Wednesday, May 26, 2010

Templo de São Filipe completa 40 anos



No próximo dia 28, o templo de São Filipe, Fogo, completa 40 anos desde que a fita amarela foi cortada com a tesoura que pertencia à Nhánhá.
Mas os festejos só acontecem no domingo de manhã, dia 30, a partir das 11h, com todos os nazarenos de São Filipe a fundar para Achada Pato para o 40º aniversário da inauguração do templo local.
Depois do culto especial, que terá como pregador o Rev. David Araújo, uma exposição de fotografias no hall de entrada prenderá a todos por mais algum tempo nas instalações de um dos templos mais lindo de Cabo Verde. Para encerrar os festejos, o Rev. Armando Sá Nogueira que pastoreou São Filipe por nove anos pregará no ultimo culto do dia, às 19h.
A inauguração aconteceu em 1970, sob o ministério do nosso saudoso Rev. Eudo Tavares de Almeida.
Durante a cerimónia de domingo de manhã, alguns dos trabalhadores que martelaram lá e carregaram muita padiola vão testemunhar e contar historias desta construção. Eles vão falar, entre outras coisas, dos andaimes que eram de pau de carrapato. De salientar que os actuais bancos no santuário local entraram na igreja no dia da inauguração do templo e o Sr. Daniel Alves, carpinteiro que os confeccionou, vai estar presente para recordar a efeméride. O nome de todos os pastores que tiveram a honra de pastorear em São Filipe será mencionado, em sinal de gratidão. É com propriedade que estes podem dizer, sem titubear, que pastorear no Fogo, particularmente em São Filipe é, porventura, mais “fácil” e prazerosa do que em parte alguma. No Fogo é assim. Entenderam?
Uma boa djagacida com feijão figueira verde será o prato para o almoço deste dia de recordações. Todos serão convidados a almoçar na igreja, mas a subida com leite fresco de cabra só será para os vips.
É também justo dizer que o templo está bem fresquinho e novinho em folha. Parece que 1970 foi ontem. O estado de conservação deste património distrital é notável.  Muitos são os turistas que por lá passam para fotografar esta verdadeira obra de arte.
Deus abençoe a igreja de São Filipe.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.