Thursday, August 21, 2008

Primeira edição de “Epistola às Missões”

O primeiro número da “Epistola” saiu em 1947 com o nome “Epistola às Missões”. Mais tarde veio mudar de nome ficando a chamar apenas “Epistola”.
As primeiras edições começavam sempre com um artigo de algum missionário ou pastor. Na primeira edição o artigo foi do Pr. Francisco Xavier Ferreira. Nas páginas interiores tinha as seguintes rubricas: “Epistola às Missões, Parte noticiosa, Noticias das Igrejas e Últimas noticias.
Aqui estão alguns trechos publicados no primeiro número:
“S. Catarina – Do pastor: causou muito boa impressão o aparecimento da EPISTOLA ÀS MISSOES. Desejamos que tenha longa vida e que nos traga palavras de conforto.
Brava – Do superintendente, substituto, da ED: boa ideia foi a de circular a EPISTOLA ÀS MISSOES com notícias das nossas igrejas. Esperamos ouvir mais.
Da redacção: “Agradecemos as sugestões e colaborações que os irmãos na fé tiverem a amabilidade de nos enviar”.

PARTE NOTICIOSA
Rev. Mosteller – No porto de Pedra Badejo tomou a 10 do corrente o veleiro Albany para são Vicente afim de se encontrar com o pastor e evangelista Ilídio Freire e de visitarem a ilha de Santo Antão, onde se lhes juntará o pastor Ilídio Silva. Depois todos regressarão á Praia, salvo qualquer imprevisto.
JOSÉ MARIA CORREIA. Fixou residência na Praia, afim de prosseguir os seus estudos para pastor, e continua encarregado dos serviços missionários em Pedra Badejo.
NOTICIAS DAS IGREJAS
Brava – A 18 de Junho, com um mês de antecedência, regressou o pastor Xavier Ferreira.
Fogo – Encontra-se ainda na Praia o pastor daquela ilha, que se encontra já restabelecido. Regozijamo-nos com a notícia de que nos Mosteiros já funciona a Sociedade Missionaria de Senhoras. Auguramos-lhes os maiores trunfos e bênçãos. Na Chã está quase concluída a construção duma capela, e ultimamente numa outra povoação 55 almas abraçaram o evangelho, tendo um dos irmãos oferecido uma casa para o serviço do Senhor.
Maio – Tudo correu normalmente
Praia – Na Fazenda, subúrbios da cidade da Praia, abriu-se outra Escola Dominical, dirigida por 2 jovens. Em cultos ali realizados já se converteram 7 pessoas, em 2 semanas. O número total de convertidos nos 2 últimos meses foi de 48, sendo na cidade 11; na Achadinha, 9¸no Castelão, 21; e na Fazenda, 7.
Em Pedra Badejo os serviços decorreram normalmente, sendo 41 o número de convertidos de Dezembro a Março findo. Ultimamente registaram-se mais algumas conversões.
Este é um pequeno apanhado do primeiro número da EPISTOLA ÀS MISSOES.

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.