Wednesday, July 2, 2008

Vocação para “Do Contra”

O escritor Mauricio de Souza, criador da Turma da Monica, tem um personagem interessantíssimo chamado “do Contra”. Do contra é um menino que como o diz o nome discorda de tudo e todos. Em cada estorinha, o prazer do pequenino é opor-se as idéias de seus companheiros frustrando assim suas vontades e desejos.
Pois é, por acaso você já percebeu que as nossas igrejas estão abarrotadas de gente como o Do contra? Já se deu conta que nossos bancos estão repletos de pessoas que reclamam de tudo e de todos? É meu amigo, tem gente que nunca está satisfeito com nada. Na verdade, tais indivíduos, sempre possuem um motivo para murmurar ou reclamar de alguém ou de alguma coisa. Se a música é calma querem agitação; se o som está baixo, querem que aumente; se o pastor prega alto, desejam que diminue o volume; se tem muita oração, clamam por comunhão; se tem EBD, querem células; se tem vigilias, preferem jejuns.
Infelizmente as igrejas estão repletas de pessoas insatisfeitas com a vida. Na verdade, o que acontece, é que os reclamões profissionais criam uma falsa expectativa em relação aos outros. Eles na verdade depositam nas pessoas, o que eles gostariam de ter ou ser. E como não conseguem, começam a reclamar transformando-se em pessoas "do contra." O que murmuradores do cotidiano não percebem é que o simples fato de pôr defeito em tudo e todos contribui significativamente para o adoecimento da alma e das relações. Ora, Ninguém gosta de ficar ao lado da mulher murmuradora, nem tampouco daquele que vê defeito em tudo. Profissionais da murmuração atraem para si, sentimentos adversos daqueles que com ele se relaciona, levando-os a impressão de que estão sozinhos e isolados neste “mundo cruel”. Junta-se a isso o fato de que alguns destes, são assombrados por fantasmas inexistentes os quais os levam a uma vida esquizofrênica e adoecida. Pessoas que desenvolvem este tipo de comportamento não aceitam criticas, sentem-se ofendidas quando suas opiniões são contrariadas, além obviamente de nutrirem a alma de julgamentos descabidos e preconceituosos.
Creio que somente o poder de Cristo e do evangelho pode mudar tais pessoas transformando-as em indivíduos mais bonitos, plenos e felizes. Para tanto, torna-se indispensável que haja no coração daquele que sofre deste mal uma abertura ao Espírito Santo, reconhecendo prioritariamente sua patologia bem como a necessidade de mudança imediata de comportamento.
Pense nisso!
Por Renato Vargens

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus...