Wednesday, March 3, 2010

As sete dimensões da liderança



O contexto da pós-modernidade requer novos perfis de liderança. Características óbvias se substituem por outras na atualidade. Não se fala mais em líder nato, nem em líder através de traços de personalidade. Percebeu-se – já era hora – que a liderança antes de ser exclusivamente uma habilidade, precisa ser considerada como um fenômeno.
 
Fenômeno pode ser traduzido como um conjunto de forças diversas que proporcionam um fato. Isso retira do conceito de liderança qualquer simplismo. Liderar é dirigir alguns de alguma forma rumo a algum objetivo num determinado contexto-ambiental.
 
A influência é um axioma e poderia ser definida como a irradiação de formas próprias de pensamentos, crenças, valores, afetos, emoções, comportamentos e atitudes por entre os seres humanos.
 
Apesar disso, precisamos entender os mecanismos sobre os quais opera a influência a fim de produzi-la intencionalmente sobre determinado grupo e de determinada forma. A questão então seria: que tipo de influência e como desenvolvê-la para um grupo específico e como mantê-la de forma eficaz?
 
As teorias de Lideranças
 
Respostas a essa pergunta se sucederam em explicações sobre o fenômeno da liderança. Diversas teorias sobre os fatores que incidem na influência foram desenvolvidas. Tal diversidade se deve às mudanças éticas, históricas, morais e políticas e culturais que perpassam o humano ao longo dos tempos.
 
Não há certo e errado. O que diferencia uma teoria da outra é a forma como uma teoria explicita a influência, o que é privilegiado em sua explicação, e quais os elementos são os primeiros determinantes da influência em determinada cultura, o tipo dos valores do homem histórico daquele momento em uma determinada época.



Fonte: INSTITUTOJETRO

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.