Thursday, April 3, 2008

São Vicente (Mindelo) de longe


Nasci de novo naquele altar a 23 de Março de 2000. Um novo século, novo milénio começavam bem como minha nova vida que, para sorte de quem lê, não vou contar. Queria apenas falar daquela que é mãe, que é abrigo, que é abraço: a Igreja do Nazareno do Mindelo. Do meu ponto de vista, claro. Neste último fim de semana eu e minha família chegámos a Mindelo. Fomos ao casamento do Natã e da Guigui. Depois de algumas expressões de admiração pelas belezas vistas até então, passámos pela Igreja. A intenção era somente mostrar à minha esposa o motivo do brilho em meus olhos quando falo da "minha Igreja". Mas não ficámos por aí. Encontramos logo no pátio o Bituca (eterno zelador), o Pst. Ramiro e o Natã. A alegria apoderava-se da minha alma. Entrámos no templo onde crianças cantavam, liam a Bíblia e oravam participando do seu "Acampadentro". A Idanira (minha esposa) ficava cada vez mais maravilhada por ver coisas que nunca tinha antes visto. Depois passámos ao Salão da Juventude onde funciona de dia a "Casa da Sopa", projeto que alimenta cerca de 40 carenciados por dia. A Igreja, com a ajuda da fidelíssima Mã Gaby sobre as panelas e outras senhoras e jovens cumprindo o que Jesus disse, "...dai-lhes vós de comer"."Morabeza" é uma palavra do crioulo, mas com toda a certeza foi inventada em São Vicente e vivida com todo o fogo na Igreja do Mindelo onde ela se alia ao espírito de comunhão unico que ali se vive. Já tenho 4 anos fora mas nunca me cansei de sonhar estar lá junto com aqueles com quem fiz história. Belas memórias ficam de Feedback (ex-Grupo Jade), do Seminário, das festas no Jardim Glória Henk onde tocávamos a troco daquele lanche maravilhoso, de nossas vigílias, viagens a Sto. Antão, etc etc.Podem dizer o que quiserem. Nós não somos bairristas. Nem tão pouco convencidos como dizem. Temos o maior orgulho da ilha que imprimiu em nós o espírito positivo e altivo. Mesmo com a onda de abandono que assola a ilha fazendo-nos procurar a vida em outros pontos, mantêmo-nos firmes confiantes na promessa de que Deus sarará a terra se o seu povo se humilhar e orar. E para isso está lá a fiel Igreja do Mindelo que, de mãos dadas com as irmãs de Monte Sossego, Ribeira Bote, Chã de Alecrim e Ribeirinha fará o melhor para melhorar a imagem do nosso querido São Vicente. Acredite que tudo o que eu disse aqui não é "basofaria". É pura realidade. Se quiser confirmar, venha à Assembleia Distrital em Agosto.
Nuno Levy

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.