Friday, January 1, 2010

As minhas Notas para 2009

Graças a Deus, tudo correu na normalidade. O receio que todos tinham não passou disto mesmo. A verdade é que este fim de ano em Cabo Verde foi com muito fogo de artificio, muita paz, concórdia e muita festa à cabo-verdiana.
Os polícias conseguiram, desta vez, neutralizar as investidas desses bandidinhos. Umas caramuças, aqui e acolá, não podem tirar o brilho e a excelência do trabalho da nossa força de segurança pública. As ruas estavam bem preenchidas desses homens e mulheres fardados, todos mexendo e movimentando-se ora num sentido, ora noutro. Se isso fosse para continuar, a solução para a criminalidade, já estava em parte resolvida. Seja como for, eu, que bastas vezes, critico a inércia da polícia, hoje, no primeiro dia do ano, quero parabenizar a todos esses homens e mulheres que, deixando a família e a casa, se dispuseram a trabalhar para os outros. Hoje, a nota para a polícia é máxima. Estão de parabéns pelo excelente trabalho prestado.
Quero também parabenizar a nossa Electra. Pelo menos aqui na capital, esteve à altura. Desta vez leva a nota máxima por ter esquecido de cortar a luz como nos anos anteriores.
Reservei uma nota bastante satisfatória para a nossa TCV. Ela teve uma programação adequada e bem trabalhada para esta quadra. Só não leva a nota máxima por ter ignorado, mais uma vez, a igreja do nazareno. No ano passado, o pessoal da TCV chegou quando todos já estávamos à porta desejando boas entradas. Conseguiu tapar o buraco fazendo algumas entrevistas. Este ano, nem antes nem depois. Uma outra razão para não atribuir a nota máxima à Televisão Publica, isto é, de todos cabo-verdianos, é porque, reiteradamente, os seus profissionais não acertam uma. Das pouquíssimas vezes que fazem uma peça relacionada com a igreja do nazareno, cometem gafs. Depois de assistir a uma dessas ultimas gafs na semana passada, aquando do encontro do presidente de um partido político com o bispo de Santiago, estava à espera, como aliás foi anunciado pela própria TCV, de ver no dia seguinte, imagens do encontro do representante máximo da igreja do nazareno em Cabo Verde com o mesmo líder partidário que visitara o bispo no dia anterior. Alguém viu? Eu não vi. Este Instituto – a Televisão – que deveria ser de todos só o é na teoria. Porque na prática só o cego não vê. Quem me dera, poder ouvir uma explicação da TCV? A honra seria enorme. Por estas e outras razões que não vou poder elencar, porque tenho outras notas a atribuir, a TCV leva uma nota satisfatória.
Tenho uma outra nota máxima. Esta está reservada para CVmovel. Este ano, ao contrário do ano passado, prestou um excelente trabalho. Pelo que sei, ninguém se queixou de não ter podido chamar alguém para lhe desejar boas entradas. Tirando o preço que ainda continua lá em cima, pelo resto, merece levar a nota máxima. Parabéns.
Tenho uma penúltima nota para os taxistas. Ontem, comportaram-se sim senhor. Estavam todos a andar no seu lado, sem aquelas ultrapassagens perigosas de costume. Não poderia deixar de atribuir-lhes a nota máxima por este milagre.
A última máxima, até transbordar, vai direitinha para o nosso superintendente distrital. Ontem, no culto de vigília, em Achada, apesar do pouco tempo que tinha para a exortação final, disse e todos ouvimos: “precisamos ter mais cuidado com o santuário”. Em outras palavras, precisamos de reverência na igreja. Essas palavras não são ocas. Todos precisamos rever a nossa conduta dentro do santuário. Certamente, se ele tivesse mais tempo, haveria também de referir que precisamos entender que tudo o que se faz na igreja é para a glória de Deus. Todas as palmas, quando são justificáveis, devem ser para honrar somente a Deus. Quando é por tudo e por nada, na minha modéstia opinião, é susceptível de desvirtuar o sentido de culto.
Fecho este post com um desejo: que 2010 seja como este primeiro dia - cheio de paz, tranquilidade, festa, culto a Deus e solidariedade entre os homens de boa vontade.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.