Thursday, July 24, 2008

Meditação Diária




ROMPENDO A IMPOSSIBILIDADE


Leia 1 Sm 1:9-16. Enquanto Israel vivia a teocracia – sistema pelo qual Deus governa – o homem que Deus usava para falar à nação era Samuel. Todos que conhecem a Bíblia sabem que Samuel foi o filho da impossibilidade. Não se escandalize de Elcana, seu pai, ter tido duas mulheres. Era um contexto cultural da época. Foi no Novo Testamento que isto veio a se resolver, quando Jesus veio falar do casamento de um homem e uma mulher. O problema de Ana, a mãe de Samuel, era a provocação da outra mulher. Ana trazia sobre si um estigma – Deus a "castigara" com a esterilidade! Era a forma que se dizia na cultura da época. A outra mulher a provocava por isso. Elcana amava a Ana, independente dela lhe dar ou não um filho. Mas, ela vai para a presença de Deus, e trava uma batalha, e alcança uma vitória plena, absoluta. Ela rompe a impossibilidade. Este texto nos ensina, portanto, alguns passos para rompermos a impossibilidade. 1. Vença a amargura de alma. V.10: Amargura que é a pior de todas as emoções. Deus não habita em um coração amargo, porque Deus é doce. Como pode Deus permanecer em um espírito amargo? É necessário orar, desabafar, aliviar o coração. Ana orou e chorou abundantemente. Isto demonstra quebrantamento. Se você quer ver um milagre na sua vida, seja da esterilidade, ou qualquer outro, é necessário colocar sua alma na presença de Deus e orar abundantemente. 2. Vença o espírito atribulado. V.14: É preciso tirar a agitação da sua vida. Venho derramando minha alma perante o Senhor (v.15b). Correr é um mal dos nossos tempos – mas não leva a lugar algum, senão ao descontrole. 3. Vença a aflição exagerada. Outro fator importante é vencer o excesso da minha ansiedade. V.16b: É angústia por aquilo que gostaríamos de ter. Ansiedade é insegurança. V.16c: Não precisamos andar aflitos com as coisas que passam em nossas vidas.


PENSAMENTO
"As aflições estão presentes em nossa vida mas não devemos esquecer que o Senhor cuida de todas."


ORAÇÃO
"Senhor, ajuda-me a enfrentar as aflições sem ficar amargo e nem aflito, pois sei que Tu cuidas de mim e me dá a vitória. Em Teu nome, amém."


LEITURA
1 Coríntios 11:1-16 – 2 Reis 4 – Amós 9




Pr. Aguiar Valvassoura em seu livro "Balsamo e Mel"


No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.