Monday, June 11, 2007

SAUDADES


SAUDADES

Dizem os especialistas que para melhor saúde mental basta que o individuo esteja no seio da sua família e na sua própria terra natal. Por isso, hoje em dia, não se aconselha a estar internada as pessoas com sintomas de desequilíbrio mental ou com alguma fadiga que para lá possa levar. São técnicas cientificas com resultados.
Por outro lado, uma pessoa longe do seio familiar sofre, e de que maneira, quando a saudade aperta, quando tem muito que falar e ninguém para escutar, quando chora e não tem ninguém, por perto, para consolar. Este assunto inspirou poetas e compositores como: Eugénio Tavares, Jorge Barbosa, Beleza, Ovidio Martins e outros. Parece que nascemos para conviver com: saudade, separação, dor e lágrimas. Se se pudesse pesar as saudades que os nossos patrícios carregam na alma, não haveria balança para comprovar esta realidade, de tantas que são. É saudade da casa onde nascemos, dos amigos, dos mais íntimos, da terra, dos montes, enfim de tudo.
O povo de Deus tinha saudades da terra prometida. De igual forma, o cabo-verdiano, sem que esteja cativo, sente o aperto no peito quando ouve, por exemplo, a musica (sodadi, sodadi).
Queremos ajudar os nossos irmãos a estar mais perto e mais em dia com tudo que se passa na nossa terra. Esta é a nossa intenção.
Oiça a musica e mate saudades

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.