Tuesday, August 28, 2007

RELATÓRIO DAS MISSÕES NAZARENAS INTERNACIONAIS

Exmº Senhor Superintendente do Distrito
Exmº Senhor Secretário Distrital
Amados Presidentes e delegados à 54ª Assembleia


Chegamos ao fim de mais uma ano eclesiástico.Louvamos a Deus pela grande oportunidade de servi-Lo neste sector muito importante da Igreja. Misssões Nazarenas Internacionais, representa o braço misssionário da igreja que oferece a todos os crentes a oportunidade de participar no cumprimento da Grande Comississão.
Este relatório representa o trabalho, o investimento, e o zelo dos pastores, dos presidentes locias e a sua equipa, e de todos os nazarenos que à volta das nossas ilhas responderam ao apelo do Senhor da Seara no “ Ide e fazei discípulos”.
Fomos norteados ao longo deste ano pelo tema “ A Cruz toma-a e leva-a para a casa” .
Agradecemos às irmãs Drªs Iniza Araújo e Angela Moreno que num Workshop no ano passado apresentaram “ Estratégias Missionárias” de como levar a Cruz para a casa, a casa como sendo a família, os vizinhos a nossa cidade e arredores, as pessoas nas praças, prisões, e aos necessitados .Todos os participantes ficaram mais ricos e comprometidos com o trabalho missionário.Notamos com alegria que houve uma viragem no modo de concebermos Missões e fazermos Missões.A mensagem da cuz foi levada para casa.Dos relatórios recebidos das diferentes igrejas realçámos com alegria que a mensagem da Cruz exerceu um impacto forte nas nossas comunidades, de pessoas que se converteram a Cristo nas casas, nas ruas, nas praças, através de um impacto social e evangelístico de mãos dadas.Famílias carenciadas contempladas com cestas básicas, roupas, novos testamentos, tudo isto aliado ao poder da mensagem da Cruz que liberta o homem caído.Regitámos com alegria que futuramente algumas igrejas serão organizadas graças ao trabalho da equipa das Missões que com zelo levou a cruz para a casa.
Não podemos ficar indeferentes ao flagelo que invade a nossa terra: a droga, o alcoolismo, a delinquência juvenil, a imoralidade sexual e outros males sociais fazendo estragos no seio do nosso povo.Não podemos ficar apenas contemplando, sejamos interventivos pois temos uma Missão.O tema para este ano continua sendo A Cruz e agora com ênfase Fale dela com coragem. Agradecemos à Drª o Workshop desta manhã que foi um verdadeiro tempo de aprendizagem. Vamos falar da mensagem da cruz com coragem.
Para que isto aconteça precisamos de oração como uma necessidade urgente, como uma prioridade em nossas igrejas. Notamos com alguma preocupação que em algumas igrejas não funcionaram os cultos de Jejum e Oração. Lembramos aqui das palavras de Jesus no livro de Marcos 9:29.”…Esta casta de demónios só com Jejum e oração. Que cada membro da igreja ame a oração, que cada presidente local ame a oração, que cada pastor ou leigo ame a oração, que o povo nazareno seja conhecido como um povo de oração .Oração, quer em privado, na igreja ou com outras igrejas. A oração deve ser a nossa prioridade. Muita oração muito poder, muita oração muito poder. E a oração constitui o primeiro objectivo das Missões Nazarenas Internacionais.
Iniciámos o ano com um programa nacional de oração. Realçámos o dia 13 de Novembro como o dia Internacional de oração e orámos pelos missionários perseguidos à volta do mundo. Destacámos o dia mundial da oração, 1ª sexta-feira do mês de Março. Sabemos e temos experimentado o poder da oração.
Outro objectivo das Missões Internacionais é o de informar os crentes das necessidades do mundo e o que a igreja está fazendo para supri-las. Para isto os presidentes receberam um material rico contendo informações sobre a obra missionária no mundo.
No passado pensava-se que o culto de Missões era apenas para os velhos e os adultos da igreja. Estamos num momento de viragem e podemos desafiar as crianças e os jovens a aprenderem e a participarem da missão da igreja, trazendo a esta sociedade o sangue novo e um novo vigor.
Um outro objectivo das missões internacionais é o de levantar fundos para o sustento do trabalho missionário à volta do mundo. As nossas ofertas de amor para o fundo do evangelismo mundial ajudam a sustentar missionários e a manter a igreja operante ao redor do mundo. As nossas ofertas de alabastro foram levantadas este ano no total de
……….servirão para o crescimento da obra do Senhor no mundo. Só a eternidade nos poderá revelar o alcance do perfume de alabastro. Todas as igrejas poderão no próximo ano recolher as ofertas de alabastro pois já temos as saudosas caixas de alabastro que muita falta vinham fazendo. Os jovens, as crianças e os adultos das nossas congregações poderão agora encher a sua preciosa caixa e abri-la com um “unguento precioso”.Cada pastor ou presidente deverá contactar a nossa irmã Gorete Vaz para mais informações.
Temos este ano uma novidade, as igrejas poderão candidatar-se ao título “Missão de Alta Prioridade” e ao “Prémio de Excelência”.Cada presidente já recebeu um formulário que será preenchido conforme 5 requisitos exigidos:
- Oração
-Conhecimento global
-Envolvimento das crianças e jovens em missões,
-Eenvio do fundo de Evangelismo Mundial ( pagamento total)
-ainda o Pagamento em excesso do Fundo de Evangelismo Mundial por 3%
Se todos esses requisitos forem cumpridos em todas as igrejas e se todas forem Missão de alta prioridade, então o nosso distrito será reconhecido como um Distrito Missão de Alta prioridade.
Através do programa “Elos” apadrinhamos os nossos missionários, a família Duarte D. Maria Teresa e o Rev. Eugénio filhos agora o netinho e no ano passado adoptámos mais um casal o Ver. Mette Praise e família. Através das nossas orações e do nosso carinho estaremos apoiando o trabalho que eles estão fazendo a favor do nosso continente.
Pessoalmente estivemos em algumas igrejas dirigindo mini-semanas e cultos de missões, fomos convidados duas vezes pela VerdeFfam para falarmos às famílias, e aos jovens, Deus foi exaltado nestes dois encontros pois mostrámos que o arquitecto da família foi Deus e Ela continua Sua propridade.
Louvamos a Deus pelo trabalho, zelo e envolvimento de cada presidente e de cada direcção local. Possa ele o Senhor da Seara recompensar a cada um sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Todos trabalharam mas alguns se distinguiram por registarem aumentos consideráveis quer em nº de membros, assistência média e finanças. São as seguintes igrejas:
-A.S.A
-Chã de Alecrim
-Fajã
-Maio
-Mindelo
-Monte Sossego
-Paúl
-Patim
- Porto Novo
- Praia
- Ribeira Grande
-Sal Rei
-S. Filipe
Agradecemos a Deus e damos as boas vindas a duas igrejas Palmarejo e Ribeira Bote onde funcionou pela primeira vez o trabalho de Missões Nazarenas, Internacionais.Houve de certeza muito trabalho e esforço, o vosso trabalho não é vão no Senhor. Quando nasce um novo membro, toda a família fica feliz e por isso vamos ficar de pé e dar uma salva de palmas para estes pastores, presidentes e delegados destas duas igrejas. Que continuem fortes, firmes e inabaláveis fazendo Missões até ao dia de Jesus Cristo.
Sabemos que os dados estatísticos não traduzem todo o esforço e o trabalho feito, mas se tomarmos em conta o nº de igrejas os já alcançados e a nossa densidade populacional chegamos à conclusão que precisamos fazer mais. Hoje temos mais recursos disponíveis, pessoas mais capacitadas e podemos fazer muito mais.

Alvos e Planos

-O primeiro de todos os alvos será mais oração. Que cada membro da igreja seja um membro de jejum e oração, Amém, que assim seja. Com a oração teremos mais poder para falar da cruz com coragem .Marquemos no nosso calendário uma semana nacional de oração a favor das necessidades e do mundo e começaremos o ano de joelhos de 1 a 8 de 2008, oremos como igreja.
-Dia internacional de oração 1ª sexta feira do mês de Março
-Dia internacional de oração pela igreja perseguida 13 de Novembro.
Que cada reunião de oração se constitua uma festa espiritual e que este ano seja um ano de oração.

- conforme as informações d a nossa Sede o nosso distrito poderá candidatar-se ao distrito missão de alta prioridade.Mas isso só poderá acontecer se cada igreja local for uma missão de Alta Prioridade, cumprindo os requisitos já indicados

-Analisando o nosso gráfico podemos ver o que foi feito mas podemos fazer melhor.Se falarmos da Cruz com coragem alcançaremos muito mais do que os ….. deste ano. Por isso vamos tomar pela fé o alvo de três mil membros nacionais de M.N.I. e o mesmo em oração comecemos desde hoje a trabalhar para que este alvo seja atingido.
- Notámos com alguma tristeza que em muitas igrejas este departamento não funcionou. O nosso pedido do ano passado continua de pé, que em cada igreja se dinamize um departamento das Missões Mundiais. Que o número de igrejas corresponda ao número de sociedades de missões mundiais, funcionando em pleno.

- Nestes dias tudo está subindo que as nossas contribuições também subam, que em todas as igrejas a oferta de amor caia do nosso vaso de alabastro. Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades em Cristo Jesus.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer a todos quantos oraram por nós. A todos os pastores e presidentes locais pela dedicação no trabalho de Missões.
Aos membros da direcção pelo apoio e envolvimento, obrigada irmãos.
Sou grata à minha família, na pessoa da minha mãe, meus irmãos, cunhados, sobrinhos pelo encorajamento e ajuda.
Às minhas duas princesas presentes de Deus pelo apoio sem medida .Ao meu marido David, meu doce companheiro de jornada, conselheiro e pastor a minha gratidão.
Rendo todo o louvor e toda a glória ao meu Deus pelo Seu grande Amor, pela mensagem da cruz que transformou para sempre a minha vida.Eu sempre amarei a Jesus e falarei da Cruz com coragem

Ana Eunice araujo

No comments:

A Figueira está de volta

Respondendo aos insistentes pedidos de antigos leitores do Epistolaonline, eis que anuncio o seu regresso. Na estrada, para a gloria de Deus.