Monday, November 10, 2008

EDUCAÇÃO E LIBERDADE--José João Neves B. Vicente

Ministrar um "verdadeiro ensino" nas escolas, ou melhor, educar, não significa impor aos alunos o que eles devem apreender.
A escola deve sempre funcionar, necessariamente, como um espaço livre capaz de proporcionar ao aluno a condição para pensar e nunca como um lugar na qual o aluno simplesmente obedece e o mestre tem sempre razão.
É lamentável como os "doutores" tratam os seus alunos. Eles estão sempre certos, estes de vez em quando acertam o que eles querem. E se arriscarem em pronunciar o próprio pensamento, são logo interrogados pelos "doutores": "quem é você para dizer tal coisa ou para pensar dessa maneira?" "Qual é o seu titulo?"^...
Ora, é necessário entender que, educar uma pessoa é acima de tudo, educá-la em direção ao homem, ou melhor, elevá-la em direção à verdadeira idéia do homem, cuja função essencial é pensar. (Clique no titulo para ler mais...)

José João Neves B. Vicente
Filósofo, pesquisador, professor da Faculdade de Ciências e Educaç ão de Rubiataba (FACER)- Rubiataba-Go, do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (IFTSC) - Goiânia-Go e Editor da Revista Facer.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.