Wednesday, September 30, 2009

Jovens de Mindelo



Mais uma foto a mostrar-nos os jovens de há uns anos, em Mindelo. Na altura, o nosso querido Sr. Nununo, de seu nome próprio Álvaro Barbosa Andrade, natural de Santa Catarina, depois de ter pastoreado em algumas ilhas, chegou à do Mindelo para ficar muitos anos até se reformar. Este homem de Deus marcou profundamente os nazarenos. Simples, carinhoso, atencioso, conselheiro e amigo dos jovens. Um homem bom.
Os jovens de Mindelo tiveram a bênção de ter, por algum tempo, este grande Homem a pastoreá-los.
Rev. Álvaro Barbosa Andrade está com o Senhor.

D. Gloria nos Arredores




A nossa saudosa D. Gloria apreciava o acordeão.
Todos os domingos, depois do culto e do almoço, lá estava ela a sair para os arredores.
Para além de tocar, contava histórias que cativavam a assistência.
Durante muitos anos, ela foi professora de Arte de contar história e Música no Seminário Nazareno.

Aqui está a Paula Vaz


Hoje, dia 30, apresentamos, com alguns detalhes, uma jovem que muitos veêm, mas poucos conhecem. O nome dela é Ana Paula Vaz, jovem, linda, solteira, membro da nossa igreja de Achada. Conhecemo-la o razoável para poder afirmar com propriedade que estamos perante uma jovem de grande valor, equilíbrio e visão. Ela gosta de dizer: sou uma jovem de Deus.
O Hi5 dela regista 76 amigos. Sobre si mesma escreveu assim: “Sou cabo-verdiana, natural da Praia e amo demais o meu Pais. Sou formada em Economia e actualmente trabalho na área bancária. A melhor coisa que me aconteceu, foi ter tido o privilégio de conhecer Jesus Cristo, como meu Senhor e Salvador, e poder fazer parte da Igreja do Nazareno e contribuir para a obra do Senhor. Gosto muito de viajar e conhecer pessoas de culturas diferentes. Sou grata a Deus por aquilo que sou e amo demais a vida.”
Conseguimos, sem permissão dela mas com liberdade, intrometer um pouco na sua privacidade. Depois desta invasão, ficamos a admirá-la muito mais. Afrouxando um pouco o véu, descobrimos que o que a faz realizada e feliz, não é o facto de ser profissionalmente bem sucedida, nem por ter isto ou aquilo, mas por ser o que é: uma filha de Deus.
Ela ficou órfã de mãe muito novinha, mas soube batalhar e vencer.
Estes e mais outros detalhes que não podemos revelar, fazem dela uma jovem em vias de extinção. Muito nos honra na igreja do nazareno ter jovens deste calibre.
Quem quiser conhece-la melhor, pode cessar o Hi5 dela em: http://www.hi5.com/friend/profile/displayProfile.do?userid=452085242
Desta jovem, dizemos sem papas na língua: “temos muito orgulho”.
Paula, continue sempre assim, exactamente, como és.
Deus te abençoe e te guarde.

Família Duarte

Esta é a família Duarte (Dr. Eugénio, D. Maria Teresa, Sérgio e Djenito) nos anos 80, em Mindelo.

Chegada da família Henck

“No dia 17 de Setembro de 1959, tivemos o privilégio de receber os missionários Hencks, que ficarão residindo em São Vicente. Ajudemo-los com as nossas orações e uma cordial recepção.”

Fonte: Epistola Nº 9 e 10, Vol. 3, Pág. 33, Setembro e Outubro/1959

FRAGILIDADES


Minha força não chega à de uma formiga;
Meu peso não ultrapassa o de uma pena.
Todavia,
Não há poder capaz de me destruir,
Não há tempestade que me arraste,
Porque posso todas as coisas
N´Aquele que me fortalece.

Meu coração é macio como manteiga;
Meu corpo mortal tem a consciência da luz duma vela.
Todavia,
Não há sol ardente capaz de me derreter,
Não há de temporal que me apague,
Porque posso todas as coisas
N´Aquele que me fortalece.

Minha estrutura, na escala de valores, ficou no infinitésimo;
Meu raio visual circunscreveu-me num círculo tacanho.
Todavia,
Não há gigante capaz de derrubar,
Não há monte tão alto que eu não enxergue,
Porque posso todas as coisas
N´Aquele que me fortalece.

Minhas mãos são duas folhas de um tronco nu;
Meus pés, fracos caniços partidos.
Todavia,
Não há tufão capaz de me arrancar as folhas,
Não há pedregulho que me possa quebrar os caniços,
Porque posso todas as coisas
N´Aquele que me fortalece.

Gilberto Évora
Fonte: Epistola Nº 10, Vol. 5, Pág. 88, Outubro/1961

Grupo de pastores - 1968

A objectiva foi disparada à porta da igreja do Mindelo, há 41 anos.

Ester Lopes no Brasil



A nossa querida irmã, Ester Miriam Lopes, membro da nossa igreja em Achada, voa para o Brasil, hoje, 30. Ela vai participar em um congresso para profissionais de Saúde que decorrerá de 1 – 4 de Outubro.
Deus abençoe esta nossa querida irmã.

Tuesday, September 29, 2009

Lobos travestidos de pastores (Clique aqui)



Existe um tipo de discipulado muito comum em algumas igrejas que adotam o mais despótico sistema de pastoreamento. Nele, o discipulador ultrapassa os limites da racionalidade tomando decisões unilaterais quanto à vida do seu discípulo. Nesta perspectiva, o pastor tem poder para determinar aquilo que o seu seguidor deve fazer. Sei de casos de pessoas que não podem mudar de casa sem que o pastor concorde, ou de outros que não podem vender absolutamente nada, sem que a autoridade espiritual aceite o fato. Além disso, é comum observarmos que os pastores em questão, usam do nome de Deus para decidir se o discípulo deve ou não namorar, se pode ou não ir para a praia, se deve ou não ter filhos, ou como deve se portar dentro de suas próprias casas. Tais lobos interferem na da vida comum do lar, intervindo na educação dos filhos ou até mesmo na vida sexual do casal.
Por: Renato Vargens
PS: Para ler mais, favor clicar no título

…ele veio, mas…também Ele veio


O que me leva a escrever este artigo, é que tenho sido confrontada amiúdes vezes, ultimamente, sobre a crise económica, que toda a comunicação mundial vem divulgando, numa dilatação exagerada, aumentando, trazendo medo, pânico, ansiedade, stress, o que não será mais à frente, nas pessoas do mundo inteiro.
As frases que não tenho escutado de muita gente com que comunico no meu dia a dia? E mais despoletou este artigo, porque na semana passada, fui confrontada por um jovem familiar, capacitado, talentoso, inteligente, trabalhador, bem posicionado no mercado de trabalho, tão preocupado com a crise, quanto as qualidades apontadas, que muitos já vivem, sem propriamente ter chegado, para ser vivido.
Rosto ansioso, pesado, medroso, tenso, com a mente mais dirigida, creio para a crise, do que para o seu trabalho, e de como preparar-se … enfim para enfrentar mais essa bolha, que apareceu, para destabilizar moral, emocional, espiritualmente, a muitos, mais do que materialmente, e… até mesmo os cristãos.
Voltando aos dias do passado, nos anos de 44, 47, de fomes trágicas no arquipélago, quantas frases do tipo, não ouvi…fome, não tem lei! Quantas descrições tristes, iguais ao do capitão Ambrósio! Fome quebra lei! Fome quebra tudo! Fome não tem razão! Fome salta muralhas! Enfrenta o maior exército!
Mas… Nesses tempos muitos se apostatarão. E a profecia se cumpre!
Achará o Filho do Homem fé na Terra?
Porém…ele veio, mas… também Ele veio!
E esta frase tão sugestiva, convincente, é que me deu força para escrever, enviar um recado, para quantos me queiram escutar.
A Palavra de Deus, a Bíblia, única autorizada para toda e qualquer época, no livro de Salmos, escrito pelo maior estadista como rei e governante e como o único, que o Criador chamou “homem segundo o coração de Deus”diz, que a nossa solução e refúgio está no Criador do Mundo. Dono da prata e do ouro, e porque não do cereal, que alimenta o mundo. O conhecedor da crise, que poderá também assolar o Mundo.
Só uma palavra. Haverá crise, só se o homem quiser! Eu, particularmente, eu sei, que não vou sofrer a crise, porque confio nas promessas de Deus, que se têm cumprido e que se cumprirão até o fim dos tempos. “Passará o céu e a Terra, mas as minhas palavras não hão-de passar” Lucas 21.33. Tradução em linguagem mais simples “Mudará tudo, mas as minhas palavras, não mudarão.
David disse: “Nunca vi o justo nem o filho do justo a mendigar o pão.”E mais tarde, milhares de anos depois, Jesus acrescentou:”O diabo, vosso inimigo anda ao redor de vós, para vos tragar, porque …ele veio para roubar destruir e matar, mas Ele (Jesus) veio para dar vida e vida em abundância. Duas palavras contraditórias. Morte/Vida, Crise/Abundância.
Eu creio, plenamente, na verdade dessas palavras da Bíblia! O Diabo veio para trazer crise, mas Jesus também veio para evitar a crise - ele veio, mas…Ele também veio.
Por que então temer a crise, se sinto que sou uma filha de Deus, com direito a tudo que Ele prometeu? Para os que crêem e se sentem filhos do Altíssimo?
Meu amigo, é hora de teres esta mesma certeza que eu tenho. Ou será que estás em dúvida? Sou criatura ou sou filha de Deus? Então, para teu bem, para que a crise não te apanhe, e vivas tranquila, quando o mundo fala de crise, crise e mais crise, trata bem da tua filiação, porque ele veio para matar, destruir e roubar, mas Ele (Jesus) veio para nos dar vida e vida em abundância.

Tenha sempre presente, ele veio… mas Ele veio, e não enfrentarás a crise. Eu fico triste, ouvir cristãos a preocuparem-se com a anunciada crise.
-Vamos entrar em crise este ano, conforme se noticia por ai?
Precisas de um novo encontro com Cristo, de onde herdaste o nome cristão. É tempo de se agarrar a Palavra de Deus, pois ela está cheia de promessas, (livro de Salmos, Joel e outros) por exemplo, sobre esta crise mundial proclamada pelos quatro ventos.
Não serão envergonhados nos dias maus e nos dias de fome se fartarão. Salmos 37:19.

Por: Milú Leite.

Monday, September 28, 2009

O SOL NÃO SE PÕE NA ALVORADA!

Não pretendo escrever neste momento sobre a vida e obra dos missionários em Cabo Verde. Quero, sim, através destas linhas prestar uma singela homenagem ao Rev. Roy Henck e à sua família por inerência.
No Outono de 1958, mais propriamente dito, no mês de Setembro, ano em que a denominação Nazarena celebrava as suas bodas de ouro, desembarcava em Lisboa – Portugal, (feliz coincidência) a fim de aprender o português e deste modo estar apto para comunicar-se com os cabo-verdianos na “sua língua”, a família Henck.
Foi assim que aconteceu com todos os missionários que serviram a Deus em Cabo Verde. O primeiro porto era o de Lisboa e por lá ficavam cerca de doze meses. Depois… depois, claro, as Ilhas os acolhiam com a sua morabeza e gentileza próprios de ilhéus sôfregos de se privar com gente, gente especial que vinha de longe.
Ao mesmo tempo que uma parte significativa da população nativa partia para terra longe em busca de melhor futuro para si e para os seus porque a terra mãe não oferecia recursos suficientes para o garante de uma vida melhor, parece paradoxal que famílias missionárias deixassem o conforto, o bem-estar, as prerrogativas que os seus países de origem lhes oferecia, para se estabelecerem numa terra onde os recursos eram parcos.
O senhor Roy Henck soube e assimilou que a melhor forma de investimento da nossa vida terrena é vivermos o propósito eterno de Deus, sendo seus cooperadores, investindo, buscando e pensando nas coisas de cima, não importando se o País é pobre ou rico. (Mateus 6.19,20; Colossenses 3.1-3). O Rev. Roy Henck soube, assimilou, viveu e compartilhou connosco que nada dá mais alegria do que ver o reino de Deus manifestando –se dia a dia num discípulo que cresce à imagem de Jesus!
O exigente, o fiel filho do Rei, de nome Roy Henck, soube, assimilou, viveu, compartilhou e acurou que grandioso privilégio ele teve em fazer parte desta obra maravilhosa! Obreiro de Deus! O homem de Deus, o servo Roy Henck, soube, assimilou, viveu, compartilhou, acurou e tinha sempre presente que não há alegria e realização maior nesta vida do que aquela em que temos a certeza de estarmos a edificar vidas para toda a eternidade!
O homem com o rosto de Jesus, Roy Henck, soube, assimilou, viveu, compartilhou, acurou, tinha sempre presente e até o último suspiro disse como o apóstolo Paulo: “Eu de boa vontade me gastei e ainda me deixaria gastar em prol das vossas almas.”
(2 Coríntios 12.15).
O combatente da Fé, Roy Henck que acabou a carreira e foi promovido à Glória cujo nome está escrito no Livro da Vida, deixa um Legado Espiritual a todos os títulos elevado.
O americano de nacionalidade, Roy Henck mas cabo-verdiano por adopção que amou estas ilhas e o seu povo como poucos souberam e sabem amar, já ouviu do Senhor da Vida:” Bem está bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel; sobre muito te colocarei. Entra no gozo do teu Senhor. Mt 25;23
Sigamos-lhe o exemplo plantando boas sementes.
O Missionário Roy Henck fica nos anais da história da denominação Nazarena em Cabo Verde como: O missionário com mais longevidade nestas ilhas: Cerca de quarenta anos! È Obra! È uma vida!
Já o nomeei cidadão honorário!
O irmão e amigo Roy Henck sabia que o Sol não se põe na Alvorada!

O SOL NÃO SE PÕE NA ALVORADA

(HINO TEMA DAS BODAS DE OURO 1908-1958)
Há dever que cumprir, almas para remir,
Novos passos de fé que tomar, (que tomar);
Mas predito por Deus; No futuro há troféus bem maiores por arrecadar.
Coro:
O Sol não se põe na alvorada,
Á frente mais triunfos virão. (sim virão).
No seu nome com visão, proclamemos salvação,
Porque o Sol não se põe na alvorada!
Campos há que arrotear. Terras para lavrar
E sementes do bem que plantar, (que plantar).
Empenhemos já, pois gavelas terá, no fim todo o fiel que semear.
Alvos há que atingir, faltas para suprir,
Mas iremos na força de Deus. (sim na força de Deus)
Seu Espírito de amor dará fé e valor pra vitória segura dos seus.
FIM

P.S.
Por isso recuso-me a dar os pêsames à família enlutada. Quero, sim, congratular-me com toda a sua família de sangue e a sua família em Cristo, a sua promoção à Glória. A promoção só é dada a quem a mereça.

Sou grata,
Esther Spencer Lopes
Praia, 27 de Setembro de 2009.

Sunday, September 27, 2009

Operação Neemias - Espargos



Decorreu neste Domingo, dia 27, em Espargos, ilha do Sal, o tradicional culto da MNI dedicado à Operação Neemias. Neemias é lembrado pela ousadia e confiança em Deus ao pedir permissão ao rei para reconstruir os muros de Jerusalém. Num culto abençoador, o irmão Aguinaldo Morais introduziu o tema falando da importância do acto de ofertar para a construção de templos e outros imóveis necessários à Obra em Cabo Verde. De seguida, o presidente da MNI local fez uma exortação sobre o mesmo tema. Fez menção ainda a inúmeras pessoas que foram abençoadas ao ofertar.
As ofertas levantadas neste culto serão dedicados à construção do Templo e moradia pastoral na jovem igreja de Ponta de Sol, Santo Antão.

Fonte: Escravos do Senhor

Saturday, September 26, 2009

Nota de Falecimento

Faleceu esta tarde, dia 26, no Concelho de Ribeira Grande, Santo Antão, o Sr. Tomás. Ele é pai dos nossos irmãos António Lima, membro da nossa igreja em Mindelo e D. Alcinda Rocha, membro da nossa igreja em Ribeira Grande.
A estes irmãos e aos demais familiares, apresentamos as nossas sentidas condolências.

Fotos do funeral do Sr. Roy (Clique aqui)


O Sr Roy, como sabemos, foi a enterrar na segunda-feira passada. Hoje, dia 26, estamos a mostrar algumas fotos desse dia.
Quando referimos às pessoas que estiveram na cerimónia fúnebre do Sr. Roy, escapou-nos mencionar a presença das seguintes pessoas: Doutorando Philip Troutman, Dra. Manuela Barros, D. Netie e D. Paula Troutman. As nossas desculpas pelo lapso.
Os missionários que passaram por Cabo Verde fazem parte da nossa rica história.
Cabo Verde é o que é por causa do excelente trabalho feito por todos os valentes missionários nazarenos que por cá passaram. Somos profundamente devedores.
Sr. Roy é um deles.
PS: Para ver fotos, favor clicar no título

SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA JUNTA DE CREDENCIAIS


Vivemos uma época tão difícil no que diz respeito a licenciar pessoas ao ministério que seria bom os irmãos das Juntas de Credenciais Ministeriais ficar mais atento a estas perguntas bem como criar outras em cada contexto. A seguir sugiro algumas perguntas para servir de ferramentas para os senhores:
PARA QUANDO ENTREVISTAR CANDIDATOS AO MINISTÉRIO

Peça-os para falar sobre o chamado para ser pastor na Igreja do Nazareno.
Como eles tem se adaptado na igreja a qual eles estão pastoreando?
Qual tem sido a coisa mais difícil no ministério pastoral ou no relacionamento com os membros na igreja local?
Qual tem sido a coisa mais gratificante no ministério ou no relacionamento com os membros da igreja local?
Como eles tem se saído no relacionamento com a junta da Igreja local?
Qual tem sido a coisa mais difícil ao trabalhar com outros pastores ou líderes distritais?
O que dá mais alegria no relacionamento com outros pastores ou líderes no Distrito ou na igreja local?
O que você está fazendo para que as pessoas que estão sob sua influência possam crescer espiritualmente?
O que você está fazendo para que o trabalho da Igreja do Nazareno cresça na área onde ministra?
Você pode enumerar algumas fraquezas em algumas áreas específicas de sua vida?
O fato de conhecer suas fraquezas contribui para o melhor desempenho do seu ministério?
Qual tem sido o seu maior desafio?
O que traz mais satisfação no seu ministério?
A visão que tinha da igreja mudou depois desse período que tem estado no pastorado? Se mudou como?
O que você diria a um(a) novo pastor(a) para o ajudar em seu ministério?
Se você pudesse refazer uma coisa que você fez no seu ministério, o que seria e como você faria isso?
Como seus filhos estão encarando sua vida ministerial? E a sua esposa(o)?
Como é o relacionamento da sua família com o povo da igreja local?
Sua esposa(o) apóia o seu chamado ministerial? O que ela(e) tem feito para expressar isso?
Por: Geraldo Nunes Filho
Fonte: Blog do Dr. Geraldo

Friday, September 25, 2009

Dr. Renato Vargens em Cabo Verde



Já está confirmado. No final de Outubro, o Dr. Renato Vargens vai dirigir uma semana especial de família na Igreja do Nazareno de Achada de Santo António.
O Dr. João Gomes, responsável pelo ministério de casais em Achada, já enviou uma carta a todas as igrejas de Santiago a dar conta do evento, convidando-as para virem desfrutar, durante a semana, em Achada, da apresentação da Palavra.
Dr. Renato Vargens é muito conhecido e respeitado no mundo evangélico. Ele é Pastor, conferencista e escritor com nove livros publicados e dois no prelo. Director da Scrittura produções, colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes, Pastor presidente da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, Brasil.
Ele publica diariamente artigos evangélicos no seu blog: http://www.renatovargens.blogspot.com/
Um grande acontecimento que ninguém deve perder.

Jovens de Mindelo

Este é um grupo de jovens de Mindelo, possivelmente dos anos 70.
Algumas das caras são nossas conhecidas, umas que, hoje, não possuem nenhum fio de cabelo na cabeça.
Era no tempo do preto e branco.
Temos recebidos algumas reclamações de que estamos a privilegiar Mindelo em detrimento de outras juventudes. De facto, temos postado algumas fotos de Mindelo. Aos que reclamam, enviem as fotos que serão postadas na hora. Tratamos a todos por igual. Estamos aqui com um único propósito: SERVIR

Casa da Missão onde residiu a família Henck




Esta é a casa onde, por quase quarenta anos, residiu a família Henck. Ela fica em Mindelo. No quintal, ha um poço que deu água para muitas famílias quando São Vicente vivia a crise desse liquido precioso.
Anexo à residência, há um campo de futebol de salão, provavelmente, o primeiro de Mindelo e um dos primeiros em todo o País que ficou conhecido até hoje como campo do Kevin.
Um dia desses, mostraremos o conhecido "Ford" que pertenceu ao Sr. Roy.
Ate lá.


Thursday, September 24, 2009

Superintendente do Distrito reúne-se com o Ministério V.I.D.A


Ontem à noite, dia 23, nos EUA, o Superintendente do Distrito, Rev. David Araújo, esteve com os irmãos do Ministério vida para um tempo de reunião e comunhão. Na referida reunião esteve também o pastor da Praia, Rev. Adérito Silves Ferreira.
O meeting serviu para troca de ideias, visando o melhor serviço à nossa terra juntamente com as igrejas e diversas organizações nas ilhas.
O ministério V.I.D.A. procura a cada dia servir e servir bem ao nosso povo.
Para o ano, a Missão será em São Vicente e Santo Antão.

Observação: Ontem, dia 23, dissemos numa nota que o Superintendente teria chegado já à cidade da Praia. Uma fonte nos induziu ao erro, pelo que, pedimos sinceras desculpas. Na verdade, o Rev. David Araújo encontra-se ainda nos EUA, devendo viajar para Cabo Verde, amanhã, dia 25.

O Passatempo do saudoso Sr. Roy


Depois de reformado, o nosso saudoso Sr. Roy dedicava a trabalhos manuais feito em madeira. Quase sempre acompanhado da sua neta, filha do Kevin, não dispensava um dia sem entrar no seu atelier para apreciar as suas peças.
As preferidas são modelos de carros antigos, estando alguns na foto.
Os filhos conservam essas preciosidades com muito carinho.

Lembrar Roy Henck: Herança de valores (Clique aqui)


A lista da galeria dos heróis da fé de Hebreus 11 vem aumentando sempre que parte um herói dessa terra temporária e passageira. São passados quase doze meses quando tive o grande privilégio de publicar uma pequena bibliografia da D. Glória Henck. E hoje o Altíssimo me concedeu mais esta chance bendita de comunicar no “ A Semana” a partida saudosa e honrosa de Roy Henck, marido da mulher modelo que titulou a minha crónica em Outubro de 2008.

Dois seres que se completaram como duas peças de um puzzle, determinaram vir à Cabo Verde em l954, para ajudar o povo bem carente nessa época da sua história. Ao desembarcarem neste arquipélago de sol e solo ardentes, Ti Roy, como mais tarde já era conhecido, tirou o casaco, arregaçou as mangas, abriu os braços, para não só abraçar as nossas ilhas sedentas, mas para tomar posse e receber o trabalho de modificar, transformar, incutir valores, naqueles que escolherem ser seus discípulos, dos quais teve uma visão antes de deixar os Estados Unidos.

Por: Milú Leite

PS: Para ler mais, favor clicar no título

Apelo - São Nicolau


Sejamos solidários para com a ilha de São Nicolau, mostrando a nossa solidariedade não apenas através de gestos audio-visuais, mas sim de um simples e pequeno gesto material, autorizando os Recursos Humanos das nossas empresas a doar 1(um) dia da nossa jornada de trabalho à população mais carenciada de São Nicolau e afectada pelas chuvas de Setembro, ou fazendo um depósito bancário, mesmo que simbólico, numa das seguintes contas bancárias da Câmara Municipal da Vila da Rª. Brava:
As contas bancárias da Câmara são:
Banco Comercial do Atlântico -78676216
Caixa Económica de Cabo Verde – 878735
Banco Caboverdiano de Negócios– 3454908

Pr. Oziel na Conferência Missionária



De 24 a 28 de Setembro, o nosso amado colega, Pr. Oziel Morais, vai estar em Fortaleza, pregando na Conferência Missionária, a convite do Pr. Fernando.
Ele agradece a quantos oram por ele e pede que, por esses dias, continuem a orar para que a jornada em Fortaleza seja de grande bênção. É desejo dele que Deus levante, durante esta cruzada, missionários, pastores, líderes ministeriais, homens e mulheres dispostos a servir no reino e na Missio Dei.
Ser embaixadores do Rei é um privilégio.
Deus abençoe o seu servo Oziel.

Faculdade Nazarena do Brasil

A Faculdade Nazarena promove um tempo de reflexão e treinamento
referente aos cursos de Teologia e Administração.
Dia 26 de Setembro, das 10h às 12h.
Maiores informações: (19) 3287-7360.

Wednesday, September 23, 2009

Darlene Barros é aniversariante (Clique aqui)


A nossa querida sobrinha Darlene faz anos hoje, dia 23. A codê do casal Barros (Rev. Manuel Barros e D. Ana Maria) tem pinta de indiana.
No dia que ela está a soprar mais uma velinha, queremos dedicá-la uma música especial que para tocar, basta clicar no título.
Este happy birthday está a ser mesmo especial. Isto, porque ela está de férias nos EUA.
O bolo cá fica reservado para quando tiver chegado de férias.
Darlene, Deus te abençoe.

Família de Kevin Henck


Esta é a família do nosso conhecido irmão Kevin Henck, terceiro filho do Sr. Roy e da D. Gloria.

Ainda hoje, o Kevin é muito lembrado em São Vicente. Poucos não jogaram no Kevin - o campo de futebol de salão na casa de Missão, em Mindelo.

A família Henck deixou marcas em Mindelo. Quem serve a Deus é assim.

Deus abençoe os filhos, as noras e os netos do nosso saudoso Sr. Roy.

Vila de Ribeira Brava - 1968

Esta é a Vila de Ribeira Brava, São Nicolau, há 41 anos.
A foto data de 1968.

DESAFIO A PASTORES E LIDERES DE JOVENS



Você que é líder de jovens, você que é pastor, você que é um líder em potencial guarde em sua mente os seguintes desafios:
Precisamos que a igreja seja jovem se não ela ficará no passado.
Precisamos de uma igreja que tenha compromisso com o jovem e adolescentes.
Precisamos de uma igreja onde o jovem faça parte da missão integral da igreja.
Precisamos de uma igreja firmada no passado, que viva no presente mas que sonhe com o futuro.
Precisamos de uma igreja que possa interagir com jovens e adolescentes.
Precisamos de uma igreja que possa criar um ambiente de reflexão, de respeito, de tomada de decisão em conjunto com os próprios jovens e adolescentes.
Precisamos de uma igreja que tenha comunicação aberta e franca com o jovem.
Precisamos de uma igreja que possa fornecer atenção para a família em sua totalidade.
Precisamos de uma igreja que possa proporcionar um ambiente forte e estável onde o jovem possa experimentar e descobrir quem são e que saibam que têm voz. Isso faz toda a diferença.

Por: LOUISE NUNES

Fonte: blog do Dr. Geraldo Nunes

Tuesday, September 22, 2009

Pedido de Oração Urgente

Pedimos oração a favor da nossa irmã, Reverenda Olinda Torres que sofreu um AVC e, neste momento, se encontra na UTI, em São Bernardo, São Paulo. Ela é mãe da
Pra. Waner Nunes e sogra do Dr. Geraldo Nunes.
Levemos o nome da nossa querida irmã ao trono da Graça.
A oração do justo vale muito nos seus efeitos.

A Oração da D. Gloria


A D. Glória era filha única do casal Crawford. Quando acompanhou o seu marido, Rev. Roy Henck, para as ilhas de Cabo Verde, em 1959, todos os anos fazia uma oração especial. Ela pedia a Deus, que no fim dos seus anos, ela tivesse oportunidade de cuidar dos pais. Deus fez um milagre na vida do casal Crawford.
Quando a D. Gloria voltou de Cabo Verde, em 1994, os pais dela estavam ainda suficientemente fortes e saudáveis. Deus ouviu a sua oração. Ela pôde conviver e cuidar dos pais vários anos. Anos depois, em 2001 e 2002, os pais foram promovidos à presença do Senhor.
Deus honrou o pedido dela por ter sido obediente, acompanhando o marido ao campo missionário. Ela era um exemplo de mulher em oração, no trato, como esposa, como serva, como professora, como cristã.
Ela amava os juniores da igreja do Mindelo.

Igreja do Nazareno de Cambridge em retiro (Clique aqui)


A nossa igreja em Cambridge, EUA, pastoreada pelo Rev. Delfino Silves Ferreira, esteve num retiro, no último week-end.
O local escolhido foi as montanhas do Sturbrigde. Ali, apara além da sintonia com a natureza que Deus criou, os muitos irmãos que participaram, tiveram tempos de oração, meditação, cultos e muito louvor. Voltaram revigorados e prometeram voltar ao sítio para um replay.
Deus abençoe a nossa igreja em Cambridge.

PS: Para ver fotos, favor clicar no título

Pedido de Oração



Josh Angulo, nosso compatriota e irmão da Igreja do Nazareno de Santa Maria, Sal, campeão mundial de windsurf de 2009, está em primeiro lugar e falta apenas uma última etapa para vencer mais um campeonato para a Glória de Cristo. Assim , ele pede oração para que haja um pouco de vento para que possa conseguir o seu melhor e trazer mais um título para Cabo Verde.

Passem a palavra e façamos essa corrente de oração.

Funeral do Sr. Roy


Ontem, dia 21, no período da tarde, por volta das 2:15 PM, o corpo do nosso para sempre querido Sr. Roy foi dado à terra.
Para além do nosso superintendente distrital, Rev. David Araújo e do Rev. Adérito Ferreira que foram de Cabo Verde, estiveram também no funeral o Dr. Jorge de Barros, o Rev. José Delgado e o nosso também amado missionário, Rev. Paul Stroud. Todos falaram na cerimónia, invocando a grande obra realizada pelo casal Henck e também deixaram uma palavra de ánimo aos filhos.
O Rex, um dos quatro filhos dos Henck, manisfestou o desejo de brevemente visitar Cabo Verde e matar as muitas saudades desta terra que tanto os ama.
O povo nazareno de Cabo Verde é devedor a todos os missionários desde Everette Howard a Philip Troutman por nos terem amado tanto.
Rev. Roy Henck figura na galeria dos heróis da fé, em Cabo Verde.

Monday, September 21, 2009

Recordando Rev. Roy Henck


Esta foto é da formatura do Dr. Jorge de Barros, no longínquo ano de 1959, a primeira das muitas formaturas em que participou o Rev. Henck.
A última formatura em que participou foi a do casal Carvalho (Revs. Fernando e Ana Maria) em 1994.
Sr. Roy faz parte da nossa rica história.

Os filhos do Casal Henck




Estamos hoje a mostrar as fotos dos filhos do casal Henck (Rev. Roy e D. Gloria) e respectivas famílias.
Como disse D. Esther Spencer, Sr. Roy é um herói e os heróis não morrem. A sua obra é imensa e Cabo Verde é devedor.
Estes, nas fotos, são os herdeiros dos Henck. Exactamente, com está na Palavra de Deus, em Salmos 128:3-5.
Agradecemos a gentileza do Rex por nos ter enviado algumas fotos da família Henck.
Hoje, 21, é um dia difícil por ser o dia de enterro do Sr. Roy, mas o mesmo Deus que sempre esteve com ele, também vai estar convosco e connosco nesta hora de dor.
Estamos juntos.
PS: Para melhor resolução das fotos, favor clicar em cima das mesmas

Nasceu Elimara Ester


No passado dia 16 de Setembro, em São Filipe, Fogo, nasceu a filha dos nossos queridos Maria Antónia e Eliseu. Este lindo e raro nome é a associação do nome do pai (Eliseu) no da mãe (Maria Antónia, acrescido de Ester, a irmã única de Eliseu.
De recordar que Elimara, a recém-nascida, é neta do nosso saudoso Sr. Cristiano Monteiro de Luzia Nunes. Caso para se dizer que a bênção de Deus estende-se para todas as gerações do homem que for fiel a Deus.
Parabéns aos pais e muitos beijinhos à Elimara.

Sunday, September 20, 2009

Recordando Rev. Henck em Mindelo



Esta é mais uma das muitas fotos que mostra Sr. Roy em Mindelo, cidade onde viveu quase quatro décadas.

Sr. Roy faz parte da nossa história.

Reverendos Araújo e Ferreira seguem para Ohio

Os dois presbíteros cabo-verdianos (Revs. David Araújo e Adérito Ferreira) que chegaram ontem, dia 19, em Boston, seguem esta tarde para Ohio, Estado onde irá decorrer amanhã, dia 21, o enterro do Rev. Henck.
Algumas outras personalidades deverão marcar presença na cerimónia. Os Doutores Jorge de Barros, Eugénio Rosa Duarte e o Rev. José Delgado estão entre alguns dos pastores que vão estar no último adeus ao Sr. Roy.
Em Cabo Verde, segundo informações chegadas, todas as igrejas fizeram menção do nosso missionário promovido à Gloria.
Nos primeiros dias de aula no Seminário Nazareno de Cabo Verde todos os seminaristas, novos e velhos, eram convidados a um gelado na casa dos Henck.
Ele sempre gostava de dizer ao seminarista: Eu confio em ti.
Hoje, todos curvamos diante de um homem que amou o Seminário e os seminaristas.

Saturday, September 19, 2009

Confirmado um caso de H1N1 em Northwest Nazarene University


No passado dia 10 de Setembro, a nossa Universidade recebeu a notificação de um caso confirmado. Outros já poderão estar infectados devido à sua fácil contaminação.

Precauções foram tomadas e todos estão de sobreaviso, havendo para tal, uma linha de emergência para qualquer eventualidade.

No site da Universidade estão numeradas todas as medidas implementadas. O link é: http://www.nnu.edu/offices/marketing/news-article/?no_cache=1&tx_ttnews[tt_news]=160&tx_ttnews[backPid]=1727

PS: Para ler mais, favor clicar neste link: http://www.ncnnews.com/nphweb/html/ncn/article.jsp?id=10007499

Rev. Roy Henck homenageado em Mindelo


A Igreja do Nazareno do Mindelo vai homenagear o Rev. Roy Henck, amanhã, dia 20, no culto das 19 horas. Sem dúvidas, uma homenagem justa da igreja, onde terá sido membro por 39 anos. Chegou, inclusive, a pastorear a igreja do Mindelo nos primeiros anos da sua estada em Cabo Verde.
O orfeão local tinha neste casal (D. Glória ao órgão e Sr. Roy na regência) duas pessoas que muito fizeram, não só nesta área, mas em todos os sectores da igreja.
No culto de amanhã à noite, a imagem do Sr. Roy será projectada em tela gigante e alguns irmãos deixarão as suas impressões da sua convivência com este grande homem de Deus. Está programado também para toda a igreja cantar, em uníssono, o hino predilecto do Sr. Roy – Ao Deus de Abraão Louvai.
Sr. Roy morreu, mas a sua obra em Cabo Verde, jamais morrerá.

Igreja do Nazareno de Ribeira Brava serve de abrigo


O templo da Igreja do Nazareno, na Vila da Ribeira Brava, serviu de abrigo a muitas famílias tiradas das zonas críticas. Temos informações de que já parou de chover, mas a Meter no Sal passou a informação de que está a caminho mais chuvas no periodo da tarde.
Um navio da Guarda Costeira já saiu de Mindelo, em direcção a São Nicolau, carregado de militares para ajudar no que for necessário.
A própria resendência pastoral, agora em São João, está lotada de pessoas.
Ainda não há electricidade e rede movel, estando apenas o fixo a funcionar com muitas dificuldades.
Confirma-se também mais uma vítima mortal, desta feita, em Ribeira Grande - Santo Antão.
Pedimos oração e ajuda material ao povo de São Nicolau.

Recordando Rev. Henck em Mindelo

Recordemos, pela foto, o Rev. Roy Henck em Mindelo.

S. NICOLAU: chuva mata três pessoas na Covoada

A confirmação é do correspondente da Rádio Nova em S. Nicolau. Emanuel Semedo cita um morador da Covoada que o contactou, confirmando a tragédia. "Vivemos agora uma situação de catástrofe", pontuou a fonte, que lamenta esta situação.
Segundo Semedo, chove naquela zona (Fajã e arredores) desde o meio-dia de ontem sem parar.
Na Covoada, a chuva soterrou uma família e mãe e dois filhos menores perderam a vida. (Em actualização)
Fonte: Expressodasilhas

Friday, September 18, 2009

Outro apelo de Pedido Urgente de Oração



Fomos contactados, via telefone, a poucos minutos, por alguns irmãos de São Nicolau, pedindo oração a favor da Vila de Ribeira Brava. Começou a chover outra vez e a situação está piorar. Há informações de que, desta vez, há tempestade mesmo. Uma casa na Vila foi levada pela fúria das águas. Em Fajã e Caleijão, o temporal está também a fazer alguns estragos.
Nas outras localidades da ilha, a chuva também é forte, mas a preocupação maior é com a Vila.
Elevemos ao Trono da Graça, um pedido especial a Deus: Protecção aos nossos conterrâneos em São Nicolau.
Voltaremos para actualizar.

PS: Para ver fotos das últimas chuvas em Ribeira Brava, favor clicar no link: http://sninfor.webnode.com/

Recordando a despedida do casal Henck

Foi por ocasião da Assembleia Distrital de 1993 que a classe de pastores subiu à plataforma da igreja do Tarrafal de Santiago, local onde decorreu a Assembleia desse ano, para se despedir do casal Henck (D. Glória e Rev. Roy Henck).
Antes da saída difinitiva de Cabo Verde, o casal fez questão de visitar igreja a igreja, ilha a ilha, para se despedir pessoalmente.
Sr. Roy era um "fazedor" de pastor.

Operação Neemias em Setembro



É já neste mês a tradicional Operação Neemias nas nossas igrejas que consiste numa colecta para construção em algum ponto do território nacional. O distrito já fez saber que a deste ano vai para Ponta de Sol, para construção de igreja e moradia pastoral.
Levantemos e edifiquemos.

Thursday, September 17, 2009

Rev. David Araújo no Funeral do Rev. Henck

Segue viagem, amanhã, dia 19, para os EUA, o Rev. Araújo para participar no funeral do Rev. Roy Henck que acontecerá na proxima Segunda-feira, 21.
Ele representará do Distrito de Cabo Verde no último adeus a um dos missionários que marcou profundamente a igreja do nazareno nestas ilhas.
Sr. Roy já está na presença do Senhor.

Rev. Roy Henck promovido à gloria


A EPISTOLAONLINE informa a todos que faleceu, ontem, dia 17, nos EUA, o nosso sempre querido, irmão, pastor, amigo, missionário, Rev. Roy Henck.
Ele é americano só por ter nascido nos EUA, mas passou a maioria dos seus anos (39) como missionário em Cabo Verde. Ele era um apaixonado por Cabo Verde, um amante do púlpito, do violino, do Van Gogh, das ilustrações e de computadores. O seu hino preferido era “Deus de Abraão louvai”
A maioria dos pastores, que ministra actualmente em Cabo Verde, foi literalmente formatada pelo Sr. Roy.
Muito nos honra ter sido aluno dele. Um homem raro.
Por razões óbvias, estamos todos de luto. A melhor forma de honrar a memória do Sr. Roy é continuarmos a pregar exactamente como ele nos ensinou, isto é, pregando sempre o Poder da Ressurreição de Cristo.
O funeral é nesta segunda-feira, 21.
Sem mais nada de momento, apenas dizer que hoje é um dia muito triste.
Voltaremos ao assunto.

Wednesday, September 16, 2009

Fotos de Ribeira Brava durante as chuvas

Este é o estado de algumas ruas em Ribeira Brava, depois das chuvas de hoje.
Os mais velhos dizem nunca terem visto coisa assim.
Temos um vídeo que será postado logo que estaja pronto.
Um obrigado muito especial ao Piry Soares por ter gentilmente cedido as fotos.

Algumas fotos de São Nicolau (Clique aqui)

Conseguimos essas para ilustrar o nível de estragos causados.
Para ver, basta clicar no título.

Pedido de Oração Urgente



Estamos a pedir que orem a favor da Vila de Ribeira Brava que, hoje, dia 16, está a passar por um momento crítico. É que, segundo informações postas a circular através da RCV (Rádio de Cabo Verde), a Vila de Ribeira Brava, em São Nicolau, está a viver momentos dramáticos, neste começo do dia, devido à chuva forte que está a bater sobre a ilha. O próprio presidente da Câmara Municipal já disse na rádio que nunca se viu coisa assim. Os estragos, à vista desarmada, são incalculáveis e a própria população está a correr riscos. Falou em pedido de ajuda até a Organismos Internacionais.
A situação é tal, que toda a comunicação com a ilha está interrompida, desde telefone fixa, telemóvel e Rádio, funcionando apenas a via Rádio da Policia Nacional. A electricidade foi desligada por precaução, segundo fontes da Electra.
O repórter da RCV, no local, descreve a sobranceira de Ladeira e Chãzinha, como uma autêntica cascata jorrando toneladas de água sobre a Vila.
A situação é muito seria. No momento da publicação desta nota, (13:21) temos informações de que já parou de chover, mas a Meteorologia já avisou que o mau tempo ainda não passou definitivamente. O que já se sabe também, é que, felizmente, não há a registar perdas humanas. Amanhã, dia 17, se o tempo permitir, o Governo fará deslocar a São Nicolau uma equipa para equacionar as primeiras medidas a tomar.
O repórter da RCV classificou a situação de catastrófica.
Queremos pedir a oração de todo o povo de Deus espalhado pelo mundo, a favor de Ribeira Brava. Dobremos os nossos joelhos e peçamos ao Senhor da natureza que tenha misericórdia de São Nicolau. Oremos juntos.
Voltaremos para actualizar, logo que tivermos mais detalhes.

Culto especial em Nova Aliança



No próximo dia 26 de Setembro, pelas 6h PM, há um culto especial na igreja Nova Aliança, em Brockton, dedicado aos estudantes. Todas as igrejas cabo-verdianas estão a ser convidadas. Espera-se casa cheia para o pontapé-de-saída de mais um ano lectivo que, seguindo a tradição, será também de sucesso na linha dos anteriores. Para aqueles que não sabem, estudantes nazarenos sempre são os melhores alunos da turma, tanto na nota como no comportamento.
É mister que nossos estudantes, mais do que nunca, sejam SAL e LUZ no meio dos colegas. Que esta boa tradição seja preservada.
Interessante é a informação de uma das nossas fontes em Brockton, segundo a qual, mais 40% da igreja Nova Aliança, são estudantes entre primário, secundário e universitário.
Depois do “Back to School Service” que será preenchido com muita musica e oração a favor dos estudantes, vai haver uma paparoca à cabo-verdiana. Depois é sarau até às tantas.
God bless you.

Tuesday, September 15, 2009

Retiro em Assomada - 1984

Este grupo de jovens esteve acampado durante alguns dias em Assomada, em 1984.
Para além de Danilo Carvalho, Daniel Monteiro, Sãozinho, Delfino, Julia, D. Mena, Tó e Euclides, tente descobrir os outros integrantes da foto.
É bem verdade, a máxima que diz: “Recordar é viver”.
Este é mais um capítulo da nossa rica história.
PS: Para melhor resolução, favor clicar em cima da imagem

Igreja - Embaixadores

Esta é a foto actualizada do templo da igreja Embaixadores, depois de restaurado.
Aproveitamos para indexar um email do Dr. Elizeu Lima, Pastor local.
“ Aproveito para convidar a todos os leitores para o nosso anual FESTIVAL DE OUTONO, a ter lugar no dia 10 de Outubro, as 7:00. Contamos mais uma vez ter o nosso templo repleto de verdadeiros adoradores... Que a Sua Gloria paire sobre nos uma vez mais.
Foi o que aconteceu no domingo passado, quando por quase 4 horas um louvor puro subiu ate a presença de Deus, o povo de Deus quis adorá-Lo... e foi o que fizemos. Deus se mostrou entre nos de uma forma quase palpável... Mais uma vez Deus usou a banda, a equipe de louvor do dia e a pastora Carol para nos encaminharem a presença de Deus. Que tempo maravilhoso!!!! Não houve necessidade de mensagem nesse dia, tão forte era a presença do Espírito no nosso meio. Deus foi glorificado pelo Seu povo unido em canção.
Um abraço e continuação de um ministério abençoado, irmão.”
De recordar que Dr. Elizeu Lima é filho do saudoso Sr. Lourenço Lima, cabo-verdiano, natural de Santo Antão. Um nazareno que deixou marcas.
Deus abençoe o casal pastoral Lima e todo o povo de Deus que adora em Embaixadores.


Monday, September 14, 2009

Rev. Antero Fontes empossado em São Filipe (Clique aqui)


O Rev. Austolino Levy, na qualidade de facilitador de Sotavento, deslocou-se ao Fogo, neste fim-de-semana, dia 13, para empossar o novo casal pastoral para igreja de São Filipe. O templo esteve lotado para dar as boas vindas ao novo pastor.
No final, o casal foi chamado ao altar e, na presença de todos os membros da Junta local, o Rev. Levy pediu a bênção de Deus.
Desejamos rico ministério ao novo pastor de São Filipe – Rev. Antero Daniel de Sá Nogueira Fontes e D. Rita Mendes Fontes.




PS: Para ver fotos do empossamento, favor clicar no título.

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.