Friday, May 14, 2010

Casamento dos jovens Diva e Sidónio



Os jovens Diva e Sidónio encontraram-se no altar da Igreja do Nazareno de Mindelo, há 35 anos, para dizer “sim” um ao outro. 
Foi no dia 16 de Março, um sábado, do ano em que a nossa terra ascendeu à sua Independência. Os dois jovens, ambos na altura com apenas 21 anos de vida, foram unidos em casamento pelo nosso saudoso pastor Álvaro Barbosa Andrade, sendo o casal Barbosa (D. Margarida e Rev. António Barbosa Vasconcelos) padrinhos da noiva e Sr. Nhónhó (um primo do Sidónio) e D. Idalina Barreto padrinhos do noivo.
A jovem Diva que terminara já o curso de farmácia, por ter sido colocada em Mindelo a trabalhar, decidiu também que iria casar-se na cidade maravilhosa de Laginha e Monte Cara.
A Diva, cujo pai é de São Vicente e a mãe de Santa Catarina de Santiago, nasceu na Praia e, aos 17 anos, apercebeu-se que estava perdidamente apaixonado por ela, um jovem dos Mosteiros de nome Sidónio. Depois daquela fitinha natural no princípio, ela acabou por render-se às declarações de amor e aos olhares cativantes daquele rapaz bonitão e charmoso. Quatro anos depois, ela recebeu no altar da Igreja do Nazareno de Mindelo, na presença de Deus e de muitas testemunhas, este seu primeiro e único namorado como seu marido, até que a morte os separe.
A festa soberbamente preparada pela D. Margarida Barbosa, da forma que só ela mesma sabe fazer, aconteceu no salão do Seminário Nazareno. Mato Inglês foi o local escolhido para a lua-de-mel.
O jovem Sidónio, depois de se formar em Medicina, por ser natural da ilha do Fogo, fez como todos os verdadeiros foguenses fazem: regressou à sua ilha para servi-la. Só depois de ter servido como médico no Fogo é que se disponibilizou para trabalhar em outros pontos do território nacional. Foi assim que passaram a residir na capital cabo-verdiana.
Por pouco teríamos perdido um casal para o estrangeiro, não fosse o patriotismo do Dr. Sidónio. Nos anos 90, quando terminou a especialidade em Urologia, em Portugal, a D. Diva quis que por lá ficassem, mas este filho do Fogo foi peremptório mesmo a contra-gosto da sua esposa. O desejo do marido vincou, pelo que os Monteiro voltaram para Praia.
Há vários anos, o Dr. Sidónio serve ao nosso país no Governo do Dr. Jose Maria Neves, ocupando actualmente a pasta de Ministro-Adjunto e das Comunidades emigradas.
O namoro, que começou em 1971 em cruzamentos de olhares nas imediações da igreja do nazareno da Praia, deu-se em casamento em 1975. Hoje, passados já 35 anos, os dois vivem felizes da vida. Continuam a namorar igualzinho aos dois jovens (Sidónio e Diva) de 1971. Este é ano das bodas de coral para DS. 
Dentro de casa, o par vive aos abraços e beijinhos. Até o papagaio da casa, bicho de grande estimação do casal, que vê tudo e não sabe guardar segredos, assobia e denuncia em palavras inteligíveis o dia-a-dia romântico dos dois. O papagaio chama-os de “Darling” que é a forma carinhosa como se tratam entre si. Quando a D. Diva chega em casa, o bicho começa a assobiar-lhe exactamente como faz o marido.
Sendo Maio o mês que dedicamos à família, não poderíamos dispensar estas linhas dedicadas ao casal em apreço. Esta incursão decorre de pedidos de muitos dos nossos leitores espalhados pelo mundo, uns chegando até ao ponto de oferecer para encabeçar um manifesto de pedido ao Dr. Sidónio Monteiro que se digne candidatar ao mais alto magistrado da Nação. Segundo esses leitores, o marido da D. Diva preenche todas as condições e, caso aceitasse tal desafio, difícil não seria eleger-se Presidente da Republica.
Ao casal que começou a navegar neste mar em 1975, a Epistolaonline deseja a continuação de uma vida de pombinhos. Se a felicidade fosse vendável, a D. Diva poderia milionar-se, vendendo apenas um pouco do que lhe sobra. Que continuem a ser exemplo para os mais novos.
Deus abençoe o vosso namoro, vosso casamento e vosso lar.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.