Thursday, July 17, 2008

Voltando à Igreja do I Século (continuação)



O que, então, é necessário fazer? Por onde começar? Como disse, eu também vivo procurando e tentando descobrir métodos revelados na Palavra que produzirão uma Igreja nos padrões do 1° Século. Mas, alguns pontos de conduta poderíamos estabelecer como metas e prioridades, como por exemplo:
Primeiro, é necessário assumir uma atitude sincera e honesta que o tempo, o distanciamento da Igreja de Jerusalém, as fraquezas e imperfeições dos líderes provocaram um afastamento dos princípios bíblicos vividos e promulgados pelos apóstolos e discípulos no primeiro século;
Segundo,deve-se reconhecer que houve conseqüências devido a este distanciamento da Palavra e da genuína fé que permitiram uma grande gama de costumes e tradições pagãs, se infiltrassem na doutrina judaico-cristã; Deve ficar claro que a Bíblia é um conjunto de livros judaicos escritos conforme os princípios da Midrash e da hermenêutica, não devendo ser interpretado fora deste contexto;
Terceiro, estar convencido que é necessário começar por um processo de mudança e que isto exigirá muito trabalho e tempo, até mesmo sofrimentos e renúncias, quando se quer realmente restaurar alguns pontos, como:
- A Igreja de Jesus deve se arrepender nos pontos em que se desvirtuou, revendo sua doutrina e sua teologia, tendo como único padrão, a Bíblia;- Deve haver humildade em aceitar e reconhecer que o Espírito Santo tem a supremacia absoluta para restaurar o Corpo de Cristo;- Rever toda a Escritura, principalmente, o Novo Testamento, entendendo-o sob o prisma do rico contexto original;- Redescobrir a Torá, suas leis e princípios que foram vividos também por Jesus e seus discípulos na Igreja do 1° Século;- O entendimento das alianças do Sinai e do Gólgota precisa ser repensado como um propósito de Deus, onde ambas as alianças se complementam e não se anulam mutuamente ( Mt 5:17);- Ser paciente e tolerante com aqueles que virão em resistência contra nós.


(continua ...)

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.