Monday, July 7, 2008

Deus, o rouxinol e os espinhos

Conta-se que o príncipe dos pregadores, Charles Spurgeon ouviu que em determinado local da Inglaterra os rouxinóis cantavam de maneira mais graciosa que em qualquer outra parte do mundo. Querendo comprovar o fato, resolveu viajar até este lugar.
Chegando ao local, Spurgeon reservou um quarto em uma pousada onde lhe fora informado que quando começasse a escurecer, olhasse para o espinheiro em frente, que automaticamente ele veria o rouxinol cantando. Entretanto, ao aproximar-se a noite, o tempo esfriou começando a chover fazendo com que o pregador perdesse as esperanças de ouvir o cântico do pássaro.
De repente, ele ouviu uma doce e suave "canção". Sem titubeios olhou pela janela e lá, pousado no espinheiro, debaixo de uma chuva torrencial, o pequeno rouxinol erguia sua voz em uma linda canção. Ao vislumbrar tão bela cena Spurgeon comentou: "Era tão doce e tão bonito que eu não creio que possa escutar algo tão comovente até ouvir os anjos cantarem." A seguir, Spurgeon afirmou: "O Deus do rouxinol é o Deus que eu sirvo. Mesmo na escuridão, sentindo frio, na chuva ou entre espinhos, Ele pode me levar a entoar belas canções na noite."
A história em questão remete-nos ao episódio ocorrido a Paulo e Silas na cidade de Filipos. Lá estavam eles, pregando o evangelho com intrepidez, libertando os cativos do diabo com autoridade e recebendo como pagamento afrontas, açoites e flagelos no corpo. Entretanto, em vez de reclamarem de Deus, ou chiarem por causa do sofrimento imposto, diz a Bíblia que tanto Paulo como Silas, evidenciaram com maturidade uma espiritualidade saudável, mediante as atitudes de oração e louvor. Ora, diz o texto que por volta da meia-noite eles oravam e cantavam louvores a Deus.
Caro leitor, de que maneira você tem lidado com as adversidades da existência? Será que como Spurgeon você tem conseguido ouvir o cântico do rouxinol em meio aos espinhos da vida? Ou tem deixado com que as lutas do cotidiano o impeçam de desfrutar do cuidado gracioso de Deus?
Lembre-se que o Deus o qual servimos se faz presente em toda e qualquer situação, ajudando-nos a superar os dramas da vida.
Pense nisso!

Renato Vargens

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.