Monday, March 15, 2010

MANÁ DA SEGUNDA


Graça e Mercado de Trabalho
Por Robert J. Tamasy
           
De tempos em tempos ouvimos pessoas discutindo os méritos de diferentes religiões e sistemas de crenças. Porém, um dos aspectos que é único apenas no cristianismo é o conceito de graça, definida como “favor imerecido” ou “aceitação incondicional”. Graça não é algo que possa ser conquistado, tampouco algo que recebemos por que a merecemos. Ao contrário, graça é receber o que não merecemos. 

Graça é um conceito estranho ao mercado. Fala-se em “ganhar a vida”. Há profissionais, especialmente da área de vendas, que recebem bônus pela sua performance, segundo o volume de negócios que gera para sua empresa, ou o desempenho da companhia sob sua liderança. Com que frequência ouve-se falar de empregados mantidos sem o "merecerem”, quando deviam ser
despedidos?

Refletindo sobre minha carreira de jornalista, posso lembrar de muitas vezes em que fui beneficiado pela graça, ocasiões em que, se eu fosse meu chefe, provavelmente eu teria me despedido. Em meu primeiro ano como editor de jornal, contrariado com o debate durante uma reunião da prefeitura, levantei-me para dizer o que pensava. Inexperiente, ainda sem consciência que meu
trabalho consistia em relatar notícias e não criá-las. Como resultado, meu supervisor recebeu queixa sobre minha atitude. Graciosamente ele relevou meu equívoco jornalístico, atribuindo-o à exuberância e ingenuidade de minha juventude, alertando-me a jamais cometer o mesmo erro. Leia +

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.