Wednesday, March 24, 2010

Virgínia Lopes escreve

Caro Pastor José Heleno,


Hoje em dia, nos cultos, tem-se ouvido expressões tipo “Dr. Este”, “Dra. Aquela” para se referir a irmãos da igreja.
Eu nunca concordei com isso e estou a enviar-lhe esta crítica porque também tenho visto o mesmo no blog!

O que é feito da carinhosa expressão “Irmão Este” ou “Irmã Aquela”?

Não concordo porque?

1-     Se estamos em família, os laços é que contam e não o título!
2-     Quando vamos ao local de trabalho deles, não os tratamos por “Irmã ou Irmão”, certo? Porque lá são Doutores e Doutoras; Então porque trazemos os títulos de lá para dentro da igreja onde somos todos irmãos?
3-     Isso é como fazer distinção de categorias dentro da igreja. Podemos dizer que não, mas já é um começo… Imagina uma igreja de 20 membros, onde apenas um não é Dr…como é que esse um se sentiria?
4-     E, por fim, não acho que haja necessidade para isso! É muito bom ter doutores e doutoras na igreja sim, mas, torno a frisar, na Casa de Deus, o nosso título é outro!

Por favor, não tornemos as nossas igrejas num lugar onde, nem que seja uma só pessoa, não se sinta à vontade, confortável, no seu meio e a sentir “em casa”!
Caro Pastor, pode até não concordar, mas apenas quis deixar a minha opinião e preocupação.
Carinhosamente e ‘preocupadamente’

Virgínia Lopes.


PS: a não ser que sejam meros convidados.


NOTA de JOSÉ HELENO - Pelas reacções, compreendemos que este é um assunto que precisa ser tratado. Impressionante é que há pessoas com titulo de DR que, quando por lapso não escrevo o  DR antes dos seus nomes, disparam em cima de mim, exigindo respeito e consideração. Para evitar danos maiores, quando é para colocar, coloco. Mas não deixa de ser questionável essa "consideração" de DR para cá e para la. Mas, afinal, o que é isso de DR? Com toda a consideração, é claro.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.