Saturday, June 9, 2007

AINDA SOBRE O RETIRO DE CASAIS


De 31 de Maio a 3 de Junho teve lugar na linda praia do Tarrafal de Santiago, mais um retiro dos casais, casados e chefes de família da Igreja da Achada de S.António. O tempo foi de refrigério para todos nós, bastando o facto de podermos nos ausentar um pouco da lufa-lufa da Praia, Cidade que, pela sua dimensão e constrangimentos, já começa a provocar ansiedade e não poucas vezes, muito stress. Só a ideia de ir descansar na Baía Verde, no meio de palmeiras e coqueiros, ouvindo o barulho das ondas a beijar a areia, já é motivo de satisfação.
Contudo, mais do que o relax provocado pela natureza (já de si uma mais valia) o propósito desse ou de outro qualquer retiro de casais, é o de estes poderem estar em (maior) sintonia com Deus e de ambos os componentes (marido e mulher) esquecerem um pouco da labuta diária e concentrarem-se no que podem fazer para melhorar a sua (deles) relação e, consequentemente, ajudarem a sociedade e o mundo que os rodeia.
Desde o tempo devocional, logo pela manhã, às palestras ministradas, ao tempo de brincadeira, passando pelo puro dolce fare niente, tudo se conjugou para que tenha valido a pena os dias aí passados. Senti uma enorme vontade dos casais em fazerem mais, e acima de tudo, em quererem ser melhores! Melhores actores sociais, melhores chefes de familia, melhores cooperadoras dos chefes de familia, melhores nas respectivas igrejas, enfim... melhores cristãos num mundo que precisa que sejamos a Luz e o Sal!
Os membros da comissão de casais da ASA estão de parabéns pelo programa, pela alimentação (o povo Nazareno é um bom garfo e muito exigente!) e pela inteligência de não ter assoberbado os casais com actividades em demasia. Antes pelo contrário, houve tempo disponível para as pessoas estarem juntos, compartilhando experiências e preocupações à sombra de uma árvore, para jogar cartas, para ouvir musica ou para os casados namorarem. Isso faz falta. E como faz!
Os saraus foram simplesmente fantásticos, com risos e gargalhadas sonoras, pois temos de gritar bem alto que o cristão não é taciturno nem sorumbático. É alegre, é brincalhão. Então rimos a bandeiras despregadas e no meio dessas brincadeiras, os fotógrafos apanharam-nos em certas posições, comprometendo a nossa reputação, levando quem nos vê a pensar coisas! Estou a brincar! Em anexo deixo uma foto tirada numa dessas ocasiões, em que parece que estamos todos a dançar, tendo a D. Emily, esposa do Pastor Renato, D. Dione Crispim e eu próprio, mostrado sermos bons dançarinos, quando na verdade estávamos a correr para ver qual de nós ocupava as cadeiras que iam ficando vagas, sempre que se respondia a uma determinada pergunta. Foi um tempo hilariante! VALEU A PENA. Até para o ano!

João Gomes

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.