Tuesday, June 24, 2008

Moradores de Chicago reclamam de 'ataques' de pássaros

Os moradores da cidade americana de Chicago enfrentam verdadeiros "ataques" de pássaros.
Ciclistas e pedestres queixam-se de estarem sendo bicados depois de "perseguidos" por até 100 metros por melros, disse o jornal da cidade, Chicago Tribune.
Durante a época de reprodução, sabe-se que os machos defendem o seu território com ferocidade.
Algumas das vítimas compararam a situação com a do filme Os Pássaros, um clássico de 1963 dirigido por Alfred Hitchcock, e decidiram até batizar uma das aves com o nome do diretor britânico.
"Alguma coisa simplesmente baixou, bicou minha cabeça, pegou o meu cabelo e voou", disse Holly Grosso, uma empresária local e vítima do ataque de Hitchcock - o pássaro.
Gato
O ornitólogo Douglas Stotz disse que entre os lugares onde os ataques de melros são mais comuns estão parques e áreas ao longo da margem do Lago Michigan.
Segundo Stotz, aves zangadas poderiam ser desencorajadas de ataque se encaradas diretamente.
Sugestões mais radicais com o objetivo de afastar os atacantes incluíram a imitação do som de um cão latindo ou do som de uma ave de maior porte.
"Abra os seus braços e avance em direção a ele", sugeriu um email. "O padrão de reconhecimento (do pássaro) vai ser acionado e fazer com que você pareça ser um predador perigoso, como um gavião."
Um outro email sugeriu que os ciclistas instalem cestas em suas bicicletas com um gato dentro. "Melhor ainda é usar um capacete enorme com uma janelinha com um gato dentro."
Potenciais vítimas estão tomando novas precauções para evitar os pássaros mudando seus caminhos para o trabalho ou só saindo de bicicleta com um capacete.
Embora tenha sido sugerido que usar qualquer forma de cobertura na cabeça é suficiente para impedir ataques, este mito perdeu a força recentemente quando um homem foi atacado apesar de usar um boné de baseball, disse o jornal americano Chicago Tribune .
Fonte: BBC-Brasil

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.