Saturday, June 14, 2008

MEU TRIBUTO A CABO VERDE

Desde a década de 80 eu ouvia falar de Cabo Verde. Fiz amigos caboverdianos. Trabalhei com um deles numa de nossas igrejas em Campinas. Mas dentro de mim sempre ficava uma pergunta: Será que um dia eu conheceria este país? Eu cá "com os meus botões": Que cultura interessante! Parece muito com minha terra! E a comida....? Hummm!!! Coentro.... Que sabor delicioso! E o peixe? Que fartura... Atum? Ah!!! esse não pode faltar...
Passaram-se 28 anos e eu tive o privilégio de conhecer Cabo Verde. Mas o que mais me impressionou foram as pessoas. Que gente especial!!! Gente que gosta de gente!! Isso sim é que é importante.
Conheci dois amigos especiais - David e Adérito. Ahahahahahahaha.... Eles parecem Batman e Robin. Que dupla dinâmica!! Sempre prontos para ajudar pessoas. Eles me apresentaram seus amigos. Claro, parte de seus amigos: Adriano Leite, Ananias Semedo, Antonio Andrade, Antônio B Vasconcelos, Arlindo Tavares, Armando Sá Nogueira, Austolino Levy, Braz Cardoso, Carla Freire, Clayton Ferreira, Cleonice Lopes, Eliseu Delgado, Emanuel Soares, Ezequiel Borges, Fernando Carvalho, Fernando Sousa, Francisco Vaz, Frederico Fortes, Gastão Correia, Idrissa Gomes, Ivan Duarte, José Heleno Pereira, José Simão Vaz, Josué Monteiro, Lícinio Lopes, Luis Monteiro, Manuel Barros, Mário Rodrigues, Oswaldo Rocha, Ramiro Monteiro. Renato Monteiro, Saidy Lopes, Samuel Santos, Silas Lopes, Socorro Fontes, Solange Ribeiro, Ulisses Amado, Zelinda Borges.
Ah! Eles têm uma expressão que quer dizer muito mais do que imaginamos - MORABEZA! É muito mais que hospitalidade. É doação àqueles estão hospedando. Bem pode até parecer que estou simplesmente elogiando. O que seria justo. Mas estou expressando estas palavras do fundo do meu coração. Que gente especial!
E a igreja? Bem a igreja, vi gente disposta a servir. Vi gente com os pés em Cabo Verde mas seus olhos e coração estão no mundo. Vi gente com cosmovisão ampla. Vi gente disposta a servir. Vi gente querendo crescimento. Sim, crescimento. E é possível. Afinal, eles exportaram pregadores que impactaram vidas no mundo. Apenas à guisa de exemplos: Joaquim Lima, Josezito Oliveira, Eudo Tavares de Almeida, Antonio Nobre Leite, Fernando Sá Nogueira, Jorge de Barros e muitos outros que estão à volta do mundo servindo ao Mestre dos mestres.
Quero aqui deixar minha gratidão por tudo que fizeram por nós nos dois períodos que estivemos juntos. Saí de Cabo Verde diferente. Minha oração é que o Senhor da Igreja possa abençoar os corações de vocês de forma a ampliar a visão espiritual de cada nazareno caboverdiano. Desejo que eles sejam daqueles que dão tudo para que Jesus seja glorificado.
Um amigo "caboverdiano" (se me permitem)
Geraldo Nunes


No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.