Tuesday, July 15, 2008

Voltando à Igreja do I Século (continuação)


(continuação)


Nosso Deus é bom e quer que cumpramos o Seu propósito no tempo determinado por Ele. Eu creio e defendo o ponto de vista que Ele quer uma Igreja Restaurada Já! Ele deseja, como está escrito em Efésios (Ef 5:26), uma Igreja pura, santa, sem defeito, sem ruga e sem mácula. Pois o Deus Pai quer para Seu Filho, Jesus, uma noiva que seja nova. Qual pai deseja para seu filho solteiro um casamento com uma noiva velha e mesmo doente? Esta é uma grande e simples revelação. Não se trata de unir as denominações ou ajuntá-las numa só. Não! Pois somos um Corpo multimembrado e, por isso, com multifunções (I Co 12:27). É importante frisar que a noiva é nova, pois ela não tem rugas e que temos que trabalhar para alcançar este estado. Isto me mostra que a Igreja precisará passar por mudanças radicais, a começar pela restauração dos próprios líderes. A noiva do Senhor é nova e nosso noivo é judeu e morreu antes dos 34 anos. Poucas pessoas atentam para isto. Jesus como judeu procuraria uma noiva pagã ou fora do contexto pregado, praticado e vivido por Ele próprio? Creio que não!
Não quero também dizer que o movimento judaico-messiânico ou os messiânicos, como são denominados, trarão esta restauração efetiva para o Corpo de Cristo. Poderá haver, como está havendo, uma melhor compreensão do contexto judaico da fé cristã e uma maior aproximação desta com o povo judeu e com o Estado de Israel. Mas, somente isto não trará também o avivamento desejado. Mas, então, para onde vamos? O que devemos restaurar? Por onde devemos começar? Confesso que não avocarei para mim nenhuma responsabilidade de como mudar, dando fórmulas ou modelos, etc. Creio que nosso único modelo já é a própria Bíblia. O problema é que precisamos entendê-la no contexto judaico no qual ela foi escrita. Lutero, se estivesse vivo, estaria vendo que a igreja Católica se esforçando por mudanças, repensando suas Encíclicas e corrigindo erros em sua milenar história. Mas, também estaria vendo a Igreja Evangélica se distanciando dos princípios da chamada “reforma protestante”. Os evangélicos que teriam, no meu ver, talvez melhores condições e entendimentos bíblicos trazidos pela Reforma, estão, na maioria das vezes, entretenidos com outras “doutrinas”, como por exemplo, a do sucesso, da prosperidade financeira, da criação de sua própria rede (como se uma empresa com suas inúmeras filiais) exercendo controle e centralização de poder, pontos esses que os distanciam ainda mais da Igreja do 1° Século. Algumas igrejas evangélicas estão mais preocupadas em buscar novos membros do que crescer em qualidade de fé, formando discípulos verdadeiros. Aliás, alguns confundem “fazer discípulos” com meros e rápidos cursos de discipulados e evangelismo de massa. Claro que há o lado positivo das coisas também, homens santos de Deus, pastores, teólogos, até mesmo Conselhos de Pastores, tentando promover a unidade do Corpo, afim de que a Palavra de Deus, a salvação pela fé em Jesus alcance povos e nações. Mas, será que estamos na direção certa? Será que quando um avião erra sua rota ele tenta acertá-la estando ele ainda nesta posição errada ou ele volta ao seu ponto de origem e corrige a proa? Creio que tentar consertar a Igreja de Jesus sem voltar às suas origens, sobretudo ao contexto da Palavra, correremos o risco de distanciar ainda mais da Verdade. Será que isto já não está acontecendo com os diversos tipos de cristãos?


(continua ...)

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.