Saturday, August 2, 2008

Meditação Diária


RELACIONAMENTO DO CASAL COM DEUS

"Maridos, amem as suas mulheres, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela" (Ef 5:25). Os fundamentos da nossa vida precisam estar ajustados na área de nosso relacionamento com Deus, pois o que é expresso em nosso relacionamento com outros é reflexo da nossa ligação com o Senhor. Nosso relacionamento horizontal é uma conseqüência do nosso relacionamento vertical. Deus nos dá graça, nos ajuda, dirige e orienta para que possamos andar ajustados com as pessoas. De acordo com os estudiosos, existem quatro temperamentos básicos: sangüíneo, colérico, fleumático e melancólico. Os sangüíneos são tidos como pessoas que primeiro falam, depois pensam. Os melancólicos são os que refletem muito para falar. Os coléricos são os que mandam, comandam e desmandam, são pessoas com uma terrível tenacidade. Geralmente têm um comportamento militar e são dotados de um temperamento de aço. Os fleumáticos são muito jeitosos e maleáveis. Então, como a vida espiritual pode nos ajudar no ajustamento com pessoas de temperamentos tão diferentes? Sabemos que no casamento, como nas amizades, o tagarela e falante gosta de ter um amigo melancólico e se dá muito bem com ele. Todo colérico gosta de conviver com um fleumático, porque o colérico gosta de mandar e os fleumáticos são mais dóceis em questão de obediência. No casamento, os opostos também se atraem. Normalmente, um sangüíneo relaciona-se bem com um fleumático ou melancólico, mas o casamento entre um sangüíneo e um colérico vai precisar muito da graça de Deus. Se analisarmos os casamentos que dão certo, veremos que são pessoas com comportamentos opostos, mas em que cada uma procura estar bem ajustada no seu relacionamento com Deus, gerando um equilíbrio em sua união com outra pessoa.

PENSAMENTO
"A graça e a direção que Deus nos dá orienta-nos para que andemos ajustados com as pessoas."

ORAÇÃO
"Senhor, enche-me de Tua graça e amor para que em meus relacionamentos pessoais eu possa ter firmeza, mas também ternura. Em nome de Jesus, amém."

LEITURA
2 Coríntios 1:1–2:4 – 2 Reis 14 – Miquéias 4:1–5:1


Pr. Aguiar Valvassoura no seu livro "Balsamo e Mel"

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.