Thursday, August 2, 2007

COLUNA DO DR. JOÃO GOMES


CONFIANÇA

Durante a II grande guerra, um certo homem levou um daqueles relógios de parede, antigo e valioso, com uma portinha por onde sai o cuco, para consertar. O hábil relojoeiro depois de conseguir resolver o problema do mecanismo complicado daquele objecto, meteu lá dentro um papel que dizia «este conserto vale dois quilos de carne, os dias estão maus». Anos mais tarde, o filho do dono do relógio, por causa de nova avaria do mesmo relógio, levou a um outro relojoeiro, o qual, por acaso, encontrou o dito papel que o primeiro proprietário, por esquecimento, tinha esquecido de retirar. Depois do conserto deixou um outro papel onde escreveu «este conserto vale 4 quilos de carne, os dias estão piores».
Na verdade, os sinais que nos entram pela casa adentro, quer através dos jornais, quer através dos relatos de amigos e conhecidos, são aterradores. Todos os dias, religiosamente, chego à casa por volta das 12:15 e apresso-me a abrir a televisão no canal 6 “SIC-Mulher” da TV Cabo para poder assistir ao programa da Oprah Winfrey, a famosa e generosa apresentadora da televisão norte-americana. Nos últimos programas que assisti, fiquei horrorizado com situações relatadas de mulheres, mas também de jovens que sofreram sevícias medonhas nas mãos dos respectivos maridos e pais. Mulheres contaram como os maridos as espancavam na frente dos filhos menores, obrigando estes, também, a participar da brutalidade, ofendendo, verbalmente, as próprias mães. Noutros casos, jovens para sempre traumatizados por terem sido violados pelos próprios pais ou padrastos, por pura e diabólica maldade. Esse programa, normalmente, debruça-se sobre questões alegres, de cidadania, de saúde, gente famosa é entrevistada e grandes somas de dinheiro são oferecidas em prol dos necessitados pela apresentadora, uma das mais carismáticas e queridas cidadãs dos Estados Unidos. Por isso gosto de assistir ao programa! Mas a apresentadora não se coíbe de mostrar uma outra realidade da América (semelhante ao do mundo em geral), absolutamente horrenda.
Os sinais são deveras preocupantes. Todos temos, inclusive, ouvido relatos de líderes religiosos que foram apanhados em aeroportos, tentando fugir do respectivo País, com malas a abarrotar de dinheiro conseguido “em nome de Deus”, depois de terem defraudado a confiança de crentes sinceros, que acreditavam estar contribuindo para o sustento da Casa de Deus. Confrontados com tanta crueldade, tanto horror, tanta falsidade, muitos se tornam cépticos, secos, receosos, e vêem a mentira por detrás da mais sincera palavra; vêem a malandrice rondando cada pedido legítimo e a confiança nos ideais e nas pessoas, perde-se, de forma inelutável. Que quadro triste!
Contudo, há uma Verdade em pleno alvor que precisa ser clamada ao teu redor, assim nos ensina o coro. Jesus é a ESPERANÇA! Em Provérbios 3: 5-6 lemos «Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio conhecimento; Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas». Contudo, se fores honesto, admitirás que há momentos em que confiar não é tão fácil. O caminho à nossa frente é mesmo perigoso e complicado, sem fim à vista. Como não podemos ver o que está à frente, sentimo-nos desamparados e, se já tivermos passado por alguns dos horrores supra descritos, não pomos a confiança em ninguém, nem mesmo no Senhor. É sabido que quanto mais forte for o vento, mais rija é a árvore; a madeira mais resistente é aquela que sofre, alternadamente, os efeitos do sol e da chuva. Deus quer, por isso, que confiemos n´Ele, a despeito de não entendermos o futuro incerto. Quando te sentires incapaz de ver a solução para a tua amargura, Deus diz «Confia em mim»! O Salmista exorta-nos deste modo: «Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio» - Salmos 62:8.
Não importa o quanto as pessoas te desapontaram, nem o trauma físico, mental e psicológico enfrentado, não importa o espinhoso caminho que terás ou estiveres a percorrer, confia em Deus e no SEU Amor por ti. Deus te abençoe!

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.