Tuesday, August 12, 2008

SIGNIFICADO DE "PIEDADE"


De um modo geral e comum, a piedade é um sentimento que nos leva, sem reflexão, ao auxilio de quem vemos sofrer, e esta "virtude" é tanto mais universal quanto justamente precede o uso de qualquer reflexão.
Em que consiste a piedade? Em colocar-se no lugar daquele que sofre, respondem aqueles que cultivam e professam este tipo de sentimento. Mas, então, o que é que nos permite nos transportarmos para o lugar do outro e nos identificarmos com ele? Este poder, mais uma vez respondem os adeptos da piedade, seria o de nossa imaginação. Conseqüência: este sentimento descrito pelos seus adeptos como espontâneo no coração do homem, na verdade exige a mediação de nossa imaginação: ninguém se torna sensível à piedade se sua imaginação não é animada; ora, este aquecimento d a imaginação não é natural. Prova disto é o fato de que corremos o risco de não mais podermos nos emocionar quando o espetáculo da miséria, tornando-se ordinário, não permite mais que nossa imaginação alce vôo, afinal, aquilo que vimos demais não imaginamos mais...(clique no titulo para ler mais)

José João Neves B. Vicente

Filósofo, pesquisador, professor da Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER), do Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz (IFTSC) e Editor da Revista Facer.
E-mail: josebvicente@bol.com.br

1 comment:

Anonymous said...

Gostei muito da definição sobre PIEDADE. Parabéns. Don Jefferson N'to

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.