Saturday, January 31, 2009

Igreja de Relva em construção

Se tudo correr como previsto, a fita poderá ser cortada em Julho próximo.
Caso queira dar a sua mãozinha à nossa igreja em Relva, não exite.
O plano foi feito pela fé contando com a generosidade do povo de Deus.
Se Deus tocar o seu coração,
contacte o Rev. Josué Monteiro, pastor local, pelo movel: 9939597
Participe!

Loteria do Carta Verde, Inscreva-se e ganhe um Carta Verde, USAFIS, More e Trabalhe nos Estados Unidos

Lotería do “Green Card”

Lotería Anual do “Green Card” do Governo dos Estados Unidos

A Organização Usafis o convida para participar do programa de Loteria do Carta Verde, pelo qual você poderá ganhar um "Carta Verde" e morar e trabalhar nos Estados Unidos. Se você não é um cidadão americano, você deve aderir ao programa e aproveitar a oportunidade que lhe está sendo oferecida por um programa do governo americano, através de uma lei aprovada pelo Congresso - o programa de Loteria do Carta Verde DV2010.

PS: Para ler mais, favor clicar no título

Não basta ser marido, tem que participar!



Infelizmente a cultura brasileira ainda está recheada de valores machistas. Basta olharmos para as nossas estruturas familiares que constataremos essa afirmação. Costumo dizer que vivemos em um mundo de muitos machões e poucos machos, isto porque, movido pelos preconceitos mais absurdos alguns homens são incapazes de dividir os afazeres domésticos com suas esposas, mães e filhas. Na verdade, tais homens por razões irracionais sentem-se inabilitados a lavar a louça, arrumar a cama, cozinhar, ou até mesmo de colocar a própria comida no prato.
Caro leitor, numa era agitada como a nossa onde as mulheres têm uma agenda extremamente corrida, torna-se indispensável que os homens compartilhem de suas labutas e anseios dividindo os serviços domésticos. No mundo do avanço tecnológico não dá para que pais, maridos e filhos continuem a fazer de suas filhas, esposas e mães, instrumentos de satisfação pessoal. Muito pelo contrário, mais do que nunca é tempo de participar da vida daquelas que amamos auxiliando-as em suas duras e árduas tarefas.

Ora, como eu já escrevi anteriormente, mulheres não gostam só de rosas.
Gostam de carinho, respeito, esperança, companheirismo.
Gostam de afeto, amizade, consideração.
Gostam de parceria, fraternidade, atenção.
Gostam de amar,
Gostam da vida,
Gostam de gente,
Gostam de dramas,
Gostam de pessoas, independente de quem quer que sejam,
Gostam de viver,
Gostam de sentirem valorizadas, respeitadas, amadas.

Que tal participar mais da vida de sua mulher? Tenho absoluta certeza que ao ajudar sua esposa nos afazeres domésticos você dará passos significativos à construção de uma família saudável e feliz.

Pense nisso!

Renato Vargens

Fonte: Blog de Renato Vargens

Friday, January 30, 2009

Convite para abertura das aulas na FNB


Campinas, 30 de Janeiro de 2009.

Prezados amigos,

Estamos às portas de mais um grande dia! O começo das aulas na Faculdade Nazarena do Brasil. É um grande desafio para nós ver esta instituição funcionando. Portanto vimos à vossa presença para convidá-los para a aula inaugural no próximo dia 06 de fevereiro às 19h00 no campus da FNB na Estrada da Rhodia km 15 em Barão Geraldo.

Na ocasião estaremos usando o primeiro período onde será apresentada nossa visão, nossos valores bem como nossas metodologias inovadoras e as oportunidades que ofereceremos para cada aluno. Não deixem de nos apoiar neste momento. Vossa presença será de grande estímulo, para nós, corpo docente, administrativo e alunos que marcarão a fundação desta primeira instituição.

Solicitamos confirmação de presença.

Com muito carinho e apreço pelo vosso trabalho,

Geraldo Nunes Filho
Diretor

Voz das Ilhas no Ar

Já está no ar a nossa Rádio-Voz das Ilhas. Os nossos estúdios centrais estão na Praia a cargo do nosso irmão, Pastor Daniel Ferreira. Estamos ainda a emitir experimentalmente, mas muito em breve arrancaremos em força com 24 h de programação.
Este sonho é ainda de Daniel Ferreira e José Heleno, mas queremos que seja de todos.
O mundo hoje é uma aldeia global e não podemos perder esse comboio.
Vamos ter programas evangélicos de raízes essencialmente nazarenas.
Contamos com a vossa colaboração.

Pedido de Oração Especial

A nossa região de África pede oração da igreja cabo-verdiana a favor do Madagáscar. Esse País está à beira de uma guerra civil. Há pilhagens e incêndios quase sem parar sobretudo na cidade de Antananarivo, a capital .
De salientar que há uma boa comunidade de nazarenos em Madagáscar.
Oremos a favor deste País.

A célula base de toda a sociedade



O título que encima este artigo é o conteúdo do nº1 do artigo 81º da Constituição da República de Cabo Verde. Quer isto dizer que esta Nação reconhece e confere dignidade constitucional à família, pondo-a ao nível de todos os direitos, liberdades e garantias, valores caros a um Estado de Direito.
A Magna Lei assegura também o direito de todos a constituírem família, e faz impender sobre os pais o dever de educar e orientar os filhos em conformidade com as suas opções fundamentais, tendo em vista o desenvolvimento integral da personalidade das crianças e adolescente, respeitando os direitos a estes, legalmente reconhecidos e sobre os filhos recai o dever de obedecer aos pais e acatar a sua autoridade. Mas, a mais importante norma desse comando constitucional é aquela versada no nº 8 onde se diz que os poderes públicos protegem a família e promovem a criação de condições que assegurem a estabilidade dos agregados familiares e permitam o cumprimento da função social e da sua missão de guardiã de valores morais reconhecidos pela comunidade.
Cabo Verde em matéria legislativa está ao nível dos países mais desenvolvidos e, em alguns casos, encontra-se em patamares bem mais elevados, mas, como dizia alguém «uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa». Excelentes valores vazados em forma de lei têm contribuído para termos famílias fortes capazes de erigir uma Nação estável? Com o passar dos anos e paulatina melhoria da estrutura legiferante, tem havido melhores pais educadores e filhos mais obedientes? Sou optimista por natureza, mas a minha resposta a estas questões é, claramente, negativa. Que me desculpem os defensores da “evolução educativa” ou dos novos métodos de construir a autoridade paterna, mas temos ido de mal a pior. E eu nem sou tão velho assim (quem tem 45 anos ainda é jovem, penso eu), para me acusarem de ser conservador. Mas eu cresci a respeitar os meus pais, a aceitar autoridade deles e a ver neles o alicerce do meu próprio crescimento, tendo recebido de bico calado os respectivos correctivos sempre que a minha “cabeça rija” me levou a ser desobediente. Não ganhei qualquer trauma por causa disso e tenho em meus pais, as minhas melhores referências.
Hodiernamente, tornou-se moda elevar a criança e o adolescente ao nível dos pais, levando estes quase a pedir desculpa aos filhos pelo exercício de autoridade, com a consequente ausência da disciplina e o resultado é o seguinte quadro: filhos que crescem sob bases falsas, mimados, frágeis sob o ponto de vista decisório, pais fracos e famílias desestruturadas. Infelizmente, muitas famílias cristãs têm preferido a “modernidade” dos ensinamentos contidos em alguns best-sellers e a esquecerem-se dos valores bíblicos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do quadro acima descrito. Temos todos de mudar esse cenário, como forma de termos Famílias Fortes e uma Nação Estável, tema-chapéu da semana especial que terá como pregador, o Rev. Jorge Barros. Para isso, há que promover algumas mudanças de atitude.
Em primeiro lugar, temos de revalorizar a nossa CASA. Temos de fazer da nossa casa a casa de JESUS. Para muitos cristãos e suas famílias, toda a espiritualidade é exercida na igreja, toda a oração é feita na igreja, todo o ensino é ministrado na igreja e nunca em casa. Em muitos lares cristãos, tem havido uma abdicação do exercício de autoridade e da responsabilidade de liderar o caminho em que os filhos devem trilhar. Em Provérbios 22:6 lemos «Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele». Esse caminho deve ser o caminho dos verdadeiros valores morais, da rectidão, do respeito por pessoas e ideais comunitários, do amor ao próximo e da aceitação inquestionável da SOBERANIA de Deus na casa e na vida. Nossos filhos vão um dia abandonar a nossa casa e fazer suas próprias escolhas, mas temos de indicar-lhes o melhor caminho. Josué fez a sua escolha ao afirmar que ele e a casa dele serviriam ao Senhor. E tu? E eu? E nós? Temos feito essa mesma escolha?
Em segundo lugar devemos manter uma consistente disciplina sobre os nossos filhos, devendo ser essa a maior responsabilidade dos pais. Somos lembrados no livro de Provérbios, 29:15 que «A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe» e de novo no versículo 17 aparece «Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma». Essas lições claramente nos lembram que disciplinar, correctamente, os nossos filhos trará delícias à nossa alma, mas se falharmos nesse campo, teremos vergonha e dores de cabeça. É claro que devemos sempre procurar a orientação de Deus para não confundirmos disciplina com autoritarismo nem aplicação da vara e da correcção com violência inusitada. O importante é conhecer a palavra de Deus, usá-la, confiar nela, orar constantemente por nossa responsabilidade como pais e pelos nosso filhos, amá-los profundamente, nunca tomar nada como certo e sim mantermo-nos conectados com o Senhor.
Em terceiro lugar, teremos de ser famílias interventoras na sociedade onde estamos inseridos. Chega de “famílias de igreja” mas amorfas enquanto células sociais. Famílias que criticam os males sociais, mas que nada fazem para mudar a sociedade. Famílias que olham para o passado de forma nostálgica (“no nosso tempo é que era”), mas que exercem pouca ou nenhuma influência para repor valores perdidos em nome da modernidade educativa. Famílias que oram, oram e oram mas que não praticam qualquer acção visível e prática capaz de mudar o tecido social. Famílias que esperam que os outros venham ao seu encontro, mas que não se envolvem com questões sociais, nomeadamente com a cidadania, a solidariedade e o apoio comunitário. Como disse num artigo anterior, se queremos ser o sal da terra, temos de sair do saleiro. Famílias, células base da nossa sociedade? Depende de nós, não basta estar na Constituição! Como cristãos, a nossa responsabilidade é maior! Deus vos abençoe.

João Gomes

Thursday, January 29, 2009

Grande surpresa a caminho

Agora é de vez. Estava no forno à espera do ponto. Ja está tudo pronto. Falta só anunciar.
Será uma grande revoluçao a todos os títulos.
Aguardem.

Igreja do Nazareno reconhecida Oficialmente no Sudão

Um Milagre. O Sudão reconhece oficialmente a igreja do nazareno. O mês de Novembro foi considerado histórico pela igreja do nazareno internacional. Um autêntico milagre.

PS: Leia mais, clicando no título

Pedido de Oração Urgente


Encontra-se bastante doente, em estado de coma, desde do dia 24 de Janeiro, último sábado, a Mrs Becki Darland, irmã da D. Dinah Huff que é esposa do Dr J Fred Huff, ex-director da região de África e actual superintendente no distrito de Novo México. Ela terá sido atingida por uma infecção viral no coração e o quadro clínico revela-se bastante grave. Pede-se oração a favor dela e da sua família.
Este apelo veio da parte de Linda Braaten e repassada pelo superintendente distrital, Rev. Araújo.

Meditação Diária


HAJA LUZ!

"Então Deus disse: Que haja luz!" (Gn 1:3). Talvez esta seja a expressão latina mais conhecida: "Fiat lux". Quando o mundo era um caos escuro, Deus deu forma a todas as coisas, mas o mais encantador foi quando Ele disse: "Faça-se luz." O mundo era um palco apagado. Você já esteve na platéia de um grande teatro aguardando um grande espetáculo, com os olhos fixos no palco? Eu já. Olhava a multidão bem vestida. O monumento arquitetônico do teatro; as poltronas trabalhadas; o programa do espetáculo impresso no que havia de melhor em artes gráficas. Mas, no foco do espetáculo, tudo estava escuro. Como se estivesse se escondendo o que era mais interessante. Eis que a luz brilha, e o espetáculo inicia. Assim é a luz: ela dá vida a todas as coisas. Uma das melhores definições da pessoa de Jesus é que Ele é a luz. Ele mesmo assim se intitula: "Eu sou a luz do mundo: quem me segue não anda em trevas". Essa luz já acendeu em seu coração? Talvez você, como muitos, tem buscado diversos "iluminados" para preencher a escuridão da sua vida. Tudo tem sido em vão. Aperte um botãozinho dentro de "você" chamado "fé" . Quando ele é acionado, a luz brilha... daí por diante nunca mais você andará em escuridão. Acenda esta luz!

PENSAMENTO

A luz de Cristo dá vida!

ORAÇÃO

Pai querido, a Tua luz em mim dá motivo para continuar Te servindo. Ajuda-me a ser luz num mundo em trevas. Oro em nome de Jesus, amém!

LEITURA

Lucas 21 – Gênesis 38 – Salmos 29

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Wednesday, January 28, 2009

Conheça os 16 Artigos de Fé da Igreja do Nazareno


Os Artigos de Fé ocupam as primeiras páginas do nosso Manual.
Conheça os 16 artigos devidamente ilustrados e facilmente entendidas.
Está em PDF e para ler exige instalação do referido programa.
Para abrir é só clicar no título.

Quais as características fundamentais de um líder dentro dos padrões bíblicos?

Muitos estudiosos já elaboraram listas das mais diversas características que um líder deve possuir. No entanto, vale ressaltar que a Bíblia aponta algumas dessas características que devem nortear o trabalho de um líder segundo o coração de Deus. Abaixo, algumas características com comentários. Como exemplo de padrão do Antigo Testamento, Êxodo 18:13-27 nos fala de qualidades que os auxiliares de Moisés deveriam ter. Jetro indica essas qualidades a Moisés:

PS: Para ler mais, basta clicar no título
Fonte: Instituto Jetro

Baptismo em Pedra Badejo



A igreja do nazareno de Pedra Badejo começou 2009 com pé direito. Na semana passada, em pleno mês de Janeiro, um grupo de 6 irmãos desceu às águas gélidas da tradicional lagoa onde nazarenos de Santa Cruz normalmente vão ao baptismo. Nem o vento, nem o intenso frio. Lá houve o baptismo e pouso para a fotografia.
A igreja está a crescer dia após dia. É, primeiramente, com almas salvas e baptizadas que a igreja deve contar para crescer. Esta parte, graças a Deus, está devidamente salvaguardada pela nossa igreja em Pedra Badejo – almas salvas e baptizadas.
Deus abençoe o Rev. Samuel Santos e a igreja de Pedra Badejo.

Baptismo no programa de natal

Esta veio de Tarrafal de São Nicolau, de um pastor a quem tiramos o chapéu – Carlos Graça.
Durante a quadra natalícia, apesar de doente, o pastor Carlos Graça relatou-nos que fez um programa de natal descentralizado, em várias zonas do Concelho, para cerca de 550 pessoas, entre crianças e adultos.
Na véspera do natal, no programa central da igreja constava o baptismo de 3 irmãos.
Esta é uma daquelas notícias que não poderíamos deixar de passar.
Que Deus possa dar vida e muita saúde ao colega, Pr. Graça, para que continue a nos abençoar com notícias dessas.
Carlos Graça é um grande pastor.

Blog pessoal de Edir Macedo

Hoje, dia 28, depois do nosso habitual updating, decidimos gastar algum tempo esgravatando a vida de algumas personalidades.
Passamos por Martin Luther King, por Vasco da Gama, Agostinho Neto, Robert Mugab entre outros.
Detivemos num blog que chamou a nossa atenção. O blog do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Amado por uns e odiado por outros, este homem se revela bastante controverso.
Nada melhor do que ver e conhecer o seu blog pessoal.

PS: Para aceder ao blog dele, é só clicar no título

I Have a Dream




"Eu lhes digo hoje, meus amigos, apesar das dificuldades que enfrentamos hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. É um sonho enraizado no Sonho Americano. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e dará testemunho do verdadeiro significado do seu credo; nós conservamos estas verdades para que fique auto-evidente: que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, que um dia sobre as colinas vermelhas da Geórgia os antigos donos de escravos serão capazes de assentarem-se juntos à mesa da irmandade. Eu tenho um sonho que um dia, mesmo o estado do Mississipi, sufocado pelo calor da injustiça, sufocado com o calor da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

PS: Para ler mais, basta clicar no título
Fonte: Blog do Cruzué

Meditação Diária




EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR

"Mas, se vocês não querem ser servos do Eterno, decidam hoje a quem vão servir... Porém eu e a minha família serviremos ao Deus Eterno" (Js 24:15). O que Deus procura em nós? Ao perguntarmos aos irmãos se estão servindo a Deus, certamente responderão que sim, mas seria bom reflectirmos qual a qualidade do nosso serviço e qual atitude de servos que estamos demonstrando em nossa vida de serviço a Deus. Na verdade, há alguns servindo a Deus, mas outros, servindo-se de Deus. Josué, líder já maduro, recebera de Moisés a responsabilidade de levar o povo para Canaã. Agora, na velhice, reúne o povo e diz: "Tenho notado alguns desvios em vocês, que deixaram os amorreus, mas nem todos morreram para as coisas dos amorreus". Actualmente esse é o grande problema dos cristãos. No cristianismo não é o "amorreu" de fora que cria problemas, mas o "amorreu" de dentro de nós. Josué diz ao povo: "Vocês deixaram os deuses de fora, mas como estão os deuses de dentro?". Líder é aquele que consegue ver não só a acção, mas a atitude. Às vezes, você pode ver uma boa acção, mas se não for acompanhada de uma boa atitude, essa acção será palha. A quem queremos servir? A nós mesmos? A grande dificuldade não é só servir os deuses de fora, mas principalmente servir os deuses de dentro, e há alguns senhores na nossa vida que precisam ir para a Cruz, senão tudo quanto fazemos ou tudo que somos cai por terra.

PENSAMENTO

Servir é adoração, e adoração agrada a Deus.

ORAÇÃO

Senhor, quero servir-Te sempre, mais e mais, para que Teu nome seja exaltado acima de todo nome. Em Cristo, amém!

LEITURA

Lucas 20:27-47 – Gênesis 37 – Salmos 28

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu livro "Balsamo e Mel"


Tuesday, January 27, 2009

Entrevista exclusiva com Barack Obama


O primeiro presidente negro da maior potência mundial fala sobre sua fé, sobre o aborto e sobre o voto dos evangélicos. O recém-eleito presidente da república dos EUA, Barack Obama, assume o cargo oficialmente hoje, dia 20 de janeiro de 2009, e se muda para a Casa Branca. O homem mais observado do mundo falou, em entrevista exclusiva concedida a Christianity Today em janeiro do ano passado durante as eleições, sobre o papel da fé na política desde junho de 2006. Barack Obama também procurou esclarecer as falsas informações que circularam por e-mails o descrevendo como muçulmano, além de falar sobre sua fé, sobre aborto e sobre o voto dos evangélicos.

Imperdível!!!
Para ler na totalidade, favor clicar no título

Fonte: Rede Sepal

SUICÍDIO - ABC da Saúde

A palavra suicídio (etimologicamente sui = si mesmo; -caedes = ação de matar) foi utilizada pela primeira vez por Desfontaines, em 1737 e significa morte intencional auto-inflingida, isto é, quando a pessoa, por desejo de escapar de uma situação de sofrimento intenso, decide tirar sua própria vida.
Nos EUA, se estima que a cada ano ocorram 30.000 mortes decorrentes de suicídio, sendo que as tentativas de suicídio que não terminaram em morte são estimadas em 8 a 10 vezes esse número. Atualmente, o suicídio ocupa a 8a posição entre as causas gerais de morte nos EUA, depois de problemas do coração, câncer, derrame, acidentes, pneumonia, diabetes e cirrose (doença causada pelo uso excessivo do álcool).

Probabilidades

Através da observação dos casos de suicídios, pode-se constatar que há certos fatores que estão relacionados a uma maior ou menor probabilidade de cometer o suicídio. Por exemplo, as mulheres tentam o suicídio 4 vezes mais que os homens, mas os homens o cometem (isto é, morrem devido a tentativa) 3 vezes mais do que as mulheres. Isso se explica pelo fato de os homens utilizarem métodos mais agressivos e potencialmente letais nas tentativas, tais como armas de fogo ou enforcamento, ao passo que as mulheres tentam suicídio com métodos menos agressivos e assim com maior chance de serem ineficazes, como tomar remédios ou venenos.
Fonte: ABC da Saúde
PS:Para ler mais, favor clicar no título

Amor sem igual


A diferença que faz a visão

Um publicitário passava por um mendigo cego todos os dias, de manha e à noite, e dava-lhe sempre alguns trocados. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase:
“Cego de nascimento. Uma esmola por favor,”.
Certa manhã, o publicitário teve uma ideia: virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que tinha sido o seu dia. O cego respondeu muito contente:
Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário. Todos que passavam por mim deixavam alguma coisa. Afinal, o que é que o senhor escreveu no letreiro???
O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era:
“Em breve chegará a primavera e eu não poderei vê-la”.
A maioria das vezes não importa o que diz, mas como diz, por isso tenha cuidado na forma como fala com as pessoas, pois isso tem muito peso naquilo que quer dizer.

Fonte: O Caminho da Verdade, Vol III, II semestre, pag. 100

Síndrome de camaleão


Existem pessoas que são extremamente volúveis, basta o vento soprar de forma diferente, que se deixam influenciar pela força dele; ou ao surgimento de um novo ensino ou comportamento, se permitem levar pelos ventos de doutrinas comumente soprados em nossos arraiais evangélicos. Isto me faz lembrar uma interessante história de Ruth Rocha:
“Meu amigo Camaleão acordou de bom humor.- Bom dia, sol, bom dia, flores, bom dia, todas as cores! Lavou o rosto numa folha cheia de orvalho, mudou sua cor para a cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e saiu para o sol, contente da vida.
Meu amigo Camaleão estava feliz porque tinha chegado à primavera. E o sol, finalmente, depois de um inverno longo e frio, brilhava, alegre, no céu.
- Eu hoje estou de bem com a vida - Ele disse.
- quero ser bonzinho pra todo mundo...
Logo que saiu de casa, o Camaleão encontrou o professor pernilongo. O professor pernilongo toca violino na orquestra do Teatro Florestal.
- Bom dia, professor! Como vai o senhor?
- Bom dia, Camaleão! Mas o que é isso, meu irmão? Por que é que mudou de cor? Essa cor não lhe cai bem... Olhe para o azul do céu. Por que não fica azul também?
O Camaleão, amável como ele era, resolveu ficar azul como o céu da primavera... Até que numa clareira o Camaleão encontrou o sabiá-laranjeira:
- Meu amigo Camaleão, Muito bom dia e você! Mas que cor é essa agora? O amigo está azul por quê?
E o sabiá explicou que a cor mais linda do mundo era a cor alaranjada, cor de laranja, dourada. Nosso amigo, bem depressa, resolveu mudar de cor. Ficou logo alaranjado, louro, laranja, dourado. E cantando, alegremente, lá se foi, ainda contente...
Na pracinha da floresta, saindo da capelinha, vinha o senhor louva-a-deus, mais a família inteirinha. Ele é um senhor muito sério, que não gosta de gracinha.
- bom dia, Camaleão! Que cor mais escandalosa! Parece até fantasia pra baile de carnaval... Você devia arranjar uma cor mais natural... Veja o verde da folhagem... Veja o verde da campina... Você devia fazer o que a natureza ensina.
É claro que o nosso amigo resolveu mudar de cor. Ficou logo bem verdinho. E foi pelo seu caminho...Vocês agora já sabem como era o Camaleão. Bastava que alguém falasse, mudava de opinião. Ficava roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão. Ficava de toda cor. Não sabia dizer NÃO. (...) Por isso, naquele dia, cada vez que se encontrava com algum de seus amigos, e que o amigo estranhava a cor com que ele estava...
Adivinha o que fazia o nosso Camaleão. Pois ele logo mudava, mudava para outro tom...
Mudou de rosa para azul. De azul para alaranjado. De laranja para verde. De verde para encarnado. Mudou de preto para branco. De branco virou roxinho. De roxo para amarelo. E até para cor de vinho...
Quando o sol começou a se pôr no horizonte, camaleão resolveu voltar para casa. Estava cansado do longo passeio e mais cansado ainda de tanto mudar de cor. Entrou na sua casinha. Deitou para descansar. E lá ficou a pensar:
- Por mais que a gente se esforce, não pode agradar a todos. Alguns gostam de farofa. Outros preferem farelo... Uns querem comer maçã. Outros preferem marmelo... Tem quem goste de sapato. Tem quem goste de chinelo... E se não fossem os gostos, Que seria do amarelo? Por isso, no outro dia, Camaleão levantou-se bem cedinho.
- Bom dia, sol, bom dia, flores, bom dia, todas as cores!Lavou o rosto numa folha cheia de orvalho, mudou sua cor para a cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e saiu para o sol, contente da vida. Logo que saiu, Camaleão encontrou o sapo cururu, que é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
- Bom dia, meu caro sapo! Que dia mais lindo, não?
- Muito bom dia, amigo Camaleão! Mais que cor mais engraçada, Antiga, tão desbotada... Por que é que você não usa uma cor mais avançada?
O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo:
- Eu uso as cores que eu gosto, e com isso faço bem. Eu gosto dos bons conselhos, mas faço o que me convém. Quem não agrada a si mesmo, não pode agradar ninguém...
E assim aconteceu o que acabei de contar.
Se gostaram, muito bem! Se não gostaram, AZAR!
Será você um crente camaleão?
Para bom entendor, "meia palavra" basta.
Pense nisso!
Por: Renato Vargens
"In Blog do Renato Vargens"

Meditação Diária





ESCUTE A VOZ DOS MAIS VELHOS

"E Deus, que conhece o coração de todos... não fez nenhuma diferença entre nós e eles..." (At 15:8,9). Quando a Igreja começou a crescer, foi uma bênção. Mas crescimento traz consigo problemas. Na igreja de Antioquia não foi diferente. A igreja era tão boa que, pela primeira vez, os crentes foram chamados de cristãos... imitadores de Cristo! Que bênção! Mas eis que surge um grupo de legalistas. Eles estão em todos os lugares. Todas as igrejas – grandes e pequenas. Medem tudo. Cabelo, roupa, gestos, atitudes. Só não medem a própria língua. O resto, medem tudo. Começaram a medir o comportamento dos novos crentes. Começaram a criar regras. Regras de outras culturas e de outras religiões. O assunto chegou até Jerusalém. Em meio a um debate desgastante, algumas vozes foram ouvidas – é sempre bom ouvir mais de uma opinião. Levantou Pedro, e falou como a misericórdia de Deus havia atingido sua vida no dia de Pentecostes, purificando o seu coração e controlando seu temperamento instável. Falou Tiago, um homem de oração, como Deus era fiel para sustentar cada coisa em seu lugar e do Seu jeito. Falaram Paulo e Barnabé, líderes e jovens, cheios de entusiasmo: falaram de sinais, milagres e prodígios realizados por Deus. Qual palavra foi a mais importante? Quem estava com a razão? Todos. Na multidão de conselheiros está o segredo da vitória. Ouça a voz dos mais experientes. Experiência não se compra em supermercado. É fruto de sangue, suor e lágrimas. Aprenda.

PENSAMENTO

Nunca é tarde para recomeçar.

ORAÇÃO

Ensina-me, Senhor, para que eu possa manifestar Tua graça de forma dinâmica e eficiente. Por Jesus, amém!

LEITURA

Lucas 10:1-26 – Gênesis 35-36 – Salmos 27

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu livro "Balsamo e Mel"

Monday, January 26, 2009

Jesus para uma Nova Geração

Jesus para Uma Nova Geração é uma forma de você estar em contato e apoiar jovens que estão ali na esquina ou do outro lado do mundo. Ao investir em eventos, evangelismo ou projetos de construção, você fornece recursos para Ministérios de Jovens, possibilitando seu crescimento e impacto no mundo para o Reino de Deus.

NOTA:
Este é um valioso documento publicado pela Sede no
site oficial da Igreja do Nazareno.
Para ler, favor clicar no título.

Reunião de Oração ecuménica em Ribeira Grande

As igrejas do nazareno de Ribeira Grande e Ponta de Sol em Santo Antão estiveram reunidas com os católicos numa jornada de oração ecuménica a favor da união das religiões, segundo o correspondente da RCV em Ribeira Grande.
Tudo aconteceu na semana passada e, pelo sucesso deste primeiro encontro, já se está a pensar em mais encontros do género.

Prazo expira dia 30

O prazo de inscrição de visitantes para Assembleia Geral expira no próximo dia 30 de Janeiro. Em tempo, fez-se circular em todas as congregações, o formulário de inscrição.
De recordar que a próxima Assembleia Geral será em Orlando – Florida, de 24 de Junho a 3 de Julho de 2009.

Rev. Josué Monteiro é aniversariante

Hoje, dia 26, o nosso amado irmão e colega, Rev. Josué, pastor em Relva, faz anos.
Desejamos muitas bênçãos do Alto sobre sua vida e que tenha vida e saúde para servir o Mestre, na linha do que fez seu pai.
Feliz aniversário.

Rev. Danilo Carvalho em Cabo Verde

O nosso amado irmão, Rev. Carvalho, missionário em Angola, esteve em Cabo verde por alguns dias para tratar de assuntos particulares.
Ontem à noite, 25, nos honrou com uma curta visita, na companhia do Rev. Sá Nogueira.
Ele deixou a cidade da Praia, esta manhã, dia 26, de volta a Lubango.

Sunday, January 25, 2009

Ética e Liderança Cristã: Verdades sobre liderança



"John C. Maxwell: “A capacidade de influenciar o chefe, os subordinados e os pares é uma das facetas da liderança”"
Para saber se você é um líder de verdade, conte quantas pessoas prestam atenção ao que você diz. Isso poderá revelar a medida de sua capacidade de liderança, a influência que você exerce sobre os outros. Competência fundamental para um gerente, porque para um diretor ou um CEO é muito mais fácil se fazer ouvir. Quem afirma isso é o norte- americano John C. Maxwell, autor de As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança e O Líder 360º (ambos da Editora Thomas Nelson Brasil). Ele já tem cerca de 50 livros publicados e 13 milhões de exemplares vendidos. E vem ao Brasil pela primeira vez este ano para a conferência O Segredo do Líder 360º, que deve ocorrer no fim deste mês, em São Paulo. Para o americano, nenhuma outra habilidade pode compensar a falta de liderança de um profissional. No entanto, com um plano de desenvolvimento bem elaborado, qualquer um pode se tornar um bom líder. Como? Veja o que ele diz nesta entrevista exclusiva concedida à VOCÊ S/A.

Nota: Nao perca esta entrevista ao Dr. John Maxwell, um expert em liderança
PS: Para ler mais, favor clicar no título

Fiéis evitam carnaval em busca de reflexão - Jornal Cidade Rio Claro: Notícias da região. Araras, Piracicaba, Limeira

"Hora de requebrar no salão e deixar de pensar nos problemas rotineiros para alguns, o carnaval é ocasião de reflexão para outros. A Igreja do Nazareno, por exemplo, reúne, todos os anos, centenas de pessoas em um retiro espiritual movido pelos princípios que norteiam a religião. Para o pastor Achilles Acerbi, 'é um tempo de muita música, estudo da bíblia e muita diversão, aliás essa é uma grande marca dos nossos retiros, a forte comunhão entre os participantes'."

NOTA: Esta é uma notícia referente a uma actividade de uma das nossas igrejas do nazareno no Brasil.
PS: Para ler toda a nota, favor clicar no título.

Vídeo de Selma Gonçalves

A notícia foi chocante. A jovem Selma, natural da ilha do Fogo, morreu nos EUA.
Veja o vídeo para entender melhor os meandros deste crime.

PS: Para ver o vídeo, basta clicar no título.

Quando a Tempestade sacode as nossas Vidas



Nos ultimos dias parte do Brasil tem sofrido em virtude das chuvas torrenciais que copiosamente tem caído em alguns estados. Nesta semana, uma forte chuva acrescentada de um grande vendaval "varreu" o Rio de Janeiro. Na ocasião, a tempestade foi tão forte que sacudiu árvores, arbustos e arvoredos, proporcionando a aqueles que nas ruas estavam, pânico e medo.
No dia seguinte, após o temporal, observei que ao chão das vias públicas encontravam-se uma grande quantidade de galhos os quais estavam secos e mortos. Percebi então, que nenhum dos pedaços em questão possuíam folhas verdes, o que obviamente me fez entender que os fragmentos caídos ao chão já não tinham vida, e por isso eram inúteis as árvores. Na ocasião, refleti sobre as muitas vezes que Deus permite com que nossas vidas sejam sacudidas e golpeadas pelas circunstâncias. Em tais situações somos desafiados a entender que Deus consente com que experimentemos pressões a fim de que eliminemos coisas inúteis à vida cristã.
Caro leitor é imprescindível com que você entenda que nada acontece em nossas vidas sem a permissão de Deus. Ele é o Senhor, Ele é poderoso e nada foge aos seus olhos! Portanto, não se deixe levar pela murmuração ou pelos queixumes da vida, antes, creia num Deus soberano, entendendo que ele cuida detalhadamente de cada um de nós, fazendo-nos habitar no esconderijo do altíssimo, à sombra do Onipotente.
Portanto lembre-se: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito. (Rm 8:28 )
Pense nisso!
Renato Vargens

Saturday, January 24, 2009

Homenagem ao nosso pai

Queremos em primeiro lugar agradecer a Deus pela dádiva do nosso pai, José Rocha, pela maneira como a sua convicta influência em Cristo nos fez conhecer o caminho certo da vida eterna – Jesus Cristo. Crescemos e recebemos Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal, porque o nosso pai teve um papel importante no nosso crescimento físico e espiritual. O facto de hoje eu amar tanto a Bíblia é porque sempre via o meu pai a lê-la e sorria com alegria e quando alguém tentava entrar em casa falando algo errado que não está escrito na palavra ele se defendia. Hoje ela, a Bíblia, está em mim pela grande influência dele. Mas estou aqui hoje prestigiando a ele, a nossa última homenagem - representando a nossa família. Em uma das nossas gravações "caminho da fé" dedicamos uma das faixas a ele. "Honra teu pai e a tua mãe". Foi ele também que nos despertou o talento musical quando bem pequeno o ouvíamos a tocar o violão e cantando. Ritmos que para mim eram um tanto estranho mas que hoje depois de alguns anos da carreira musical pude analisar que as melodias que ele reproduzia no violão eram bem evoluídas. Momentos de perda sempre trás para nos auto avaliação e por mais que tentamos faze-la não caberia o espaço, contudo, estamos aqui prestigiando-lhe a ultima homenagem e sabendo que a eternidade aguardou um lugar para ele. Obrigado a todos familiares irmãos e colegas do ministério que neste momento enlutado da nossa família compartilharam o amor, compaixão e afecto. Desejamos a continuação de consolo a nossa mãe, Josefa Rocha, a todos nossos irmãos em Cabo Verde e na diáspora. Sabemos que temos um grande consolador, o Espírito Santo, e também o apoio horizontal do nosso próximo, prossigamos unidos no amor de Deus consciente de que Ele é o nosso refúgio e fortaleza. Deus seja exaltado em todo o tempo.
Agradecemos.
Rev. Jorge Rocha
Noruega

Friday, January 23, 2009

Atenção! Já se pode comentar no blog

Agora já se pode comentar qualquer nota no blog. Aproveite e deixe o seu comentário.

Reunião da Junta consultiva

Acontece este fim-de-semana, (23-25) em Rui Vaz, na Quinta da Montanha, com a temperatura a rondar os 10 graus, a primeira reunião do órgão máximo da igreja do nazareno, depois da última assembleia distrital.
Desconhecemos a agenda da reunião, mas abordaremos o superintendente sobre os aspectos tratados, depois do término da referida reunião.
Voltaremos.

Péricles transferido para Boavista

Péricles, mais conhecido por Pek, jovem de Achadinha, está de malas feitas para Boavista. Ele vai trabalhar para ilha das dunas e, por isso, vai fincar a sua tenda lá, por algum tempo, seguindo a sina de todos os crioulos – emigração.
Boa viagem ao Pek.

Rectificação necessária

No passado dia 20, dissemos que a juventude de Achadinha terá sido convidada para um almoço pela sua congénere em Palmarejo. Porque queremos estar sempre bem sintonizados e informar com verdade, damos a mão à palmatória. De facto, o almoço que reportamos aconteceu, mas não foi a convite da JNI de Palmarejo. Em nome do rigor, está reposta a verdade dos factos.

Reunião dos pastores de Santiago, dia 31

No próximo sábado, dia 31 de Janeiro, os pastores de Santiago vão estar na Cidade Velha para a sua reunião mensal, naquela que é a primeira deste ano de 2009.
Na linha das anteriores, espera-se uma reunião concorrida, com muita comunhão e discussões de assuntos ministeriais.
Recorda-se que o Concelho de Ribeira Grande de Santiago, berço da nossa nacionalidade, conta já com o seu pastor local, António Gonçalves.

Retiro de Pastores em outros moldes

Conforme carta do superintendente distrital, datada de ontem, dia 22, enviada a todos os pastores por correio electrónico, o retiro previsto para os dias 13, 14 e 15 de Fevereiro próximo, em São Vicente, foi alterado. Na carta, o superintendente explicou as razões da mudança.
Sendo assim, vai haver dois retiros – um para Sotavento, na cidade da Praia, para os pastores da zona sul no dia 12 e outro para Barlavento, em São Vicente, para os pastores da zona norte, no dia 14. O casal Barros (Dr. Jorge e Dra. Manuela) estará presente.
Para quaisquer informações adicionais, favor dirigir ao escritório do distrito ou telefonar para o nº 2613611, dentro das horas normais de expediente.

A cegonha visitou a família Pina



A cegonha acaba de visitar o lar dos nossos irmãos de Pina (Rev. Carlos de Pina e D. Filipa) em Dorchester – Boston, deixando um lindo rapaz que recebeu o nome Eliazer (na foto).
A visita desta tradicional ave não vai ficar por aqui. Nos próximos tempos, tem mais visitas na agenda aos lares de pastores, e, como sempre, a Epistolaonline vai mostrar o resultado desses poisos.
À família Pina e ao Eliazer, as mais ricas bênçãos dos céus.

Meditação Diária


DEUS CUIDA DO SEU POVO

"Durante o dia o Deus Eterno ia na frente deles numa coluna de nuvem para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo para iluminar o caminho a fim de que pudessem andar de dia e de noite" (Êx 13:21). É extraordinário como Deus cuida de Seu povo. A saída do Egito foi algo extraordinário. Deus libertou-os das mãos de Faraó, mas, agora, iniciava-se uma nova etapa. Deus cuida de Seu povo em todas as circunstâncias. A promessa enfatizada por Deus aos discípulos no Sermão da Montanha foi que não precisavam ficar ansiosos. Deus proveria alimento, água, roupa e segurança. Coluna de Nuvem: a proteção. Saíram para um calor causticante, mas o Senhor lhes trouxe sombra. O salmista dizia: "Aquele que habita no esconderijo" – sombra. A sombra nos fala do descanso que devemos ter no Senhor. Isaías 41:13 nos diz desta confiança: "Não fique com medo: eu te ajudo". Atos 5:15 revela a acção da sombra de Pedro. Portanto, em meio às dificuldades do deserto, lá estava o Senhor com Sua mão para conceder-lhes protecção. Deus não nos tira do Egito para nos deixar perecer no deserto. Ele cuida de nós no calor das provações. Ele nos envia a Sua sombra para que possamos descansar. Sua sombra é refúgio. Sua sombra é protecção. Coluna de Fogo: guia, direcção. O Salmo 91 nos fala do terror nocturno. A coluna de fogo estava lá para guiá-los à noite. Fala-nos de poder, purificação, unção. O nosso Deus é fogo consumidor. O fogo nos fala também do aquecimento que a presença do Senhor nos dá. Quando os discípulos caminhavam em direcção a Emaús, o coração deles aquecia.

PENSAMENTO

Não fique com medo: Deus te ajudará (Is 41:13c).

ORAÇÃO

Ó Deus, concede-me proteção nestes dias difíceis. Preciso de orientação de dia e de noite para que eu tenha refúgio em Teus braços. Por Jesus, amém!

LEITURA

Lucas 18:1-17 – Gênesis 29:31–30:43 – Salmos 23

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"


Thursday, January 22, 2009

Fotos do Funeral




A igreja de Assomada esteve cheia esta manhã, dia 22, aquando do adeus ao nosso irmão, Sr. José Rocha.
Três pastores, (Rev. Austolino Levy, Rev. David Araújo e José Gonçalves) estiveram na direcção do culto fúnebre. O Rev. Gonçalves dirigiu um hino e um coro tendo também feito referencia à pessoa do falecido como alguém que o acompanhou no seu crescimento espiritual. O Rev. Araújo pregou na igreja enquanto o Rev. Austolino no cemitério.
Mesmo com bastante frio, muitos foram os que acompanharam o Sr. Rocha à sua última morada.
Devidamente autorizado pela família, fizemos algumas fotos que já estão no álbum do blog. A intenção é permitir que os filhos no estrangeiro, familiares e amigos vejam imagens do funeral realizado esta manhã.
Rev. Levy disse no cemitério: A morte não é o fim. O Sr. José está com o Senhor.
Continuemos a orar a favor da nossa querida D. Tátá e toda a família Rocha.


PS: Para ver fotos, é só clicar no título

Meditação Diária


FAÇA MAIS UMA VIAGEM

"Vou tirar água também para os seus camelos e lhes darei de beber o quanto quiserem" (Gn 24:19b). Quando Rebeca decidiu dessedentar os camelos de Eliezer, teve que fazer muitas viagens. Esta é uma das histórias mais encantadoras da Bíblia. Eliezer é enviado por Abraão para encontrar uma noiva para seu filho Isaque. Ao chegar num determinado lugar, parou com seus camelos... Eram muitos – dez! As escrituras nos informam que Rebeca se aproximou sem saber quem era Eliezer e trouxe água para os camelos. Você sabia que o camelo tem um grande reservatório de água? Talvez 75 litros; 10 camelos e 75 litros cada, é igual a 750 litros de água. Quantas viagens terá dado Rebeca para dessedentar os camelos? Não sei. Uma coisa eu sei: ela ganhou o coração de Eliezer. Isaque precisava de uma esposa, Rebeca precisava de um marido. Essa jovem que não desanimou em "suas viagens" acabou encontrando aquele que seria seu amado, pai de Jacó – príncipe de Deus, que gerou doze filhos, que se tornaram em 12 tribos, das quais uma foi Judá, da linhagem de Davi, de onde nasceu Jesus Cristo, nosso Salvador. Não desanime em meio às suas muitas viagens, algumas até desgastantes. Continue... Talvez em meio a uma destas se encontre a resposta de Deus para a sua vida. Dê mais uma viagem... o prêmio pode estar na última. Aliás, com certeza estará!

PENSAMENTO

Não devemos desanimar em meio às demoras. Talvez seja Deus que esteja nos provando.

ORAÇÃO

Ajuda-me a entender Tuas respostas, Senhor, pois eu quero estar no centro da Tua vontade. Em Jesus, amém!

LEITURA

Lucas 17 – Gênesis 29:1-30 – Salmos 22

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Wednesday, January 21, 2009

Sr. José vai a enterrar amanhã

Acabamos de certificar a hora do funeral do Sr. José Rocha, membro da nossa igreja em Assomada. Será às 10h da manhã, de amanhã, dia 22, apartir da igreja do nazareno de Assomada.

Faleceu Sr. José Rocha

Faleceu, na manhã de hoje, dia 21, o nosso irmão sr. José Rocha, membro da nossa igreja em Assomada e pai do nosso colega, Rev. Jorge Rocha.
Ainda não se sabe da hora do funeral.
Abrimos a caixa no blog para registo de mensagens de conforto à família Rocha.
Rogamos consolação do alto sobre Dona Tátá e todos os filhos.
Oremos a favor da família Rocha.

PS: Foto brevemente

Meditação Diária


CUIDADO COM AS TEMPESTADES

"Ele viu que os discípulos remavam com dificuldade porque o vento soprava contra eles" (Mc 6:48). Tempestade tem o poder de agitar não só os nossos corpos, mas mudar a nossa mente. O Evangelho narra que, em meio a uma grande tempestade, os discípulos ficaram tão apavorados que chamaram Jesus de fantasma. Você já leu isso na Bíblia? O mar agitava, a fúria das ondas agredia. Os experientes pescadores acharam que iam perecer. O medo é um péssimo companheiro nas horas de aflição. De repente, eis que vem Jesus andando sobre as ondas, e um deles gritou: "É um fantasma!". Cuidado com os fantasmas. Daí vem a palavra fantasia. Não crie fantasias para seus medos. "A única coisa que devemos temer é o medo", já se dizia no passado. Por quê? Porque o medo é o pai de todos os demais assombros que batem em nossa vida. Escute a voz de Jesus em meio à tempestade, ventos e assombros...: "Não temas, sou eu...!". Sabe, às vezes as tempestades são tremendas oportunidades para conhecer o Senhor! Ele vem, mesmo quando não convidado, e Se embrenha pelos caminhos de nossas vidas, andando sobre as ondas, e diz: "Sou eu". Não viva de fantasias... os fantasmas não existem, mas Jesus existe. É Ele. Ele quer entrar em seu barco... "E o mar se acalmou, o vento cessou." Fora fantasmas... bem-vindo ao meu barco, Senhor Jesus.

PENSAMENTO

A tempestade não tem só o poder de agitar os nossos corpos, mas mudar a nossa mente.

ORAÇÃO

Senhor, obrigado pelas tempestades, pois servem para mostrar as Tuas oportunidades para minha vida. Em Cristo, amém!

LEITURA

Lucas 16 – Gênesis 27:46–28:22 – Salmos 21

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Tuesday, January 20, 2009

Seja Obama você também



"Obama sempre é notícia, dessa vez descobrimos um site onde você pode virar Obama também. É só fazer upload de uma foto sua e logo você terá uma gravura igual àquela famosa imagem do novo presidente dos EUA. Uma amostra do que os internautas fizeram:

Gostou? Entre no Obamicon e faça a sua foto virar uma gravura também.

Aqui vai mais uma dica do Fel da redação para “obamizar-se”, é o Barack Yourself:"

PS: Para ler mais, favor clicar no título

Mulher atropela homem e não socorre porque tinha hora no cabeleireiro


A norte-americana Louise Davidson, de 77 anos, atropelou Matthew Clark, de 25 anos, que vinha em uma moto, mas continuou seu caminho, deixando a vítima ferida na rua, porque não queria perder a hora no cabeleireiro, segundo o jornal "Palm Beach Post".
Louise Davidson, de Boynton Beach (cerca de 100 km de Miami), foi presa por ter deixado a cena do acidente. Clark tinha a preferência de passagem e tentava dobrar uma rua quando o veículo dirigido pela idosa o acertou.
"Não tenho nenhum problema com pessoas idosas, mas elas deveriam ter um pouco mais de cuidado na estrada e serem honestas com si mesmas sobre se deveriam continuar dirigindo", disse Matthew Clark ao "Palm Beach Post". Ele foi socorrido pelos bombeiros com feridas pelo corpo, mas seu estado é bom.
A mulher foi liberada depois de ter pago uma fiança de US$ 3 mil, informou a polícia.
Fonte: Globo.com

Monday, January 19, 2009

Almoço convívio em Palmarejo

Amanhã, dia 20, A JNI de Achadinha vai atravessar a avenida cidade Lisboa, contornar a rotunda de Terra Branca para chegar em Palmarejo e lá almoçar a convite da JNI local presidido por Elias Sá Nogueira. Será um tempo de confraternização entre estas duas organizações juvenis.
Os que não foram convidados, como nós, estão a desejar-vos bom almoço e sugerir que da próxima vez nos convidem também. Afinal, estamos aqui bem pertinho e falta de apetite é coisa que não temos.
Bom almoço a todos.

A Viatura para Paúl já chegou



Já se encontra na Praia, nos armazéns da Enapor em Achada Grande Trás, a viatura que a igreja do nazareno de Almada providenciou para a igreja de Paúl.
Ainda está alfandegada e, nesta condição, vai seguir para São Vicente, na próxima sexta, dia 23, onde será despachada.
A garantia nos foi dada pela agência responsável.

Marcha em Santo Antão

Amanhã, dia 20, feriado nacional, as igrejas do nazareno de Paúl, Ribeira Grande e Ponta de Sol vão realizar uma marcha, pelas 9:30 de manhã, em Pico de António.
As três igrejas mais a norte de Santo António batizaram esta marcha como “Maratona espiritual”.
A despeito do tempo adverso e com bastante frio, os jovens prometem desafiar a natureza e marchar a cantar até ao Pico de António.
Que coragem!

D. Josefa Gomes Fontes é aniversariante hoje



A nossa irmã, D. Josefa Gomes Fontes, natural de Ribeira Brava, São Nicolau, membro da nossa igreja em Rotterdam e esposa do irmão José Fontes, faz anos hoje, dia 19 de Janeiro.
À Josefa, leitora assídua desta página, desejamos muitos anos de vida e bênçãos incontáveis de Deus sobre sua família.

8 mortos e 96 feridos

O tecto da igreja Renascer em Cristo, onde foi realizada a cerimónia de casamento do jogador Káká, desabou ontem, dia 18, deixando 8 mortos e 96 feridos.
O templo cujo tecto desabou está em São Paulo, Brasil.
Os responsaveis emitiram um comunicado dizendo que estão de luto e, como sinal, colocaram faixas pretas no seu site oficial.

PS: Para entrar no site da renascer, favor clicar no título

Meditação Diária


PONHA AS SUAS COISAS EM ORDEM...

"Ponha as suas coisas em ordem porque você não vai sarar. Apronte-se para morrer" (Is 38:1). Como pastor, sou responsável, algumas vezes, por comunicar a alguém notícias desagradáveis. Agora mesmo, passa pelo meu pensamento dezenas dessas ocasiões. O profeta Isaías recebeu uma dessas incumbências. O Rei Ezequias enfermou-se. O diagnóstico era sombrio – o texto sagrado afirma que era mortal. Deus ordena que o profeta faça uma visita pastoral e dê o veredicto: "Ponha as suas coisas em ordem porque você não vai sarar. Apronte-se para morrer" (Is 38:1). Tenho perguntado a mim mesmo qual a extensão dessa exortação: O que é pôr as coisas em ordem? Quais são as coisas que o Senhor julga serem importantes estarem em ordem? Este é um pensamento que tem invadido meu coração e formado a convicção de que é necessário exortar o Seu povo a "colocar as coisas" em ordem. Comece a orar. Pergunte ao Senhor: Quais são as áreas da minha vida que estão em desordem? Que aspectos da minha relação com Deus e com os outros precisam passar pelo prumo de Deus? Respondendo com sinceridade estas perguntas, vamos saber colocar as coisas onde Deus quer que estejam.

PENSAMENTO

Só os vivos louvam ao Eterno!

ORAÇÃO

Ó Senhor, é por causa das coisas que Tu fazes que todos nós vivemos; e eu também estou vivo por causa delas. Dá-me saúde a fim de que eu viva! Em nome de Jesus, Amém!

LEITURA

Lucas 14:25-35 – Gênesis 26 – Salmos 19

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro " Balsamo e Mel"

Saturday, January 17, 2009

Igreja de Sal Rei com carro novo



Há tempos, havíamos reportado que a igreja do nazareno de Sal Rei tinha na agenda adquirir um hiace “rosto runho” a breve trecho.
Fontes seguras nos afiançaram que a máquina, novinha em folha, zeríssimo quilómetro, já está comprada na Praia e pronta a seguir para Boavista, esperando apenas barco disponível.
Depois de Espargos, Achada e São Filipe; agora é a vez de Sal Rei. Outras igrejas também poderão estar no mesmo caminho. São os casos de Palmarejo e Maio, segundo soubemos.
Ao mais novo carro da igreja do nazareno, desejamos longa vida na estrada e rico ministério de evangelismo na ilha das dunas.
Já arrancou... bruuummm, brummmm.

Dr. Jorge de Barros em Achada de Santo António



O nosso amado irmão, Dr. Jorge de Barros será evangelista da semana de família em Achada de Santo António, de 1 a 8 de Fevereiro próximo. Depois do sucesso da semana do ano passado dirigida pelo mesmo, Achada aposta nos bis, trazendo outra vez o Dr. Jorge de Barros.
Não deixa de ser uma grande honra para Cabo Verde voltar a ouvir este pregador tido unanimemente como o maior pregador nazareno de actualidade.
Depois de Achada, o Dr. Barros participará no retiro de pastores em Mindelo, a partir da segunda semana de Fevereiro.
Ele chega nos últimos dias do mês em curso.

Templo de Relva inaugurado em Julho próximo

Depois de Patim, do memorial “Álvaro Andrade” ter sido inaugurado no passado dia 10 de Janeiro, agora é a vez de Relva. Fontes seguras apontaram mês de Julho como data provável para inauguração de mais um templo nazareno na ilha do vulcão. A construção está bem avançada. A Câmara Municipal dos Mosteiros comprometeu-se em assumir todo o reboque interno. O superintendente distrital, na sua última passagem pelo Fogo, visitou Relva e disse ter gostado do que viu. Ademais, incentivou a igreja local e, pessoalmente, prometeu buscar fundos para ajudar na conclusão da obra.
O salto que a igreja precisa dar está a ser dado.
Levantemos e edifiquemos.

Hilquias Alves em Cabo Verde



O Saxofonista brasileiro, Helquias Alves vai estar de novo em Cabo Verde. Depois de cá ter estado no ano passado, eis que o nosso irmão de Campinas volta outra vez, desta, dentro do programa da semana de família em Achada Santo António, de 1 a 8 de Fevereiro próximo.
Os que não terão tido o prazer de escutar este exímio artista nazareno no ano passado, vão poder ouvi-lo este ano. Não conhecemos ainda os dias e locais em que vai actuar, mas lá mais para frente, o programa certamente será dado a conhecer. Pese embora termos tido confirmação da presença dele em Cabo Verde, na data acima referida, estranhamos que na sua agenda de eventos, publicada no seu site na internet, não esteja nenhuma referência à sua vinda. A agenda mostra que na data tem dois casamentos onde vai actuar. Mas quem sabe? Talvez tenha desmacado só para poder vir.
Torcemos para que venha já que todos gostamos de ouvi-lo ao saxofone.

Aqueles que procuram uma posição no ministério perdem Deus

“Eu quero tanto ser da equipe da adoração... é o meu sonho”, disse-me a mulher em tom suplicante.
Buscar uma posição é muito diferente de buscar um ministério. Alguns buscam uma posição na directoria da igreja. Outros buscam ser reconhecidos em um ministério particular dentro da igreja. Não importa a posição: esta atitude não traz a unção para o ministério.
O ministério nasce dentro de nós através do Espírito Santo. Ele nos concede dons para desempenhar o ministério de Jesus.
Um jovem aproximou-se de mim e perguntou: “Quando posso ser ordenado para poder começar meu ministério?” A ordenação não dá poder a ninguém para ser um ministro. A ordenação simplesmente reconhece alguém a quem Deus deu o poder de ser ministro.
Existe muita confusão hoje a respeito de posições, escritórios, descrição de tarefas e responsabilidades no ministério. Um ministro da directoria comentou certa vez: “Eu não posso fazer este trabalho porque el não consta na descrição de minhas tarefas”. O ministério tem-se tornado uma profissão ao invés de uma vida de confissão de que Jesus é o Senhor e servimos aos outros em nome dele.
Procuram-se posições não para o ministério, mas para obter reconhecimento. Nós amamos títulos, louvores e menções públicas. Mas o ministério verdadeiro é exercido frequentemente em secreto, onde Deus, não o homem, é o único público assistindo. A próxima vez que você vir uma pessoa passando necessidade, sirva a esta pessoa no nome de Jesus. Quando você encontrar alguém que não conhece a Jesus, ajude esta pessoa a reconciliar-se com Deus através de Cristo. Neste momento, você entrou no ministério.
“Tudo isto provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não havendo em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação” (II Co. 5:18,19)

“In o Livro – As Verdades do Ministério, autor Larry Keefauver, pag, 60, I edição – Agosto/2002”

Friday, January 16, 2009

Ivan dedica música especial em vídeo à esposa Eneida




Hoje, dia 16, a Eneida é aniversariante. O Ivan mandou postar a música de Cassiane que ele cantara em solo no dia 2 de Agosto de 2003, dia do casamento deles.
Ivan declara à Eneida assim: "Eu dediquei-te esta música no dia do nosso casamento. Lembras? Hoje, cada palavra desta música continua sendo realidade".
Nós postamos com vídeo e tudo. Vale a pena ver.
PS: Clique no título para ver o vídeo com a música que Ivan envia à sua esposa Eneida

Jovem Português desaparecido em Berlim



Um jovem investigador português que trabalha em Berlim está desaparecido e foi visto pela última vez quando se dirigia para casa, na madrugada de sábado, depois de ter estado numa discoteca local.
"Estamos a investigar em todas as direcções, a interrogar pessoas que o viram ou que o conheciam, mas ainda não temos nenhuma ideia do que possa ter acontecido", disse o porta-voz da polícia berlinense.
A Embaixada de Portugal em Berlim, que comunicou o desaparecimento às autoridades alemãs na segunda-feira, e o próprio embaixador, José Caetano da Costa Pereira, estão a acompanhar o caso "a par e passo", em contacto quase permanente com a polícia, acrescentou fonte diplomática.
Afonso Freire Novais dos Santos Tiago, de 27 anos, estava a fazer um estágio de seis meses na delegação de Berlim da Active Space Technologies, firma portuguesa de projectos espaciais, e é considerado por colegas e amigos uma pessoa com grande sentido de responsabilidades."Ele nunca tinha faltado sem avisar. Por isso, na segunda-feira, quando demos pela falta dele, avisámos logo a Embaixada de Portugal, que por sua vez accionou a polícia", disse à Lusa o gerente da delegação da firma portuguesa em Berlim, Ricardo Nudalini.
"Estamos muito chocados e preocupados, imagino o que a família estará a sentir", disse o mesmo responsável. O gerente da Active Space Technologies referiu ainda que Berlim "é, em princípio, uma cidade segura", onde qualquer pessoa "pode ter um acidente, claro", mas os desaparecimentos são muito raros.
Segundo disse à Lusa um amigo do investigador, Afonso Tiago jantou com colegas na sexta-feira à noite e em seguida foi a uma discoteca local, de onde saiu já de madrugada na companhia de um amigo.Os dois despediram-se e o jovem investigador terá dito que ia logo para casa, um apartamento que partilha com outras pessoas no bairro de Kreuzberg, mas onde não chegou. Os seus companheiros de apartamento distribuíram entretanto reproduções da sua fotografia no bairro.
A família, que reside na zona de Oliveira de Azeméis, já tinha pedido entretanto ajuda às autoridades consulares portuguesas.

Fonte: JN
Nota: recebemos um email vindo Portugal, de alguém que é amigo de Tiago, pedindo que colocâssemos a foto de Tiago Afonso no blog. A família está desesperada e pede ajuda de todos.
Aqui fica o contacto, na eventualidade de alguém deparar com este jovem, em Berlim ou em qualquer outro lugar do mundo: catarinacarvalhoalmeida@gmail.com
Um blog foi ja aberto para ajudar na busca: www.findtiagoafonso.blogspot.com

Memorial "Alvaro Andrade" - A Família agradece

O nosso irmão Alvarito, em nome da família Andrade, envia nota de agradecimento ao sr. superintendente distrital.
Aqui está:
"Queremos aproveitar esta ocasião para agradecer, de coração, a histórica decisão de associar o nome do nosso pai ao templo que ora se inaugura no Patim, onde, há meio século, ele e a nossa mãe tiveram o prazer de servir a Deus.
Pouco nos resta dizer sobre os nossos pais porque são, também, “património” da história da Igreja do Nazareno de Cabo Verde. Queremos apenas agradecer a Deus, por nos ter dado pais e avós como Álvaro e Isaura, e àqueles que reconhecem, hoje, o trabalho por eles realizado.Somos os primeiros frutos do ministério deles e por isso nos associamos a esta linda inauguração, ainda que à distância. Reiteramos o nosso profundo agradecimento aos líderes da Igreja do Nazareno de Cabo Verde, em particular ao seu superintendente.
Com gratidão, filhos e netos, Lídia, Elísio, David, Fatinha, Alvarito, Valéria, Hulda, Humberto, Tito, Bia, Gerson, Dárius, Karina, Diego, Yahaira, Hilton, Nayara, Bianca e Bruna."
Nota: O Sr. Álvaro merece, merece muito mais. Concordamos e associamo-nos com esta homenagem. Encorajamos o distrito a continuar nesta linha homenageando aqueles que não tiveram nem ouro nem prata, mas foram exemplos e tiveram caracter. Sr. Alvaro está nesta galeria por mérito.

Meditação Diária


CARÁCTER É FUNDAMENTAL

"...as Escrituras Sagradas dizem: 'Sejam santos porque eu sou santo'" (1 Pe 1:16). São raros os homens que foram escolhidos por Deus tendo como base a inteligência. Saul era apascentador de animais; Amós, boiadeiro; Davi, pastor de ovelhas; Gideão, lavrador; Pedro, pescador; Saulo, fazedor de tendas; Simão Zelote, esquerdista militante; e daí por diante... Vamos encontrar dúzias de pessoas que, aos olhos da sociedade, não preencheriam os quesitos para serem ou tornarem-se heróis de Deus. Uma coisa, entretanto, era fundamental em todos os que Deus escolheu para algum tipo de serviço ou acção: carácter. O carácter é aquilo que somos e sabemos que somos. Outros podem saber muita coisa a nosso respeito, mas Deus, nós e o diabo sabemos quem verdadeiramente somos. Davi é o exemplo máximo de um homem de carácter. Deus o chamou de "homem segundo o seu coração". Ah, sim, sabemos de suas muitas falhas, mas Davi possui aquilo que Deus espera de um homem: transparência e firmeza. Não pense em ser herói. Não há curso para heróis. Tornamo-nos heróis na proporção em que nos envolvemos com as coisas de Deus. Davi, antes de ser aclamado herói, obedeceu cumprindo a menor tarefa; depois, encontrou um lugar maior. Mesmo aplaudido, voltou ao anonimato, até o tempo de Deus. Foi tratado em seu carácter e depois, colocado no trono. Procure o seu lugar no coração de Deus; e Deus o colocará no coração das pessoas.

PENSAMENTO

Quando Deus está em nossos corações, é mais fácil chegar no coração das pessoas.

ORAÇÃO

Molda-me com Teu carácter, Senhor, para que a cada dia eu possa encarar a vida com transparência e firmeza. Em Cristo, amém.

LEITURA

Lucas 13:1-17 – Gênesis 23 – Salmos 16

Pstr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

Thursday, January 15, 2009

Residência Pastoral em Pedra Badejo

Está para breve o arranque de mais uma obra, desta vez, em Pedra Badejo.
O ELO traz na sua última edição uma nota, segundo a qual, Pedra Badejo vai construir a sua residência pastoral.
O terreno é espaçoso e incluirá também o templo e alguns apartamentos.
O projecto já existe, as estacas já estão prontas faltando apenas o financiamento para se dar início aos fundamentos.
Mais uma obra a caminho.

D. Adriana Lima é aniversariante



Amanhã, dia 16, a nossa querida irmã, D. Adriana completa mais um ano de vida. No bolo de aniversário vai figurar o número 84 correspondente à idade que vai completar.
No ano passado, aquando do anúncio do aniversário dela, cometemos uma “gaf” imperdoável. Por desconhecimento, omitimos o nome da D. Lídia Lima dos Reis, uma das filhas da D. Adriana. Pedimos desculpas à nossa irmã D. Lídia.
De recordar que a D. Adriana é natural de Ribeira da Torre, concelho de Ribeira Grande – Santo Antão.
Nossos parabéns e muitos anos de vida.

Eneida Duarte é aniversariante



Amanhã, dia 16, a nossa querida irmã Eneida Duarte, esposa do Rev. Ivan Duarte, completa Xis anos de vida. Ela é natural de São Vicente, nascida e criada como gosta de dizer, mas reside actualmente em Ribeira Grande, onde serve ao Senhor na companhia do seu marido.
Como todo o mindelense, ela gosta muito de ler e de passear. Temperamentos transformados escrito por Tim Lahavey é o seu livro preferido. Ela é adepta do Boavista e aprecia a cor azul mais que todas as outras.
O bolo de aniversário já está encomendado e ela vai soprar as velinhas, amanhã, ao anoitecer, na sua residência, na presença da família, irmãos e amigos.
O Ivan manda inserir a seguinte declaraçao: "Eu te amo muito, foste o melhor presente que eu já recebi de Deus. És uma esposa nota 10. A Bíblia diz que quem encontra uma esposa alcança a benevolência do Senhor. Deus quando me deu voçê, me mostrou a Sua benevolência. Eu te amo muito".
À nossa aniversariante, leitora fiel desta página, simpatiquíssima como a mãe, não poderíamos deixar de enviar os nossos fives nesta data querida.
Eneida, como esquecer das brincadeiras do tempo do Seminário? Não poderíamos esquecer do teu aniversário.
Deus te abençoe.

Igreja de Paúl – auto-sustento

O último ELO também anuncia que Paul poderá, brevemente, figurar na lista de igrejas auto-sustentadas. A congregação local tem uma boa base financeira e uma entrada mensal que assegura desde já o auto-sustento.
Ainda, por acréscimo, a igreja de Paul agenda a construção do seu templo como prioritário.
O auto-sustento no horizonte e a construção a sair do papel são sinais de que, possivelmente, o actual pastor, Rev. Idrissa Gomes, deverá continuar por mais alguns anos em Paúl.
“É preciso sonhar os sonhos de Deus”
Deus abençoe a nossa igreja em Paúl.

Carta do Além


Imagine se o Diabo resolvesse escrever uma carta para alguém aqui na Terra.
Dessas pessoas folgadas, que não estão nem aí com Deus ou a igreja. Creio que ela seria mais ou menos assim:
“Caro amigo”
Saudações infernais!
Estou tão ansioso por nosso encontro final que resolvi escrever-lhe a fim de manifestar a minha paixão por você. Você é tão perverso, orgulhoso, malvado e rancoroso!
A característica que mais admiro em você é seu desprezo por Deus. Noto que você transgride todos os mandamentos da Bíblia.
Particularmente estou torcendo para que você adquira logo uma doença. Com sua vida promíscua, creio que isso não vai demorar.
Também torço para que você se arrebente quando dirigir bêbado. Isto o traria logo para os meus braços, numa união eterna.
Outro dia, quando se livrou daquele chato que, com a Bíblia na mão, insistia que você mudasse de vida, nós fizemos a maior festa.
Para encerrar, espero que você permaneça firme. Fuja da igreja. Nunca ouça ou veja aqueles programas que falam do meu maior inimigo – Jesus.
Atenciosamente,
Satanás
Esta carta é uma peça de ficção. Mas o seu conteúdo é verdadeiro. Se você não gostou do que nela está escrito, vai gostar menos ainda de ir para o inferno. Ainda há tempo de se arrepender de seus pecados e se entregar a Jesus.

Fonte: Folheto da Sociedade Bíblica Ebenezer

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.