Thursday, May 6, 2010

Grande Acção Social em Tarrafal de Santiago

A igreja do nazareno de Tarrafal de Santiago vai estar este sábado, 8, em Chão Bom, localidade a dois quilómetros da Vila de Mangue, para um grande evento social.  Esta grandeza não está somente nos bens matérias e perecíveis que vão ser distribuídos, mas, sobretudo, no gesto da igreja local. Esta acção dos nossos irmãos do norte da maior ilha de Cabo Verde merece ser sublinhada. A generosidade é uma das virtudes em vias de extinção cá no burgo. O que se faz com as câmaras atrás e holofotes bem abertos é tudo menos generosidade. Quando se vê pela cara ou escolhido a dedo a pessoa a qual desejamos doar alguma coisa, é tudo menos generosidade. Quando é motivada por alguma divida de gratidão ou até amiguismo é outra coisa que de generosidade não tem nada.
Jesus no seu sermão, conhecido como o da montanha, quando ensinou os seus discípulos esta importante peça do evangelho, disse:”Quando tiveres algum gesto de generosidade, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita – Mat. 6:3”. Era intenção dele, resguardar os seus seguidores longe da trombeta e da vergonhosa acção dos hipócritas que, por tudo e por nada, queriam aparecer para arrancarem algum aplauso. A verdade é que esta gana de aparecer é tão doentia que a pessoa em causa não consegue aperceber-se de que está a enveredar-se pelo ridículo. Conhecemos M casos de pessoas que decidem doar parte dos seus bens aos pobres, entretanto, só aceitam fazê-lo na presença de câmaras de televisão e muitos jornalistas. Depois da (boa) acção, pede para ser entrevistado. Que vergonha!
Nós, os cristãos, não embarcamos neste navio porque sabemos que a gloria é somente para Deus. Quando os holofotes estiverem acesas, em alto e bom som, para que não haja dúvidas, devemos todos dizer em coro: toda a honra e toda gloria para o Senhor dos senhores.
O que a igreja do Tarrafal vai fazer este fim-de-semana em Chão Bom é somente para glória de Deus e, por isso, deve ser sublinhado.
Depois da acção social, o tempo será para evangelismo pessoal e distribuição de folhetos. Bem está, igreja fiel.
Outras igrejas não têm ficado atrás. Exemplos da da Praia em Achada Grande Trás aquando da semana de JNI, da de Palmarejo em Casa Lata e Porto Mosquito, Achada Santo António em Tira Chapéu, Mindelo no Monte, Sal Rei nas Barracas da Vila, Assomada atribuindo bolsas de estudo a carenciados, Bela Vista em várias casas no Inferno, Santa Maria em São Paulo e tantas outras. Devemos continuar nesta linha, mas afastando sempre a subtil tentação de um ou outro querer aparecer como protagonista.
Esta nota é para informar que, graças a Deus, está-se a fazer bastante, mas é também para dar um grito de Ipiranga e vincar que toda a glória é e será exclusivamente para Deus e para mais ninguém.
Ao único que é digno de toda a honra. A Ele e somente a Ele. Somente!

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.