Thursday, August 7, 2008

Meditação Diária




RELACIONAMENTO DE UM COM O OUTRO


Leia Ef 6:4. Nem sempre percebemos como tratamos o nosso cônjuge. Para ter uma pista, faça-se esta pergunta: Como os outros julgam o relacionamento entre vocês dois? Mas prepare-se para uma descoberta que pode causar-lhe uma enorme surpresa e decepção. Você talvez se visse como independente – mas outros podem reconhecer que você é apenas egoísta; ou se acreditava atencioso, mas é visto como interesseiro. Como agir de modo a não sermos tão surpreendidos com descobertas desse tipo? Algumas práticas devem ser estimuladas: 1. Nosso relacionamento deve ser transparente, com todas as suas virtudes e defeitos. Somos colocados juntos para que os outros vejam em nós, em nossa casa, o que somos, com autenticidade e transparência. É obrigação do casal ser autêntico um com o outro. Para que isso aconteça, um deve ajudar o outro a projetar sua auto-imagem, para que não vivam com fantasias ou fantasmas. 2. Diferencie sonho de realidade. Há um marido ou uma esposa que você idealizou a partir de seus sonhos e outro ou outra que você realmente tem! Você precisa ajudar seu cônjuge a criar sua auto-imagem, que é o conceito que a pessoa tem de si própria. 3. Reconheça o seu papel de apoio. O que viram na sua casa? Viram tudo! O processo da vida é esse. Somos colocados um ao lado do outro para sermos apoio, ajuda, e não para que um diminua o outro e, às vezes, até o despreze. 4. Reforce a aceitação de si mesmo. Auto-estima significa "eu estou satisfeito comigo do jeito que sou". Contudo, as pessoas, às vezes, têm dificuldade de relacionamento com os outros porque não têm um bom relacionamento com elas mesmas. Diga para si mesmo: Deus me criou assim, se Ele quisesse que fosse de outro jeito me teria feito diferente. 5. Invista no que aproxima você do seu cônjuge. Não podemos nos esquecer que somos complemento um do outro e que o relacionamento não começa com os de fora. Se você se relaciona bem com os de fora e não consegue o mesmo com o seu cônjuge, então não passa de um ator.


PENSAMENTO
"Minha qualidade de vida depende da qualidade de meus relacionamentos."


ORAÇÃO
"Senhor, ajuda-me a saber relacionar-me com meu cônjuge para que possamos assim, formar uma geração de pessoas que se amam. Em Cristo, amém."


LEITURA
2 Coríntios 8 – 2 Reis 20-21 – Naum 2




Pr. Aguiar Valvassoura no seu Livro "Balsamo e Mel"

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.