Thursday, April 17, 2008

O TODO É DIFERENTE DA SOMA DAS PARTES

Neste momento todos devem estar com um grande ponto de interrogação perguntando o porquê deste título, mas não é nada de excêntrico. Simplesmente quero dizer que agora mais do que nunca devemos estar unidos, pois, no mundo em que nós somos confrontados, a um ritmo alucinante, com toda a espécie de estudos que querem provar que o que cremos realmente, não tem uma prova científica. Mas é a ciência que procura, e é a que está cada vez mais perto de dar uma resposta à pergunta que não quer calar, «será que DEUS existe?».
Às vezes caímos na tentação do «está cientificamente provado» mas nem tudo que é ciência é verídica e coerente afim de convencer-nos a praticar as evidências que defendem. Em CRISTO somos um mas a nossa consciência sempre nos leva a crer e a praticar coisas que nós achamos correctas. Afinal de contas, há várias características que nos distinguem e nos tornam num ser único, mas isso não justifica a nossa falta de unidade, onde cada um pensa de uma forma, sem que haja uma consciência colectiva.
Cada um de nós é uma parte deste todo, mas cada uma das partes deve ser vista a desempenhar a mesma função dentro do todo a que pertence. Ou seja o nosso comportamento deve ser igual dentro e fora do todo. Só assim alcançaremos os nossos objectivos, e levar as pessoas a crer que a união faz a força.
Tomar o todo pelas partes leva-nos a não poder ser a excepção a regra. No mundo onde tudo é normal, um que apresenta diferenças, é criticado e muitas vezes posto à margem. Mas que isso não nos abale mas pelo contrário nos torne mais fortes para prosseguir e continuar a nossa jornada.
Estamos num mundo onde experimentamos situações, por vezes desconfortáveis, em que nós reconhecemos que não demos a nossa opinião pessoal a respeito de determinado assunto ou acontecimento. Por exemplo, tu e um grupo de amigos foram assistir um filme na casa de um dos membros do grupo, mas acabas por ver o filme, que não gostas particularmente.
Mas se o grupo que te acompanha mostrar entusiasmo sentes pressionado a concordar ou a ficar em silêncio a fim de não mostrar a tua opinião discordante da dos outros. Nós simplesmente nos conformamos. O que quero dizer com isso? Que o conformismo é uma forma de influência, onde nós mudamos de comportamento e de atitude por pressão do grupo ou porque não queremos parecer “do contra” e que por vezes fora do todo não temos a oportunidade de mostrar realmente qual é a nossa posição, andando de mãos dadas com o conformismo.
É difícil resistir a pressão do grupo mas não é algo impossível de ser realizado, é basta querer e acreditar. Mas se não somente tu tiveres a mesma opinião sobre um determinado assunto terás mais motivação para se defender. Assim deve ser dentro do todo. Se todos vêm uma coisa de determinada forma, nem estamos a confundir os que nos ouvem ou que nos vêm, nem estaremos confundindo a nós mesmo do que somos. Estaremos deixando reflectir o que somos através dos nossos actos. Mas deixo aqui um apelo para si:
“ Acredite, lute, tente, e opine, não se conforme com o mal, confie mais no teu juízo e opinião desde que este esteja de acordo com o bem, e sem que isso vá magoar terceiros, não ceda ao conformismo. Escolha nos vários caminhos da vida o melhor, só assim triunfarás.”
Ah!!! E não se esqueça - o todo é diferente da soma das partes.
Regina Ramos

Nota: Regina tem 16 anos, é membro da nossa igreja em Ribeira Grande - Santo Antão

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.