Wednesday, July 16, 2008

Estudo: TV prejudica desenvolvimento da Criança

Estudo realizado nos Estados Unidos sugere que a TV pode prejudicar o desenvolvimento das crianças, ainda que elas não se estejam acompanhando a programação exibida pelo aparelho. Pesquisadores da Universidade de Massachusetts analisaram 50 crianças com idade entre 1 e 3 anos, estimuladas a brincar em um laboratório durante uma hora. Durante metade do período, a TV esteve ligada no local; nos outros 30 minutos, o aparelho foi desligado.
Os pesquisadores observaram que, quando a TV estava ligada, as crianças dedicaram apenas 5% de sua atenção aos programas exibidos – em alguns casos, os pequenos não perderam mais do que alguns segundos olhando para o monitor. Mesmo assim, foi constatado que as crianças brincavam por um período menor, além de se concentrarem menos em suas atividades lúdicas.
Em artigo publicado na revista científica Journal of Child Development, os autores da pesquisas apontaram que o experimento comprovou o que já se imaginava. “Entre crianças pequenas, a televisão ao fundo atrapalha o comportamento na hora de brincar, mesmo quando elas prestam pouca atenção à tela”, diz o estudo.
Segundo os pesquisadores, o hábito pode ter implicações no desenvolvimento cognitivo da criança. “A TV ligada, como uma fonte de distração em constante mudança, atrapalha os esforços da criança em manter a atenção enquanto está brincando”, afirmou Marie Evans Schmidt, que liderou a pesquisa. “Trata-se de um fator de risco crônico que afeta o ambiente da maioria das crianças americanas”.
Para ela, os resultados da pesquisa devem ser observados por pais e educadores. Mais do que isso, Schmidt sugere que os pais limitem o tempo de exposição de seus filhos aos programas de TV.
Fonte: Veja

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.