Monday, May 3, 2010

MANÁ DA SEGUNDA


Autonomia no Trabalho 
Por Rick Boxx

O novo livro de Daniel Pink, “Drive” (Força Motriz), estabelece um exemplo interessante sobre como favorecer a autonomia no trabalho. Ele define autonomia como “agir com escolha” e como justificativa, ressalta um estudo da Universidade Cornell feito com 320 pequenas empresas.

Das empresas pesquisadas, metade dos negócios garantia autonomia aos funcionários, enquanto o restante confiava na direção orientada verticalmente, de cima para baixo. Este segundo modelo fornecia direção executiva explícita, oferecendo pouca liberdade de ação aos empregados. De acordo com o estudo, as empresas que permitiam liberdade de decisão aos empregados cresceram em uma taxa quatro vezes maior do que aquelas mais controladoras, além de apresentarem uma rotatividade no quadro de empregados 30% menor. 

Essas descobertas não deveriam nos surpreender, pois refletem a forma como fomos planejados.

Na Bíblia vemos que Deus originalmente estabeleceu autonomia para o trabalho. Gênesis 1.26 nos ensina: “Então disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. 
Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão.’”  Embora fosse o Criador, Deus estava delegando autoridade à Sua principal criação – o homem – para que fosse gestor de tudo quanto Ele fez. 

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.