Wednesday, June 27, 2007

COLUNA DO DR. JOÃO GOMES

SEM MARKETING
Vivemos numa era em que os profissionais mais procurados são os especialistas em marketing e de imagem. Políticos fracos e pretensiosos (curioso como esses adjectivos andam quase sempre juntos) precisam deles para retocar a postura e passar para a opinião pública uma imagem fabricada, mas falsa. Produtos nocivos para a saúde são, graças ao empenho engenhoso dos “marqueteiros”, postos nas prateleiras dos supermercados, como se fossem artigos de primeiríssima qualidade! Até pessoas, despidas de beleza física, são transformadas, graças aos cosméticos de altíssimo nível, em pessoas interessantes, pelo menos, enquanto o efeito permanecer!
Infelizmente, existem várias igrejas e organizações que procuram usar de tais expedientes, para vender Deus! É vê-las a exortar os incautos para procurá-LO, numa busca que só terminará em lugares determinados por elas, ao abrigo das bandeiras da sorte, das riquezas em abundância e do bem-estar sem limites. O Deus verdadeiro que procura a intimidade com o ser humano, que anseia conferir ao homem uma liberdade verdadeira e que requer, contudo, do homem uma prévia renúncia de si mesmo, é substituído por um “deus” ligado ao marketing de coisas, prodígios e benefícios falsos, numa promessa automática de mudança de vida, sem condicionantes. É meter a moeda na ranhura da máquina e retirar o objecto pretendido.
O nosso Deus não precisa de retoques de imagem ou de cosméticos para esconder suas imperfeições! ELE as não tem! Mais do que um conceito ou uma ideia, Deus é a nossa sustentação, quando os alicerces por nós erguidos desabam – 2 Samuel 22:33. Mas ele quer fazer em nós, um trabalho radical! Quer moldar a nossa vida, não com pinceladas de verniz ou com batons garridos, mas tirar o velho e colocar o novo. Ele não tem qualquer interesse em transformar-se no nosso conselheiro de imagem e não quer, em absoluto, esconder as nossas fissuras, antes pretende limpá-las todas e restaurar o ser.
ELE é um Deus de relações individuais, quer ter intimidade com cada um, sem ninguém de permeio. Por ser o CAMINHO, quer nos conduzir por veredas estreitas que conduzir-nos-ão à perfeita Estatura de Cristo; Por ser a VERDADE, quer filhos verdadeiros, sem falsidades escondidas debaixo de imagens retocadas; por ser a VIDA, quer dar-nos, igualmente, vida em abundância, mas pede que coloquemos as nossas vidas debaixo de SUA soberania. Esse é o nosso DEUS, que se apresenta a nós como ELE é – puro e perfeito, sem recursos ao “marketing” e pretende que falemos D´ELE aos outros da mesma forma – como um DEUS que é, e não um deus que parece ser!
João Gomes

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.