Tuesday, August 26, 2008

I Classe de Formatura do Seminário Nazareno

O dia 17 de Fevereiro de 1956 ficou na história como sendo o dia em que se vestiu a batina preta, pela primeira vez em Cabo Verde. Era a formatura dos primeiros finalistas do Seminário Nazareno de Cabo Verde. Eram eles: Eudo & Arlinda Tavares de Almeida, António & Corsínia Nobre Leite, Gilberto & Clarisse Évora, Teobaldo & Onélia Nobre de Melo, Adriano & Jovina Araújo. Esta classe ficou conhecida como a classe-ponte.
Naquela altura, as condições eram precárias. Esta primeira classe não teve o previlegio de desfrutar dos cómodos quartos do LAR na rua Senegal. Este previlegio também poderão não ter os futuros estudantes, se as coisas continuarem como estão. O nosso “LAR” que sempre esteve fresquinha e cheio de plantas; com o piso a receber a cera regularmente; com a cozinha sempre a brilhar; com todas as torneiras sem pingar uma gotinha de água sequer, tudo nos trinques; graças à dedicação da governanta, tia Idalina e dos missionários.
Aquando da despedida da D. Idalina, havia muitas lágrimas, mas pensava-se que a causa fosse os muitos anos da tia dedicados ao LAR. Mas não. Eram lágrimas pelos anos que ela não iria passar no LAR. Bastou apenas alguns, para se ver, ou melhor, para não se ver um vaso sequer de flores no LAR.
Por ocasião da última assembleia em Mindelo, ficamos hospedados no LAR. Fizemos muitas fotos que por questão de ética não publicamos. Todos os pastores que entraram no LAR foram unânimes: Um S.O.S urgente precisa-se. Mais não diremos. Apenas um pedido. Não nos levem a mal, mas como está não pode continuar. Mudança, Mudança, Mudança!!!

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.