Tuesday, August 28, 2007

Cronica do acampamento

Estava escuro, o sol ainda não se tinha levantado e já havia grande movimentação no cais da Praia. De olhos remelentos e sonolentos, cabeça cheia de interrogações e expectativas sem fim, os campistas se encontraram, de malas às costas, colchão numa mão, balde na outra, e o destino era a lha do Maio, para o acampamento da JNI distrital de 2007.
De várias ilhas, igrejas diferentes, realidades várias, todos jovens com o mesmo propósito – Pensar e Viver Cristo, sempre… de 9 a 18 de Agosto, 10 dias para ouvir Deus, sentir Deus, falar de e com Deus juntamente com mais 175 jovens nazarenos.
Como sempre, o primeiro dia foi de instalação, arrumações e conhecer os colegas de quarto e, também, de procurar os do ano passado. Desde o início o espírito foi de colaboração, o que facilitou bastante à equipa da organização, além da calorosa e agradável recepção dos irmãos da Igreja do Maio.
A programação do acampamento incluía pequenos grupos, oficinas, sol, praia, evangelismo e muita vontade de “Pensar e Viver Cristo”. Os pequenos grupos funcionaram todas as manhãs, e eram o espaço onde todos podiam, através de dinâmicas específicas, reflectir sua vida e abrir-se com seu grupo para edificação pessoal e não só. A opinião em relação ao pequeno grupo é generalizada – excelente. Os alvos foram alcançados e o último encontro destes grupos como tais foi na 5ª feira, tendo-se concluído com um momento muito especial em que cada membro do grupo estaria lavando os pés de alguém do seu grupo por quem esteve orando e cuidando durante o acampamento, sem que este soubesse – O Anjo. Cada Anjo se revelou ao seu protegido e, nesse dia, ao se revelar, abençoou seu protegido e muitos compromissos de oração foram feitos para o ano todo.
No tocante às oficinas, vários temas foram tratados, entre os quais Finanças, Unidade, Louvor e Adoração, Evangelismo, Sexualidade, todos com óptimos resultados e muita participação.
Todas as tardes, havia muito sol e muita praia. Todos puderam desfrutar da beleza do mar azul e transparente da vila do Maio, Bichirotcha, mas também muitos puderam experimentar sua fúria de ondas de 3 a 5 metros. Que o diga a Kátia, Neusa e outros (eu própria) que “trufudjaram”. Traumatizante para uns, emocionante para outros. Assim, os dias iam passando.
Cada noite Deus desceu sobre o arraial com todo o seu Poder e Glória para que todos pudessem sentir e ver que Ele É. O Evangelista, Rev. Adérito Ferreira nos abençoou poderosamente usado por Deus, com uma série de mensagens acerca de Pensar e Viver Cristo, tema do acampamento. O momento mais lindo de cada um dos 10 dias passados no Maio, era a hora em que jovens diferentes, meninas, rapazes, uns mais novos do que outros, se humilhavam e prostravam diante d’Aquele que É. Era inevitável as lágrimas correrem, o coração apertar-se e arder no desejo de Pensar e Viver Cristo, Sempre. “Pensai nas coisas que são de cima” (Colossenses 3:1-2); “Já não vivo mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20); “Se morrermos com Ele, também com Ele viveremos” (II Timóteo 2:11) são alguns dos temas tratados nas noites. Glória a Deus pelo seu toque, pois vimos Sua glória se manifestar naquele lugar.
Um dos acontecimentos mais marcantes do Acampamento Maio 2007 foi a prova do Enduru. Esta consistia de desafios entre equipas mistas de meninas e rapazes que deveriam percorrer uma rota até à Ponta Preta, durante a qual seriam submetidos a provas de muito esforço físico e muita pressão psicológica e emocional. O Objectivo era testar sua paciência, perseverança, espírito de sacrifício e de equipa, obediência à Liderança, submissão e capacidade de liderança. Foi realmente duro pois eram desafiados a ir além do limite pessoal, tendo como obstáculos passar pela lama, descer rochas, escalar montes, passar por pontes de pedras por eles construídas, e tudo isso sempre em equipa e obedecendo ao líder sem questionar nem falar ou opinar. Depois de muitos arranhões, choros, gritos pela mãezinha, desmaios e pés torcidos, todos foram aprovados e valentemente terminaram o desafio que lhes fora proposto. As mulheres surpreenderam a todos superando quaisquer expectativas possíveis e imaginárias não deixando, em nada, a desejar nenhum recruta ou soldado do corpo militar nacional. A população do Maio, espantada, perguntava: “são recrutas??” A equipa vencedora foram os Panteras sob liderança impressionante do capitão Kito. Panteras, grito de gueraaaa……. Em Segundo lugar ficou a Elite Negra e em terceiro, Tigres. As lições daí tiradas foram muito valiosas e garanto que por mais que cada um deles viva nunca esquecerão este dia.
O culto realizado na localidade de Calheta após um tempo de Evangelismo porta a porta, foi tremendo e Deus nos abençoou com cerca de 12 pessoas tomando sua decisão por Cristo. Foi extraordinário.
Em tudo foi um acampamento fora do comum, alcançando a órbita do extraordinário.
Mosquitos extraordinários cujas marcas e recordações de “muita saudade” ainda se notam na pele de cada campista, cujas comichões provocadas pela picada da sua agulha afiada deixam marcas vermelhas tais, que mais parecem pinturas de um grande artista. O Pastor Eliseu, com a “ração” diária de água, e os campistas sempre reclamando “só isso, pastor?”, era a canção que animava nossas manhãs e os fins-de-tarde.
A Igreja e os irmãos do Maio foram grandes aliados e presença constante nos cultos à noite, durante o dia, na cozinha, enfim, em tudo. Bem hajam estes irmãos, pastor e igreja.
Depois de 10 dias de sabura nas terras de Djarmai, o acampamento foi encerrado com uma noite de Óscares seguida do habitual e imprescindível culto da fogueira e queima de votos. Na noite de Óscares, com categorias várias e concorrentes de peso, foi coroada a nova Família Real da JNI Distrital de Cabo Verde com muita pompa e circunstância: Sua Majestade Rainha Janine (Palmarejo), Sua Majestade Jorge (Achada Fazenda), Jovem Exemplar – Princesa Lavínia (Mindelo). Salve!
E assim, de malas prontas, lá estávamos nós de novo enfrentando a realidade mas diferentes e com nova dinâmica, completamente dispostos a Pensar e Viver Cristo, sempre! Cabo Verde nos aguarda, Jesus Cristo precisa de nós.
Campistas, grito de guerraaaaa?
- Na Bênção!!!!!!!!!!


Cronista
Lenisa monteiro

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.