Tuesday, August 28, 2007

RELATORIO DA COMISSAO DE FINANCAS

No dia 16 de Agosto de 2007, reuniu-se a comissão de finanças as 18h45 no gabinete do Superintendente do Distrito, estando presente os seguintes membros:
Reverendo Emanuel David Araújo – Superintendente, Reverendo Ulisses Amado – Tesoureiro, D. Gilda Fonseca Vera Cruz, Sr. Joaquim Graça – Presidente da Comissão e o signatário que secretario a reunião.

O Senhor Presidente deu inicio com algumas perguntas sobre correspondências, e o Reverendo Araújo respondeu, expressando algumas preocupações. O senhor Joaquim Graça realçou que as propostas a apresentar à Assembleia devem ser claras, além do que devem ser distribuídas cópias da acta da reunião.

O tesoureiro apresentou os mapas financeiros, estando registados em vermelho os dados das igrejas que tiveram algumas dificuldades, mas que de forma geral as igrejas cumpriram com o orçamento.

Fez-se menção, da integração dos pastores António Gonçalves e José Heleno Pereira. Falou-se ainda das diuturnidades, a que alguns tem direito, mas o caso será considerado em concertação com as igrejas em causa.

RECEITAS
Para que não haja irregularidades nas receitas distritais, todas as rendas entradas devem constar no relatório ao Distrito, e devem entrar com regularidade os 30%, sabendo que o património é do Distrito.

ASSEMBLEI DISTRITAL
O presidente da comissão falou das despesas, cada vez mais avultadas com a Assembleia tendo em conta as dificuldades financeiras do país. A opinião geral é que as igrejas terão que aumentar as suas contribuições, ua vez que a Assembleia passa a custar actualmente Dois mil contos. A proposta definida é que o aumento nesta área deve atingir o nível de 3% se queremos continuar com este encontro anual.

SUBSIDIOS
Na analise dos mapas financeiros, foram consideradas todas as rubricas, especialmente no que se relaciona com os escritórios distritais. Há que haver actualização, a fim de acompanhar a realidade actual, daí que se torna necessário aumentar alguns subsídios, como viagens do Superintendente, reuniões distritais, manutenção de edifício, limpezas, etc., especialmente com a mudança para o novo edifício. A comissão encomendou um orçamento a englobar as despesas de manutenção.

TRANSFERENCIA
Foram considerados casos designados MUDANÇAS, ou TRANSFERENCIAS, cujas despesas serão consideradas sob a epigrafe “Imprevistos”, uma vez que a verba destinado a isto foi ultrapassada. Na analise da situação financeira houve aumento de receitas, mas as despesas ultrapassaram o que havia sido previsto. Posto isso, recomendou-se reforçar a proposta do ano passado: Que cada igreja inclua no seu relatório todas as receitas entradas.

DIVIDAS PARA COM O DISTRITO
Há que haver um plano para amortização pontual das dividas em relação ao Distrito no sentido de se evitar o problema de défice orçamental, o que poderá causar sérios embaraços no pagamento das contas obrigatórias.

Tendo os assuntos agendados chegado ao término, o Presidente da Comissão, Sr. Joaquim Graça, pediu ao Reverendo Ulisses Barbosa Amado, que orasse para o encerramento da reunião.



O Secretário,
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António M. Barbosa Vasconcelos

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