Wednesday, April 30, 2008

Feedback… back to Mindelo (de volta a Mindelo)

Vocês devem estar lembrados do meu último artigo neste blog em que eu exaltava sobremaneira a São Vicente e suas maravilhas. Depois daquele fim-de-semana magnífico, achei bem compartilhar minha alegria com aqueles que comigo viveram os últimos e melhores oito anos da minha vida. Cheguei no Sal na segunda-feira, com a cabeça ainda do outro lado e com a ardente vontade de lá voltar. E foi então que uma ideia maluca me assaltou: “Feedback em Mindelo”. E motivos não faltavam. A Igreja do Mindelo estaria realizando em algumas semanas a primeira edição do Festival de Música Cristã Contemporânea. E a aventura começou.
Feedback, para quem não se lembra começou como Grupo Jade, em Mindelo no ano 2000. Partilhando a mesma paixão por Jesus e pela música, nos juntámos para cumprir essa missão de fazê-Lo conhecido através da música. Lembramo-nos com alegria dos nossos primeiros ensaios na casa do Tibeta. Nossa falta de instrumentos era superada pela enorme vontade de trabalhar. Eu, Bill era o único com uma guitarra em condições. O Vando fazia o baixo numa guitarra velha da mãe dele, o Tibeta tocava num banjo mais pesado do que ele na altura e o Shangay, baterista, contentava-se em usar apenas as mãos tirando o pouco som de um djembé minúsculo, peça decorativa da casa do Tibeta. Escrevemos nossas primeiras composições e seguimos em frente. A Igreja surpreendeu-se com o nascimento de um novo grupo bem no meio do Império Alfa. Foi preciso muita audácia para enfrentar o então imperador Ramiro (hoje Rev Ramiro Monteiro). Só depois de muito carregar colunas e arrumar instrumentos, ele aceitou deixar-nos ensaiar com os seus instrumentos. Ali nasceu o grupo evangélico mais irreverente, livre e ousado de Cabo Verde. O nosso mentor, o seminarista Francisco Vaz nos exortou a levar a mensagem a todos os lugares, principalmente aonde outros não iam. Nós nunca fomos um grupo de louvor para dentro do templo. Logicamente que trabalhámos na musica na nossa Igreja, mas nossas musicas originais eram quase todas para levar a mensagem a não-crentes. Estávamos em todos os concertos da ilha. Conhecidos como “kel grupo d’ Igreja” sem nunca nos importar com isso, tínhamos lugar cativo nas festividades das escolas, concertos juvenis e shows de variedades.
Depois de nossa última actuação em São Vicente no Gospel X em 2003 e da nossa vinda para o Sal, voltámos quatro anos depois a pisar um palco levando o pessoal a lembrar velhos temas que ficaram desde sempre na boca que quem nos ouvia. Sem o nosso vocalista original, o Pst. Ivan Duarte e nosso baterista Shangay (por motivos profissionais) que foram muito bem substituídos por nossos convidados Pama (Sta Maria) no vocal e Joel (Espargos) na bateria, animámos os jovens que constituíam a maioria do público presente, depois da maravilhosa actuação dos Chist Brothers de Sto. Antão (fala aí, Formigão). É maravilhoso saber que nosso trabalho não é em vão.
Depois desse tempo maravilhoso em São Vicente regressamos ao Sal cheios de vontade de fazer mais, muito mais para a obra do mestre. Estamos com muita força para voltar à carga. Como canta os Oficina G3, “vamos fazer barulho para acordar quem ainda insiste em dormir”. Esperamos oração em vez de críticas, ajuda em vez de empecilhos. Citando um pregador “nós e Deus somos a maioria” e é confiando nisso que vamos prosseguir avançando para o prémio supremo que é ouvir de Deus “bem está, servo fiel… entra no gozo do teu Senhor”.
Com muito amor,
Feedback
Bill, Joel, Pama, Tibeta & Vando
Email do Bill: billevy@hotmail.com

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.