de uma gostosa cachupa feita na lenha, no Sábado à tarde, dividimos os homens para um lado e as mulheres por outro, cada grupo escolhendo um tema que depois seria partilhado em plenário. Os homens escolheram “As dificuldades da compreensão mútua” e entre nós pusemos a nú tudo quanto nos impedem de ser mais transparentes e claros com nossas esposas e “declarámos guerra” a algumas falhas delas nesse domínio. Uma das falhas que deu brado depois em plenário foi a constatação feita pelos homens que as mulheres são difíceis de ser compreendidas por estarem sempre a renovar o seu sistema de exigências. E esta, hein? É claro que tivemos de ouvir a reacção delas em sentido contrário, mas depois, num espírito de paz e de harmonia, chegámos todos à conclusão de haver uma necessidade permanente de compreensão mútua, na aceitação pela diferença e na procura da satisfação plena! O tema das mulheres não trouxe qualquer polémica, pois é uma constatação que precisamos de ter tempo de qualidade, na nossa relação com o nosso cônjuge, e com os nossos filhos.
Domingo foi tempo de louvor e adoração e de uma conversa informal com o Pastor David Araújo sobre os fundamentos de um lar feliz. O Espírito Santo desceu de forma incrível naquele lugar e algumas pessoas testificaram das dificuldades que vêm enfrentando no matrimónio e prometeram tudo ir fazer para fortalecer o mesmo. As lágrimas desceram naquele lugar e houve muito quebrantamento.
O retiro foi farto, pois os nazarenos da Achada de S. António têm olhos gordos. Havia tanta comida que tivemos de inventar refeições para dar saída a tanto bolo, tanta salada, tanto cuscuz, a tanto frango, e até o peixe que levámos, trouxemos de volta, enfim a dispensa esteve abastecida. Certamente, muitos vão ter de redobrar nos exercícios físicos, nas semanas seguintes. Ainda trouxemos material comestível que daria para um mini-retiro. Deus ofereceu-nos, deveras, um tempo excepcional. No último dia, ninguém queria vir embora! Até para o ano!
João Gomes
Nota: Clique no título para ver muitas fotos do retiro

Cartaz do Festival


Depois de ontem termos postado o anuncio detalhado do Festival, hoje apresentamos em cores, o cartaz do evento.
É só espiar.

Ministério V.I.D.A tem Blog

O Ministério V.I.D.A. começou como uma visão em 2003 e foi implementado em 2006.Em 2008, este ministério foi estabelecido oficialmente para cumprir a “Grande Comissão” do nosso Senhor Jesus Cristo, como Ele nos ordenou em Marcos 16:15, “Ide e pregai o evangélio a toda a criatura”, e também obedecer a instrução D’Ele que diz; “ Porque tive fome e deram-me de comer; tive sede e deram-me água; era estranho e convidaram-me para vossas casas; andava nu e vestiram-me; estive doente e cuidaram de mim; estive na prisão e visitaram-me.”(Mat. 25:35-36)Pela graça de Deus, o Ministério V.I.D.A. já realizou duas viagens de missão a Cabo Verde desde 2006 para cumprir a chamada para as Nações. Muitas almas se converteram recebendo Jesus Cristo como seu Salvador, através de campanhas evangelísticas nas comunidades. Também as organizações como Tenda EL Shadai e o Orfanato S.O.S., receberam amor tangível de Cristo, através da distribuição humanitária de comida, roupas, medicamentos e também visitas pessoais às pessoas hospitalizadas. Toda a honra e glória seja dada ao nosso Deus.A sua doação e oração serão apreciadas, ao cumprirmos a comissão de Mateus 25:40; “Quando fizeram isso a um destes meus mais insignificantes irmãos, a mim o fizeram”.O nosso propósito: A organização V.I.D.A tem por objectivo, promover para as comunidades Cabo Verdeanas, festivais musicais cristas, envangelismo pessoal e programas sociais.Queremos ver as famílias e as comunidades, obterem o conhecimento das escrituras e a vontade de Deus para suas vidas. Também ajudar com as necessidades diarias e emocionais, através das actividades sociais proporcionadas pelas Igrejas Evangélicas em Cabo Verde, e em conjunção com a organização V.I.D.A. e Igrejas Evangélicas nos Estados Unidos.
O Ministério V.I.D.A. nasceu duma visão e queremos cumprir a visão de Deus deu para nós, ao prólogo das comunidades e das nossas queridas Ilhas de Cabo Verde. O nosso irmão António (TóTó) Tavares e familia e eu Higino Pina e família embarcamos neste Ministério acreditando que Deus o planeou e vai suprir todas as necessidades para que esta possa ser uma realidade e sucesso. O jantar de 26 de Abril, foi o nosso primeiro evento como uma organização non-profit, com o propósito de engrariar fundos para com as despesas do contentor de comidas, roupas, brinquedos e artigos escolares e vamos levar 550 Bíblias para as Igrejas Evangélicas, para a missão á Cabo Verde em Julho se Deus quizer. Nós queremos ser um ministério de compaixão por além do ministério de evangelismo e promoção de festivais musicais cristã nas comunidades em Cabo Verde. O nosso sonho é poder tocar todas as Ilhas com esse mesmo propósito no futuro próximo. Orem por nós para que Deus nos dê sempre sabedoria e recursos para planejamento dos futuros eventos em Cabo Verde. Queremos ser uma argola entre as comunidades e Igrejas nos Estados Unidos e Também em Cabo Verde. Estaremos num Grande Festival Musical neste ano em Julho Próximo na Ilha de Santiago, de 11 até dia 23 de Julho, nos respectivos lugares incdicados no panfleto.
Obrigado a todos os participantes e apoiantes deste ministério.
Ministério V.I.D.A.
609 Smithfield Road
North Providence, Ri, 02904
E-Mail: vidaministrytp@cox.net
Blog do Ministério V.I.D.A - http://vidaministrytp.blogspot.com/

Tuesday, June 24, 2008

FESTIVAL DE MÚSICA EVANGÉLICA EM CABO VERDE

Pretende-se com esse anúncio, promover o evento, Festival de Músicas Evangélicas 2008, procurando maior envolvimento da comunidade evangélica espalhada por todo o mundo;
Contar com orações e contribuições monetárias dos cristãos, residentes em cabo Verde e no estrangeiro.
Apesar de ser a 7ª vez em que se realiza esse Festival, este ano a Comissão liderada pelo Reverendo Armando Sá Nogueira, Pastor na Igreja Nazarena do Palmarejo, tem procurado dar maior ênfase a esse evento, permitindo assim que esse Festival seja um grande acontecimento para honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo e quem sabe no futuro com ajuda de Deus, dar oportunidade a outras Ilhas de Cabo Verde de terem o privilégio de contar com a realização de Festivais do género.
Datas e Locais de realização:
- 11 de Julho (Sexta Feira) – Cidade Velha – Reverendo Adérito Ferreira
- 12 de Julho (Sábado) – Achada de Santo António – Reverendo David Araújo
- 18 de Julho (Sexta Feira) – Pedra Badejo – Reverendo Armando Sá Nogueira
- 19 de Julho (Sábado) – Vila do Tarrafal – Pastor Lino Magno
Sob o lema, JESUS ESPERANÇA PARA CABO VERDE, o Festival procura anunciar o Evangelho ao povo cabo-verdiano, pelo que agradecemos a colaboração de todos em Orações e Contribuições Financeiras, através das seguintes contas:
Conta Banco Comercial do Atlântico:
Conta: 78199946.10.1 CVE
IBAN/NIB --------------------- CV64 000300007819994610176
Titulares: Armando Augusto Sá Nogueira/ Osvaldo Eurico F Carvalho Rocha/ Ana Paula F Pinto Vaz
SWIFT CODE: BCATCVCV
Conta Banco Interatlântico, SA
Conta: 3179370.10.1 CVE
IBAN/NIB --------------------- CV64 000500000317937010197

Titulares: Pedro Elias Tavares/Amílcar Salazar Moreira M Baptista/ Marcos Paulo Brito Robalo
SWIFT CODE: CGDICVCP
Considerando a importância da Vertente Social como forma de anunciar o Evangelho, incentivamos os membros das Congregações Locais a colaborarem disponibilizando géneros alimentícios, materiais escolares e brinquedos (através das Igrejas onde congregam). Essas ofertas serão distribuídas nas localidades mais carenciadas da Ilha de Santiago.
O Ministério VIDA, dos EUA, representados pelos Irmãos Totó Tavares, Higino Pina e respectivas famílias, estão trazendo para Cabo Verde, um contentor, graças à colaboração da Comunidade Cabo-verdiana e não só, residentes nesse País da Diáspora.
Á semelhança do ano de 2007, pretende-se realizar uma Marcha para Jesus, com trajecto Fazenda (Centro Social 1º de Maio) e Achada de Santo António (Frente da Escola Técnica), culminando assim com o início do Festival nessa localidade no dia 12 de Julho (Sábado). Este ano contamos vender t-shirts (a preço de custo) e confeccionar dísticos, para que todo o ambiente esteja em conformidade com lema do Festival, Jesus Esperança para Cabo Verde.
Grupos Musicais: Casal Joshua Jones e Charity, Igreja Bom Deus de Eugénio Lima, Nilson do Pedra Badejo, José Carlos e Lécio da Praia, Tótó Tavares dos EUA, Grupo Shakinai do Palmarejo, Pastor Jorge Rocha residente em Noruega, Tenda El Shadai de Pedra Badejo.
Coreografia: MPC (Mocidade para Cristo)
Membros da Comissão:
Ilha de Santiago -Praia (Cabo Verde): Liderada pelo Reverendo Armando Sá Nogueira
Pastor Marcos Robalo (Assembleia de Deus), Pastor Joshua Jones (Igreja de Louvor), Sr. Amílcar Baptista (Igreja Nazarena do Palmarejo), Sr. Osvaldo Rocha (Igreja Nazarena da Assomada), Elias Sá Nogueira (Igreja Nazarena do Palmarejo), Pedro Elias Tavares – Juca (Igreja Nazarena da Achada), Missionária Katienne Silva (Igreja Presbeteriana), Ana Paula F Pinto Vaz (Igreja Nazarena da Achada).
Nos Estados Unidos da América: Tótó Tavares e Família; Higino Pina e Família e Ministério de apoio ao evangelismo - VIDA.
No final, o nosso compromisso é elaborar um relatório e informar como decorreu o Festival e dos gastos realizados.
Desde já os nossos agradecimentos pela Vossa preciosa colaboração. Que juntos possamos fazer o melhor para o nosso Mestre, para que Cabo Verde seja conhecido como Nação cujo Deus é o Senhor.
Queremos aqui expressar o nosso apreço ao Pastor Joshua Jones, o mentor do projecto e ainda membro da actual Comissão e a todos os Grupos Musicais, Pastores e Leigos que de forma incansável deram o seu contributo para que fosse possível a realização do Festival de Músicas Evangélicas desde 2000.
E ainda o nosso especial agradecimento aos irmãos residentes nos Estados Unidos pela colaboração prestada ao Tótó Tavares, Higino Pina e respectivas famílias.
«BEM -AVENTURADA É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR, E O POVO QUE ELE ESCOLHEU PARA A SUA HERANÇA» - SALMOS 33:12
Pela Comissão
Ana Paula F Pinto Vaz

Moradores de Chicago reclamam de 'ataques' de pássaros

Os moradores da cidade americana de Chicago enfrentam verdadeiros "ataques" de pássaros.
Ciclistas e pedestres queixam-se de estarem sendo bicados depois de "perseguidos" por até 100 metros por melros, disse o jornal da cidade, Chicago Tribune.
Durante a época de reprodução, sabe-se que os machos defendem o seu território com ferocidade.
Algumas das vítimas compararam a situação com a do filme Os Pássaros, um clássico de 1963 dirigido por Alfred Hitchcock, e decidiram até batizar uma das aves com o nome do diretor britânico.
"Alguma coisa simplesmente baixou, bicou minha cabeça, pegou o meu cabelo e voou", disse Holly Grosso, uma empresária local e vítima do ataque de Hitchcock - o pássaro.
Gato
O ornitólogo Douglas Stotz disse que entre os lugares onde os ataques de melros são mais comuns estão parques e áreas ao longo da margem do Lago Michigan.
Segundo Stotz, aves zangadas poderiam ser desencorajadas de ataque se encaradas diretamente.
Sugestões mais radicais com o objetivo de afastar os atacantes incluíram a imitação do som de um cão latindo ou do som de uma ave de maior porte.
"Abra os seus braços e avance em direção a ele", sugeriu um email. "O padrão de reconhecimento (do pássaro) vai ser acionado e fazer com que você pareça ser um predador perigoso, como um gavião."
Um outro email sugeriu que os ciclistas instalem cestas em suas bicicletas com um gato dentro. "Melhor ainda é usar um capacete enorme com uma janelinha com um gato dentro."
Potenciais vítimas estão tomando novas precauções para evitar os pássaros mudando seus caminhos para o trabalho ou só saindo de bicicleta com um capacete.
Embora tenha sido sugerido que usar qualquer forma de cobertura na cabeça é suficiente para impedir ataques, este mito perdeu a força recentemente quando um homem foi atacado apesar de usar um boné de baseball, disse o jornal americano Chicago Tribune .
Fonte: BBC-Brasil

É o fim da picada...

Em nome da contextualização e da necessidade de se modernizar a propagação da Palavra de Deus, tem sido comum por parte de alguns pastores e líderes evangélicos a utilização de estratégias diferenciadas na “evangelização”.
A cada instante, movidos por poderosas revelações, novas e mirabolantes estratégias tem sido criadas na expectativa de arrebanhar para os apriscos da fé, um número cada vez mais significativo de jovens. E é pensando assim que eventos dos mais estranhos possíveis têm sido criados por parte da liderança evangélica neste país, como por exemplo, o aparecimento de boates e discotecas gospel. Aliás, você já reparou que nós evangélicos temos a facilidade de transformar tudo em gospel? Para tais pastores, boates e discotecas tornaram-se “álibis” indispensáveis para se pregar “as boas novas” de Cristo Jesus. Na verdade, neste Brasil tupiniquim, cada vez mais em nome de uma liberdade cristã, os jovens abandonam a palavra e o discipulado bíblico em detrimento às festas e eventos que celebram efusivamente o hedonismo exacerbado de um tempo pós-moderno.
Para piorar as coisas, tais evangélicos criaram a RAVE GOSPEL. Confesso que fico estupefato com a capacidade evangélica de elucubrar sandices. Sem sombra de dúvidas isso é O FIM DA PICADA. Ouso afirmar que do jeito que a coisa anda daqui a pouco teremos um tipo de ecstasy gospel.
Prezados, confesso que estou absolutamente perplexo e preocupado com os rumos da igreja evangélica brasileira. Isto porque, em detrimento do “novo” têm-se optado por um caminho onde se negocia o que não se pode negociar. Cadê o compromisso com a Santa Palavra de Deus? Onde está o imperioso desejo de se fazer à vontade do Senhor em todos os momentos da vida?Por que será que temos coxeado entre dois pensamentos?
Chego a conclusão de que mais do que nunca a igreja evangélica brasileira precisa de uma nova reforma.
Soli Deo Gloria.
Renato Vargens

Mugabe diz que 'só Deus' o tira da presidência do Zimbábue

A menos de uma semana da realização do segundo turno das eleições presidenciais no Zimbábue, o presidente Robert Mugabe afirmou, num comício na sexta-feira, que a oposição mente sobre a suposta violência durante a campanha e disse que somente Deus poderá tirá-lo do cargo.
O partido opositor MDC (Movimento para a Mudança Democrática) afirma que ao menos 70 de seus simpatizantes foram mortos e centenas foram agredidos durante a campanha para o segundo turno, programado para a próxima sexta-feira.
O candidato do MDC, Morgan Tsvangirai, foi o mais votado no primeiro turno das eleições, com cerca de 48% dos votos, enquanto Mugabe obteve cerca de 43%.
Apesar de ter inicialmente denunciado fraude na primeira votação, o MDC acabou aceitando participar de um segundo turno, mas diante do que considerou uma campanha de intimidação por parte do governo, o partido ameaçou na sexta-feira se retirar do processo eleitoral. Uma decisão deve ser anunciada na segunda-feira.
"Independência"
Durante o comício da sexta-feira, na cidade de Bulawayo, Mugabe, que governa o país desde 1980, disse ainda que o MDC nunca poderá governar o país.
"Nós nunca permitiremos um evento como uma eleição para reverter nossa independência, nossa soberania", disse Mugabe aos seus simpatizantes.
"Somente Deus, que me elegeu, pode me remover - não o MDC, nem os britânicos", afirmou.
Mugabe repetiu sua acusação de que o MDC promove no país os interesses da Grã-Bretanha, antigo poder colonial, e de outros países ocidentais.
Campanha
O embaixador do Zimbábue na ONU, Boniface Chidyausiku, negou que estivesse ocorrendo intimidações contra eleitores para favorecer o partido de Mugabe, Zanu-PF.
"Estamos fazendo campanha. Tem havido violência no Zimbábue promovida pelo MDC, e as estatísticas que eu tenho mostram que o MDC está promovendo atos de intimidação e violência. Tem havido alguns incidentes nos quais o Zanu-PF foi o responsável, mas em geral há mais acusações contra o MDC do que contra o Zanu-PF", disse.
Mas os líderes do MDC, assim como funcionários de agências humanitárias e muitos civis envolvidos nos episódios de violência acusam os simpatizantes do governo.
"Eles nos ameaçam de morte, ameaçam nossas famílias. Dizem: 'Se vocês ousarem votar pelo MDC, suas mulheres, seus maridos vão ser expulsos da força policial e vocês serão expulsos de suas casas", disse um ex-policial.
Imagens
Na sexta-feira foram divulgadas imagens gravadas pelos funcionários da embaixada americana mostrando milicianos armados com bastões aparentemente ameaçando simpatizantes do MDC em uma favela da capital, Harare.
Os países vizinhos ao Zimbábue também manifestaram preocupações sobre a violência durante a campanha eleitoral.
O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, um dos mais próximos aliados de Mugabe, pediu a ele que interrompa a onda de violência.
O ministro das Relações Exteriores da Tanzânia, Bernard Membe, que chefia uma equipe internacional de observadores das eleições, disse à BBC durante a semana que a violência parecia estar aumentando em todo o país.
Fonte: BBC Brasil

Monday, June 23, 2008

Sete Fundamentos Para se ter um casamento bem sucedido

Afirmação: O casamento é uma instituição que foi Criada e elaborada por Deus.
1- Co-igualdade.
A mulher foi feita de uma costela tirada ao lado de Adão; não de sua cabeça para governar sobre ele, nem de seu pé para ser pisada por ele; mas de seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegida, e perto de seu coração para ser amada.
2- Fidelidade
O Mundo não acredita mais na fidelidade. Todavia, um casamento alicerçado neste princípio tem muito mais possibilidades de subsistir diante das pressões do dia a dia. A fidelidade é uma atitude "sine Qua non"pra que se tenha um casamento feliz e bem sucedido.
3- Verdade
A verdade deve sempre prevalecer independente do conflito em questão. Aonde existe verdade existe confiança, e aonde existe confiança não existe possibilidade de incoerências e "achismos"."A Verdade é sempre forte, não importa quão fraca pareça, e a falsidade é sempre fraca, não importa o quão forte pareça."( Phillips Brooks)
4- Amor
I Co 13- 4-7. " O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes , não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
5- Aliança
O que faz o casamento uma instituição duradoura, não são os bens que possuímos, as boas relações que desenvolvemos, ou o amor que temos um pelo outro. O que sustenta o matrimônio é a aliança que fazemos um com outro diante de Deus, familiares e amigos.
6- Compreensão e determinação
Existem 02 fatores que comumente agem de forma implacável e persistente sobre o casamento nos dias de hoje: - A incompreensão entre os cônjuges. Duas pessoas que se amam tem que desenvolver a habilidade de compreender uma à outra. Isto é, desenvolver uma atitude compreensiva e madura para com as fraquezas de seu cônjuge, não intencionando mudá-lo(a) com críticas ou insinuações maldosas. O casamento é um ajustamento Contínuo.- Falta de determinação de se permanecer casado. O casamento se mantém não pelo amor somente, mais sobretudo pela aliança feita pelo casal diante Deus.
7- Ter Jesus como âncora e socorro
Com certeza os conflitos virão, e ainda que nós desenvolvamos todos os princípios citados, sem Jesus, estamos fadados ao fracasso.

Pr. Renato Vargens

Rev. Ernest Eades

Há muito, alguém nos pedia foto do Sr. Eades. Aqui está um homem de Deus que marcou as ilhas de Cabo Verde. Um grande visionário. Pessoalmente, sabemos muito pouco do Sr. Eades mas o pouco que sabemos é que ele sonhou muitas igrejas em Santiago e construiu muitas capelas.
Ele era um grande sonhador e um apaixonado construtor.

Este é mais um capítulo da nossa rica história.

Pastores a dormir

Esta foi flagrada numa das secções de formação teológica que este ano, nós os pastores, temos tomado. Era no intervalo para o almoço, depois de uma manhã de muito trabalho, com o corpo chumbado, só dormir era remédio, mesmo que para isso fosse numa esquina qualquer. Esta dormida foi à porta da Federação Cabo-verdiana de Futebol.
Dormir, todos nós dormimos. Alguns podem pensar que pastores não cansam, e por isso não precisam descansar, não têm sono, da mesma forma não precisam dormir. Nada mais falso. Não somos de ferro. Cansamos e se cansamos precisamos descansar.
Os nossos irmãos (Pastores Osvaldo, Francisco e Ivan) tinham chegado de uma viagem de barco e não terão dormido durante a noite. O Frank estava mesmo a roncar.
Deus abençoe esses nossos três.

Odete Rodrigues operada

A nossa irmã Odete Rodrigues, membro da igreja do Plateau, que se encontra nos EUA, foi operada no dia 5 de Junho, próximo passado, a um tumor no lado esquerdo da cara. Segundo ela nos contou, tudo correu bem,. Ela diz ter visto Deus operando em sua vida. e agradece a todos que oraram por ela.
O regresso a Cabo Verde está previsto para o final deste mês.

Saturday, June 21, 2008

Casamento de Ana e Manuel

Foi há 28 anos atrás. Tudo começou 11 meses antes do casamento quando o par começou a caminhada que hoje completa 28 anos. Ana e Manuel namoraram 11 meses. A passagem de Primavera para Verão, dia 21 de Junho de 1980, ficou marcada no calendário dos Barros.
O casamento dos nossos irmãos Barros (Ana e Manuel), segundo testemunhas oculares, contactadas por nós, foi em tudo lindo e inspirador. Dois jovens fiéis ao Senhor se unindo em casamento.
O Rev. António Marcelino Barbosa Vasconcelos, pastor da Praia, não esteve na cerimónia por estar ausente nos EUA a participar na Assembleia Geral. Por este motivo, foi chamado o Rev Manuel Ramos, na altura pastor em Picos, amigo do casal, para presidir o matrimónio.
A cerimónia que estava marcada para as 16:30, só veio sair 2 horas depois, ao cair da noite, isto é, às 18:30, devido ao facto da madrinha da noiva, D. Margarida Barbosa, ter tido uma inesperada indisposição. O Manuel ficou especado 2 horas na plataforma à espera da noiva que não chegava e ninguém sabia a razão do atraso. Na época, ainda não havia telemóvel. Mais tarde, ficou-se a saber que a Ana que devia comparecer às 16:30, estava aguardando a chegada da madrinha para a vestir, como manda a tradição. Segundo desabafo do irmão, Rev. Manuel Barros, 28 anos depois e a sorrir, confessa:”A espera de 2 horas valeu a pena. Esperaria horas, dias, meses ou até anos, se necessário fosse. Eu a amo perdidamente e quando se ama, espera-se. Ela é uma excelente companheira. Valeu a pena”.
Às 18:30, Félix Piedade arrancou no teclado a música do cortejo nupcial, anunciando assim o início da cerimónia.
De seguida, apareceram as duas irmãs Lima (Eunice e Ester) empunhando velas a caminho da plataforma.
A assistência registou mudança no semblante do noivo que parecia dizer: até que enfim!!!
A cerimónia terá demorado sensivelmente 1 hora. Para além do beijo, da troca de votos e de alianças, um dos momentos altos dessa cerimónia terá sido a afirmação profética, proferida pelo Rev. Ramos que, com a Bíblia aberta, declarou: “Porquanto este homem e esta mulher consentiram ambos no santo matrimónio e o testificaram na presença de Deus e desta congregação, e o confirmaram pela união das mãos, eu os declaro marido e mulher, casados em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Aqueles que Deus ajuntou ninguém os separe. Amem!”
Depois desta declaração, Manuel beijou a Ana na boca, demoradamente, debaixo de muitos aplausos e críticas dos mais conservadores.
As buzinas já estavam abertas mesmo antes do casal deixar a porta da igreja onde ficaram a receber as felicitações por algum tempo.
O copo de água preparada em casa de uma das irmãs de carne do Manuel, em Achada Santo António, estava prestes a ser servido. Ouviam-se apitos na avenida principal com muitas senhoras com pires de arroz a lançar à passagem do carro da noiva cumprindo a tradição. Manuel e Ana, felizes da vida, com as mãos de fora, acenavam para toda a gente. Ana chorava cada vez que, durante o cortejo de viaturas, ouvia vozes desconhecidas a gritar: “Noiva sta bonita, é bonita propi”.
O copo de água, que de copo de água não tinha nada, começou. Festa, mas que festa! Houve festa bedju que para o “sai-de-noivo” (um tipo de São Braz) não foi necessário preparar mais nada, de tanto que foi a fartura do cardápio.
28 Anos se passaram. Os que conhecem o casal afirmam, sem receios de errar, que é um exemplo a seguir.
Deus abençoe o casal Barros.
Este é mais um capítulo da nossa rica história.

(Querendo alguém felicitar o casal, eis o contacto: 9929851)

Observação: Brevemente, publicaremos as muitas fotos deste casamento

O Dia Seguinte

O dia seguinte era um tipo de São Braz em casa dos pais do noivo. Era uma outra festa onde o casal recebia felicitações dos convivas e cortavam o bolo da noiva.
Como reza a tradição, no dia seguinte, o casal tinha que aparecer bem disposto, com sorriso na cara (sinal de que tudo correu bem durante a primeira noite). Normalmente, as senhoras idosas mais extrovertidas, em privado, entrevistavam a noiva para saber dos detalhes da primeira vez.
Na altura, não havia tradição de Lua-de-Mel como hoje. No final do São Braz, o casal recolhia à sua nova casa dando início a uma nova família.
Assim começou a família Barros

Elias Sá Nogueira fez anos ontem

O nosso estimado irmão Elias fez 25 anos ontem, dia 20. Estávamos com o texto pronto para postar quando a Electra entrou em cena cortando a energia. Não foi possivel entrar ontem, dia 20, a tempo de desejar feliz aniversário ao nosso Elias, mas mais vale tarde do que nunca.
Elias, feliz aniversário. Não te esqueças que nasceste no Fogo e, de nascença, és um foguense. Aliás, somos.

Deus te abençoe ricamente.

Tótó Tavares cria Blog

Anunciamos em primeiríssima mão que o nosso irmão Tótó Tavares, músico, residente nos EUA, acaba de abrir um blog.
Tome nota do endereço: http://www.tototavares.blogspot.com/

Merece ser visto.

Parabens irmão Tótó por esta boa iniciativa e seja benvindo à blogosfera.

Estamos juntos

DIREITO E COSTUME--José João Neves B. Vicente

Para a “escola sociológica”, o costume é a base essencial do direito. A maneira como o direito é aplicado e desenvolvido depende dele. Para a “escola positivista”, o papel do costume é praticamente zero. O direito, uma vez codificado, é identificado com a vontade do legislador.
Ora, a posição da “escola sociológica” é exagera. Porém, a posição da “escola positivista” carece de realismo. O costume não é o elemento essencial e primário do direito como pretende a “escola sociológica”, ele é um dos elementos que ajudam a descobrir a solução justa. Porém, ele não é, também, tão insignificante como pretende a “escola positivista”.
Na Franca, por exemplo, existe o reconhecimento da preponderância inconteste da lei codificada. Deste modo, a tendência é ver o costume como uma fonte de direito ultrapassada. Os juristas franceses apenas prevêem a aplicação do costume nos casos em que a lei remete expressamente os juizes para este. Já em outros paises como a Grécia, a Suíça e a Alemanha, devido a influencia da “escola histórica” que considerou o direito, no século XIX, como um produto da consciência popular, a tendência é apresentar a lei e o costume como duas fontes de direito colocadas no mesmo plano. Nos dois casos, infelizmente, a lei parece ter se tornada a fonte exclusiva ou quase exclusiva do direito. (Clique no titulo para ler mais...)

Friday, June 20, 2008

07 Bem-Aventuranças de uma Família Feliz

1- Bem-aventurado a família que cultiva diariamente no jardim do seu lar a afetividade, o carinho e o respeito.
2- Bem-aventurado a família que sabe lidar com as suas diferenças entendendo que cada membro é dotado tanto de virtudes e valores admiráveis como de limitações.
3- Bem-aventurado a família que confia no Senhor em todas as circunstâncias independente delas serem positivas ou negativas.

Certa vez, ouvi a seguinte estória: O único sobrevivente de um naufrágio foi parar em uma pequena ilha desabitada, fora de qualquer rota de navegação. Ele orava fervorosamente pedindo a Deus para ser resgatado, mas os dias passavam e nenhum socorro vinha. Mesmo exausto, ele construiu um pequeno abrigo de madeira para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos pertences. Um dia, saiu em busca de algum alimento e, quando voltou, encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente desesperado e revoltado, ele gritava chorando: "O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, pôr que fizeste isso comigo? " Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado. No dia seguinte bem cedinho, foi despertado pelo som de um navio que seaproximava.-"Viemos resgata-lo", disseram.–"Como souberam que eu estava aqui?", perguntou ele.-"Nós vimos o seu sinal de fumaça" !

Caro leitor, é absolutamente comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal. Mas Deus age em nosso beneficio, mesmo nos momentos de dor e sofrimento. Lembrem-se: se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a graça Divina.


4- Bem-aventurado a família que desenvolve o hábito de agradecer a Deus diariamente pela provisão.

5- Bem-aventurado a família que sabe controlar as suas finanças não gastando mais do que ganham, pois Deus multiplicará a sua colheita.

6- Bem-aventurado a família em que seus membros não levantam a voz um para com o outro, pois o seu lar será cheio de paz. O sábio Salomão ensina que a palavra dura suscita a ira, porém a branda desvia o furor. Um filho e seu pai caminhavam pelas montanhas. De repente seu filho cai, machuca e grita: - Aaaii !!Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha:- Aaaii !!Curioso, pergunta: - Quem é você ?Recebe como resposta: Quem é você ? Contrariado, grita: - Seu covarde !Escuta como resposta:- Seu covarde ! Olha para o pai e pergunta aflito: - O que é isso ? O pai sorri e fala: - Meu filho preste atenção.

Então o pai grita em direção a montanha: - Eu admiro você ! A voz responde: - Eu admiro você !De novo o homem grita: Você é um campeão !A voz responde: - Você é um campeão ! O menino fica espantado, não entende. Então o pai explica: - As pessoas chamam isso de ECO, mas na verdade isso é a vida. Ela lhe dá de volta tudo o que você diz ou faz. Se falar bruscamente com sua esposa receberá como retorno uma contra-resposta brusca.

Nossa vida é simplesmente o reflexo de nossas ações. Se você quer mais amor na sua relação conjugal, crie mais amor no seu coração.

7- Bem-aventurado a família que ama a Deus e o serve de coração Pois permanecerão firmes e inabaláveis diante das tempestades que a vida comumente nos impõe.

Soli Deo gloria,

Renato Vargens

Crianças que choram...

“Se eu pudesse eu dava um toque em meu destinoNão seria um peregrino nesse imenso mundo cãoNem um bom menino que vendeu limão. Trabalhou na feira pra comprar seu pão.
Não aprendia as maldades que essa vida temMataria a minha fome sem ter que roubar ninguémJuro que nem conhecia a famosa funabem.
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném.
É ruim acordar de madrugada e pra vender bala no tremSe eu pudesse eu tocava em meu destino.
Hoje eu seria alguém, seria um intelectual. Mas como não tive chance de ter estudado num colégio legal.
Muitos me chamam de piveteMais poucos me deram um apoio moral. Se eu pudesse eu não seria um problema social.”
Ouvindo essa canção interpretada por Seu Jorge, fico a pensar em milhões de crianças e adolescentes que vivem a margem da sociedade sofrendo os desmandos do poder público e da sociedade que implacavelmente os negligencia.
A dolorida situação das crianças de rua em nosso país nos deixa absolutamente boquiabertos com a frieza da população que os enxerga como "coisas". Infelimente, milhares de meninos e meninas dormem nas ruas das grandes cidades tupiniquins, cheirando cola, se prostituindo, tendo a vida e o futuro destruídos pela dor e o pecado. As estatísticas mostram que 75% destas crianças têm laços familiares o que aponta o caos existente nas famílias brasileiras.
Interessante que lidamos indiretamente com estas crianças todos os dias. Passamos por elas nos sinais, as vemos dormindo embriagadas pelo álcool a pleno luz do dia ou ainda promovendo pequenos furtos nos centros de nossas cidades, ou até mesmo "trabalhando" como "avião" nas favelas. Entretanto, em virtude da sindrome "umbiligal" que norteia a alma do cidadão pós-moderno, encontramos-nos como que anestesiados tratando os excluídos sociais como lixo descartável.
Paul Hiebert, diz que o ser humano tem a tendência de ver pessoas que não são parte do seu contexto social como parte da paisagem, ou um pedaço de mobília. No evangelho de Marcos, capitulo oito, Jesus trata de um assunto extremamente relevante. O texto diz, que ao curar um cego, a primeira imagem vista por este, era de homens como árvores.
Por acaso você já se deu conta de que temos uma enorme facilidade de coisificar a vida? Jesus, ao perceber que o cego enxergava pessoas como arvores, não hesitou em tocá-la novamente até que de fato o milagre acontecesse.
Lembre-se, meninos de rua não são arvores, ou objetos aos quais descartamos segundo os nossos interesses. Crianças precisam ser respeitadas, valorizadas, precisam de escola, saúde, dignidade, limites, amor.

De que forma você as têm enxergado?
Pense Nisso!

Renato Vargens

Thursday, June 19, 2008

Somos os flagelados do vento leste!

Nós somos os flagelados do vento leste!
A nosso favor
Não houve campanhas de solidariedade
Não se abriram os lares para nos abrigar
E não houve braços estendidos fraternalmente
Para nós
O mar transmitiu-nos sua perseverança
Aprendemos com o vento a bailar na desgraça
As cabras ensinaram-nos a comer pedras
Para não perecermos
Somos os flagelados do vento leste
Morremos e ressuscitamos todos os anos
Para desespero dos que nos impedem
A caminhada
Teimosamente continuamos de pé
Num desafio aos deuses e aos homens
E as estiagens já não nos metem medo
Porque descobrimos a origem das coisas
(Quando pudermos!...)
Somos os flagelados do vento leste
Os homens esqueceram-se de nos chamar irmãos
E as vozes solidárias que temos sempre
Escutado
São apenas
As vozes do mar
Que nos salgou o sangue
As vozes do vento
Que nos entranhou o ritmo do equilíbrio
E as vozes das nossas montanhas
Estranha e silenciosamente musicais
Nós somos os flagelados do vento leste

Ovídio Martins

Não li e não gostei

“Não li e não gostei” é, talvez, o argumento mais usado por aqueles que se debruçam sobre a tentativa de desmoralizar as Escrituras. Aliás, é possível falar “com autoridade” sobre as obras que não lemos. E, nessa empreitada, há um novo aliado na praça. Trata-se do lançamento "Como Falar dos Livros Que Não Lemos" de Pierre Bayard, publicado pela Editora Objetiva. Para Bayard, os livros podem ser classificados assim: os que não lemos, os que folheamos, aqueles dos quais ouvimos falar e os esquecidos. Acabo de incluir Bayard na minha lista dos “que folheamos”. Os leitores cristãos, no entanto, muitas vezes são como aquele adolescente que, ao ser apresentado a um suculento prato de brócolis, abre um sorriso e diz-se amigo daquela crucífera, mas prefere não tocá-la. Ao ser indagado por que não come se disse que gosta, a resposta é não menos lacônica: “Gosto, mas não a ponto de comer”. A Bíblia se presta a todo tipo de “blefador”, embora eu não conheça um “manual do blefador” para o “leitor” da Bíblia não passar vergonha. Mas, ainda assim, como diria Pierre Bayard, tanto se falou da Bíblia que, para esse “leitor”, tanto faz lê-la ou não. E, como diria Judas, é de praxe para o blefador falar mal do que não entende (Jd 1.10). Com lançamento agendado para julho, Por Que Confiar na Bíblia? — respostas para dez perguntas difíceis, começa com uma provocação: “Sinceramente, você acredita em tudo que está escrito na Bíblia”? Esta, entre outras, são algumas das questões escondidas no proverbial “não li e não gostei”. A autora, Amy Orr-Ewing — na opinião do teólogo e professor de Oxford Alister McGrath, “uma das melhores comunicadoras desta geração” —, sabe do que está falando. Amy aponta não apenas as respostas, mas cada uma das perguntas mais freqüentes levantadas contra as Escrituras. No prelo.

• Marcos Bontempo,

Viva a simplicidade

O capítulo 4 da Segunda Carta a Timóteo apresenta as últimas palavras e preocupações do apóstolo Paulo. Elas são endereçadas ao ainda inexperiente Timóteo e, para o escritor inglês John Stott, mostram que “mesmo que tenhamos sido profundamente transformados por Jesus Cristo, ainda somos seres humanos, com necessidades humanas”. E estamos cheios de necessidades. Não há exemplo melhor do que a novidadeira quermesse de bugigangas tecnológicas em que se transformou a mídia. Todos os dias somos apresentados a soluções novas para problemas que ainda não temos. E, claro, somos tomados pela sensação de inadequação ou pelo complexo de inferioridade, simplesmente porque ainda não enfrentamos aquela dificuldade que, “a partir de hoje”, estaria resolvida com a parafernália em oferta. É curioso que Paulo, próximo da morte, se preocupava com o futuro (“últimos dias” ou “virá um tempo”) e, paradoxalmente, apontava a solução no “passado” como quem aponta uma novidade esquecida (“permaneça nas coisas que aprendeu”). Os apelos do apóstolo não são fáceis de engolir. Para quem tem um mundo inteiro a um toque das mãos e uma máquina que, ao contrário de Baal, fala e traduz a minha língua, é difícil ouvir “a velha história”. Ainda assim, o livro de Timóteo é cheio de recomendações que nunca envelhecem — práticas conhecidas como a oração, a leitura da Bíblia, apelos éticos, apelos doutrinários. Simples assim. Ou, como diria N. T. Wright em Simplesmente Cristão (no prelo), “ser cristão no mundo de hoje é qualquer coisa, menos simples. Mas se há um tempo em que é necessário dizer, do modo mais simples possível, o que cada coisa significa, parece-me que é agora”.
• Marcos Bontempo,

Apoio para construção do templo da Igreja do Nazareno de Ribeira Bote

A Igreja do Nazareno de Ribeira Bote, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, tem um sonho – construir um templo e moradia pastoral – pois a capela, construída há cerca de 50 anos não corresponde às necessidades da congregação e do serviço que quer prestar à comunidade. É que a capela é constituída apenas de 1 sala, sem casas de banho e sem salas que possam servir para classes de Escola Dominical. Vamos por isso apoiar os nossos irmãos de Ribeira Bote, contribuindo com nossos depósitos na conta nº 16355947102 (Banco Comercial do Atlântico). Em breve, estaremos mostrando aqui o referido projecto.

Wednesday, June 18, 2008

Agenda da JNI - Sal

Estaremos no dia 12 de Julho fazendo reunir todas as igrejas da Ilha do Sal, para a segunda noite de Vigília de Louvor e Adoração. Desta vez, estaremos na Igreja do Nazareno de Santa Maria, onde todos os jovens vão adorar a Deus em Espirito e em Verdade. Relembramos que a primeira foi na Igreja do Espargos e o majestoso tempo teve a duração de mais de duas horas de intenso louvor e adoração a Deus com músicas, cânticos espontâneos, testemunhos e muita muita oração e quebrantamento diante do Todo-Poderoso. Queremos repetir a dose de benção. Portanto estão convidados todos os jovens da Ilha do Sal no sábado dia 12 de Julho a entrarem num tempo de encontro com Deus onde poderemos ter a prova do verdadeiro amor.

Paulo Santiago

JNI - Palmarejo

Esta é a JNI de Palmarejo. Para quem começou há dias está muito bom.
Deus abençoe os jovens de Palmarejo.

Paulo Santiago acaba de abrir um Blog

O nosso irmão de Santa Maria, Paulo Santiago acaba de abrir um blog. Ele propõe que seja um espaço de liberdade de expressão.
O email é: pamacv@hotmail.com

Apesar de estar no começo, está muito interessante. Merece ser visto.

Paulo, seja benvindo à blogosfera.

ONU proíbe que se fale de religião no Conselho de Direitos Humanos

Os oradores ante o Conselho de Direitos Humanos da ONU devem se abster de discutir questões religiosas, segundo uma decisão adotada pelo presidente dessa instância, depois de uma acirrada discussão entre países muçulmanos e ocidentais.
O direito de criticar a sharia (lei muçulmana) e o destino das mulheres nos países que a aplicam gerou uma acalorada discussão na noite de segunda-feira ante o Conselho de Direitos Humanos reunido em Genebra.
A discussão concluiu com uma declaração do presidente do conselho, o embaixador romeno Doru Romulus Costea, que deu a ordem ao representante de duas ONGs de se absterem de qualquer julgamento de valor sobre uma crença ou uma lei religiosa.
As críticas do Egito, Paquistão e Irão caíram sobre um orador que leu uma declaração conjunta das ONGs Associação para a Educação Mundial e União Ética e Humanística Internacional denunciando o apedrejamento de mulheres adúlteras e o casamento de meninas de 9 anos, praticados nos países "que aplicam a sharia".
"O Islã não será crucificado ante este Conselho", exclamou o representante do Egito, Amr Roshdy, que ameaçou solicitar uma votação no Conselho de Direitos Humanos para fazer calar o orador, acusando-o de islamofobia.
O presidente suspendeu então a sessão e, ao retomá-la, leu sua declaração pedindo que os temas religiosos não sejam mencionados.
Fonte: AFP

CMI convida igrejas a orarem pelo Zimbabwe

Igrejas de todo o mundo estão convidadas a celebrar no próximo domingo, 22, um dia de oração pelo Zimbabwe como o início de campanha de oração pelo povo e o governo desse país africano que atravessa momentos muito difíceis.
O convite para o dia de oração pelo Zimbábue partiu do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e responde a um pedido dos cristãos desse país. O dia será celebrado pouco antes do segundo turno das eleições presidenciais, agendada para a sexta-feira, 27 de junho.
"Não se pode exagerar a importância destas eleições, de sua imparcialidade, de seus resultados e de suas conseqüências", afirmou o secretário-geral do CMI, pastor Samuel Kobia, em carta dirigida às igrejas membros do organismo ecumênico.
"O que ocorrer nas próximas semanas desafiará a população de Zimbabwe e a todo o mundo a encontrar os meios para superar a violência no exercício da democracia, e os resultados influirão no futuro da nação e da região", enfatizou o líder religioso.

Fonte: ALC

Rev Gilberto Évora ao Saxofone

Esta foto dos anos 70 nos apresenta os músicos da igreja da Praia com o seu Pastor, Rev. Gilberto Évora, a dirigir superiormente a orquestra.
O grupo de músicos era formado pelos seguintes elementos: Gino, ZéZé, Kelinha, Guga, Carlos Tavares e Rev. Gilberto Évora.
Este é mais um capítulo da nossa rica história

Email de ´Tótó Tavares

Graça e paz do nosso Senhor.
Caro irmão Rev. Heleno.
Que Grande benção o Blog que vem mantendo os irmãos Cabo Verdianos espalhados pelo mundo fora unidos em Cristo. Que Deus continue inspirando o seu coração para continuar com este maravilhoso projecto glorificando o seu Nome por cooperar na união da sua igreja. Daqui fala o irmão Antonio (toto)Tavares.
O Irmão Higino já lhe mensionou que a nossa chegada a Cabo Verde está prevista para o dia 7 de Julho para realizar 4 eventos de Festival Gospel. Se Deus quiser lá conheceremos para darmos um abraço e começarmos uma longa amizade fraternal em Cristo nosso Salvador. Acabei de ler que o Rev. Jorge Rocha deve chegar a Cabo Verde, hoje, dia 17. Fiquei feliz por saber disso e especialmente pelo facto d'ele ter realizado um novo trabalho discográfico. Deus está operando maravilhas no meio do seu povo Cabo Verdiano, nos levando ao verdadeiro nível de adoração, em Espírito e em Verdade.
Por favor passe este convite ao Rev. Jorge Rocha. Gostaríamos que ele participasse nos Festivais, nas datas 11 e 12 de Julho, assim o sonho d'ele se tornaria realidade, e seria um enorme prazer juntos louvar o nosso Deus Fiel e Poderoso. Então, é só questão dele falar com o Pastor Armando Sá Nogueira e se isso acontecer a tempo, talvez poderíamos acrescentar o nome dele nos cartazes que o Gino e eu estamos preparando para publicidade.
Fale com ele e nos contacte o mais breve possível por favor.
Se Deus quiser, eu também trarei o meu trabalho discográfico p'ra fazer o primeiro lançamento em Cabo Verde. Dentro em breve, eu e o Gino enviaremos mais dados sobre o CD, e com pedido se pudesse fazer este anuncio na página de acolhimento do seu Blog. Desde já muito obrigado e que Deus continue lhe abençando com todas as dádivas graciosas do alto.
No amor de Cristo,
António Tavares

Retiro de Casais de Santa Maria (Clique aqui)

Como havíamos prometido, eis as fotos do retiro dos pares de Santa Maria. As informações chegadas confirmam ter havido bom tempo, tempo de renovação e a um preço excelente.
As fotos falam por si.

(Clique no título para ver todas as fotos)

Tuesday, June 17, 2008

Educação teológica é estratégica para o cristianismo no século XXI

A educação teológica ecumênica tem importância estratégica para o cristianismo no século XXI. Esta foi a mensagem do IV Congresso da Conferência Mundial de Associações de Instituições Teológicas (WOCATI, a sigla em inglês), reunido em Neápolis, Tesalônica e Volos, na Grécia, dias 31 de maio a 7 de junho.
O Congresso declarou que as igrejas, os organismos doadores e as universidades devem empenhar-se na promoção e financiamento da educação teológica ecumênica, incluindo programas de intercâmbio de professores e alunos das diferentes regiões e denominações. A educação teológica é decisiva para o fortalecimento da identidade das igrejas, bem como para sua abertura ao diálogo ecumênico e inter-religioso, sublinharam os participantes do encontro. "Existe uma necessidade imensa de incrementar os esforços para promover a educação teológica ecumênica, considerando os enormes desafios lançados pelas igrejas em rápido crescimento, as graves desigualdades no acesso à educação teológica superior e as tendências cada vez maiores ao fundamentalismo e à fragmentação das religiões", disse o coordenador do programa de educação teológica do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Dr. Dietrich Werner.
Considerando que as igrejas necessitam de teólogos, pastores e líderes eclesiais bem formados, acrescentou Werner, é preciso estabelecer novas formas de solidariedade internacional e compartilhar esforços para melhorar as faculdades, as bibliotecas e os programas de estudos, bem como os níveis de qualidade da educação teológica.
O presidente da WOCATI, professor Petros Vassiliadis, destacou a função única da Conferência Mundial como fórum global para o diálogo aberto, uma vez que ela promove a contextualização e a catolicidade na educação teológica.
Na mensagem final, o Congresso emitiu recomendações específicas às igrejas, às associações de faculdades de teologia e ao CMI. Uma das recomendações aponta para a necessidade de investir no diálogo regional e na educação teológica nas regiões em desenvolvimento. Também recomendou cooperação mais estreita entre os programas de educação teológica do CMI e da WOCATI.
Ao longo dos seis dias do encontro, cujo tema central foi "Educação Teológica: Uma proposição radical", estiveram reunidos cerca de 60 especialistas em educação teológica, de 35 países dos hemisférios Sul e Norte. Foram examinados 25 estudos de caso e relatórios regionais sobre novidades fundamentais na educação teológica, que serão colocados à disposição no site da WOCATI e do CMI. A WOCATI é uma organização mundial que reúne 25 associações regionais de faculdades de teologia.
Organizado pela WOCATI e o CMI, o Congresso contou com o patrocínio da Associação de Igrejas e Missões Protestantes da Alemanha, da Diocese Ortodoxa Grega de Neápolis e Stavroupolis, do Departamento de Teologia da Universidade Aristóteles de Tesalônica e da Academia Volos, da Diocese de Demetrias.

Fonte: ALC

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus...